Renovação da parceria do IA com a LIQ beneficia mais 100 jovens  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Erika Gomes Dias, jovem do projeto. Mikaelle Roberta da Silva compartilha sua opinião durante oficina. Jovens na dinâmica "O Corpo Fala". Jovens na dinâmica "Descobrindo o Código".


Desenvolver competências socioemocionais, cognitivas e produtivas para garantir uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Esse é o principal objetivo do projeto LIQ Qualifica, fruto de uma parceria entre o Instituto Aliança e a Empresa LIQ (antiga Contax, que nasce da fusão entre Contax e Ability). Desde 2005, a parceria da empresa com o IA contribuiu para a formação de cerca de 500 colaboradores, com excelentes resultados: 88% concluíram a formação e 92% foram certificados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Esses resultados estimularam os responsáveis pela área de Sustentabilidade e Patrocínios Culturais da empresa a renovar a parceria entre a LIQ e o IA. Em 2017, o LIQ Qualifica estará beneficiando 100 estudantes ou egressos da rede pública e/ou parentes dos colaboradores, oferecendo uma formação similar à já oferecida, no passado, aos colaboradores da empresa.


 

Mércia dos Santos Carvalho com seu material didático.

  Leonildo Guedes da Silva participa de dinâmica de grupo.
 
Carolina Barbosa da Silva, participante do projeto.
 

Momento de leitura compartilhada.


Durante a formação, os jovens adquirem habilidades básicas e conhecimentos técnicos necessários para responder às demandas do mercado de trabalho. A estudante Tamires Paula conta que o projeto tem superado suas expectativas: “No primeiro mês eu aprendi muito. Está sendo muito rico, não imaginei que seria tão gratificante acordar às 5h da manhã. Estou me sentindo mais segura, ampliei meu vocabulário, aprendi a ser sempre gentil, a abraçar mais as pessoas, olhar nos olhos de todos e a falar em público com toda a confiança que se pode ter”. Tamires é uma das 100 jovens com idades entre 17 e 24 anos, estudantes do 3º ano do ensino médio ou egressos da rede pública, que são beneficiados pelo projeto

Para a coordenadora geral do LIQ Qualifica pelo Instituto Aliança, Adenil Vieira, a continuidade da parceria é uma oportunidade de ampliar o número de jovens beneficiários do Estado e estender o benefício para jovens que estão fora da empresa. “Um dos efeitos perversos da crise brasileira, além da limitação de recursos para a área social aportados pelo governo e iniciativa privada, é a diminuição de oportunidades e de políticas e programas públicos para qualificação da juventude desfavorecida. Os cursos que oferecemos são procurados por um número cada vez maior de jovens, que encontram nesses cursos a única oportunidade de receber qualificação adicional e preparação para o mercado de trabalho, redirecionando seu futuro de forma positiva e planejada”, destacou Adenil.

 

Roberta Cristina de Araújo utilizando seu material didático.

 
Educadores do LIQ Qualifica: Daniela Costa e Andréa da Hora.
 

Apresentação da jovem Joycilene Paiva, na atividade "O Corpo Fala".

 
Jackson Francisco Martins e Williane Ribeiro Espindola revisando conceitos sobre comunicação.


A renovação da parceria também é vista de forma bastante positiva pela coordenadora de Recursos Humano da LIQ, em Recife, Fabiana Assunção: “Estamos muito felizes com a continuidade dessa parceria que tanto contribuiu para nossos colaboradores e hoje queremos expandir para o público externo. Dessa forma, podemos estimular o desenvolvimento da nossa cidade, aproveitando e estimulando familiares e amigos de nossos funcionários nesta ação. Que novos desafios sejam superados e o desenvolvimento seja uma crescente para novos projetos como este!”.

O Instituto Aliança é responsável pela adaptação do conteúdo do itinerário formativo com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais, fortalecimento da autoestima e construção do projeto de vida. O projeto conta com apoio também da UECE, que garante a certificação, e da Secretaria de Educação de Pernambuco/GRE Norte, responsável pela infraestrutura e lanche dos jovens.

Neuza Pontes, gerente regional da Secretaria de Educação de PE, reforçou a importância desse esforço conjunto e destacou que a parceria é uma oportunidade de crescimento e mudanças para os jovens: “O Projeto LIQ complementa a formação do participante, no que tem sido um grande desafio do nosso trabalho na educação: a qualificação e inserção no mundo do trabalho”, afirmou. 



Foto oficial das turmas da tarde na área externa do núcleo, na Escola Sylvio Rabello.

Turmas da tarde no auditório da Escola Sylvio Rabello, núcleo do projeto.

Foto oficial das turmas da manhã no pátio da Escola Sylvio Rabello, núcleo do projeto.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br