#RefazendoSonhos recebe visita da organização
Kindernothilfe (KNH)
 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Katrin Weidemann e Jürgen Schubelin da KNH. Momento de depoimentos durante a visita. Adolescente egressa fala de sua experiência pós-formação.



No último dia 30/09, o Instituto Aliança (IA) recebeu a visita de três representantes da Kindernothilfe (KNH): Katrin Weidemann, Jürgen Schubelin e Christiane Rezende, respectivamente presidente, diretor para a América Latina e Caribe e coordenadora regional Sudeste e Centro-Oeste do Estado da Bahia. A KNH é uma das agências mais antigas no enfrentamento das violências que afetam crianças e adolescentes. Financia e assessora tecnicamente o #RefazendoSonhos, projeto desenvolvido pelo IA desde 2016 em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Nos últimos anos, o município aparece como um dos cinco mais violentos do país.

O #RefazendoSonhos prevê a formação de profissionais, familiares e adolescentes de Simões Filho em questões ligadas à garantia e defesa dos direitos infantojuvenis, com destaque para a temática da violência sexual. Acompanhar os resultados do projeto e compreender de que forma a metodologia do Instituto Aliança vem contribuindo para a prevenção e redução dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município foram os principais objetivos da visita.

Durante a atividade, os resultados do projeto, iniciado em 2016, foram apresentados pela equipe e, em seguida, os representantes da KNH dialogaram com o grupo de adolescentes em formação numa estimulante troca de percepções e experiências com os participantes. Além da equipe de educadores e do grupo de jovens, a visita contou com a presença de familiares e profissionais da rede de proteção e educação do município.


Para a coordenadora técnica do projeto e responsável pela formação dos componentes de famílias e profissionais, Sandra Santos, a visita trouxe provocações pertinentes sobre os impactos do #RefazendoSonhos. “Cada vez que recebemos parceiros para monitoramentos de nossas ações, temos a oportunidade de reforçar ainda mais nosso olhar atento e propositivo direcionado às ações que desenvolvemos e aos resultados que nos provocamos a alcançar”, destacou.

 

Educadora de DPS entrega lembrança aos visitantes.

  Momento de depoimentos.
 
Profissional da rede de atendimento de Simões Filho fala de sua trajetória de formação no componente de profissionais.
 

Katrin Weidemann responde às perguntas dos adolescentes.



A adolescente Beatriz Portugal, 14 anos, apontou a importância da visita para entender o seu papel no enfrentamento da violência sexual: “Percebi que ainda existem pessoas que se importam de verdade com os adolescentes. Aprendi também que tanto aquilo que eu penso quanto as minhas atitudes são muito importantes. Por isso, preciso me expressar mais e falar o que penso sobre as coisas”. Hélio Conceição, pai de adolescente egresso e membro do grupo de familiares – um dos pilares de formação mais estratégicos do projeto –, destacou a importância do apoio da KNH para a continuidade do Projeto. “Nosso desejo de que esta formação continue é muito grande, pois nossos filhos precisam, assim como nós também precisamos. É também uma forma de convocar as autoridades dessa cidade para que assumam o compromisso com a mudança. Não podemos desistir de lutar por nossos direitos”, reforçou.

A força da vida nas palavras e no olhar de cada um(a) que esteve presente no encontro foi o que mais chamou atenção da presidente mundial da KNH, Katrin Weidemann que esteve acompanhada do diretor da América Latina e Caribe da KNH, Jürgen Schubelin. “Estou muito impressionada com a força, com a convicção de vocês e com a forma pela qual se posicionam na vida, mesmo com tantos desafios e problemas. Fico muito emocionada por perceber que estão empenhados na luta em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. Estamos numa sociedade muito violenta e ter adolescentes com toda esta garra de iniciativa faz toda diferença”, destacou Katrin.

Para a coordenadora geral do projeto, Ilma Oliveira, a metodologia do projeto é a principal ferramenta na operacionalização da proposta que se desenhou para o município. A partir dela, é possível alcançar impactos efetivos, mesmo diante de uma conjuntura tão desafiadora. “Estamos em um dos municípios mais violentos do País, com uma proposta bastante desafiadora, que por sua vez aborda um tema igualmente desafiador. Não podemos, exatamente por este cenário, retirar os olhos dos resultados que pretendemos obter, especialmente no que se refere às mudanças que queremos gerar em cada integrante de nossos grupos de formação e, posteriormente, no próprio município. Nossa metodologia precisa estar a serviço desta mudança. Este é o nosso esforço, nossa direção e a nossa crença”, destacou Ilma.

A KNH
- A Kindernothilfe-KNH é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959, na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente. Seu objetivo é melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos países mais pobres do mundo. Apoia mais de 280.000 crianças e adolescentes em 28 países situados na África, América Latina, Caribe, Ásia e no Leste Europeu. O início do trabalho da Kindernothilfe no Brasil teve origem em 1971, diante dos difíceis anos do regime militar, quando as igrejas buscavam amenizar a pobreza e a miséria por meio do apoio a projetos sociais. No município de Simões Filho, a parceria é de cinco anos, com previsão de ações até o ano de 2020.



Registro final da visita.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br