Aprendizados marcam visita internacional à Escola Social
do Varejo

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Marcela Almeida, Pedro Mucciolo, Lucilli Araujo, Luiz Herrison, Roberta Albuquerque e Lucas Raposo após visita. Janis Ferreira da Silva dialoga com visitantes. Jovens da turma de 2017.2 durante a visita.


“É sempre bom ouvir pessoas que estão mais adiante nas suas trajetórias e já passaram pelo que estamos passando, pois nos deixa mais seguros e percebendo que é possível. A visita fortaleceu minhas expectativas com relação ao meu futuro e me fez sentir mais confiante de que vou chegar onde desejo.” Foi com essas palavras que a jovem Rafaela Araújo Pinheiro traduziu a importância do encontro com Pedro Mucciolo, diretor de Comunicação Internacional do Walmart para a América Latina, que no dia 24 de outubro visitou o núcleo de Osasco da Escola Social do Varejo (ESV), acompanhado do diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Instituto Walmart, Luiz Herrison.

Rafaela é uma entre os 100 jovens que participam do projeto no segundo semestre de 2017, e uma das cinquenta do turno da tarde presentes na visita. Essa é a segunda vez que Pedro Mucciolo visita a ESV em Osasco para dialogar com os jovens e acompanhar as atividades do núcleo. Como parte da programação, os visitantes se apresentaram ao grupo e falaram das suas trajetórias profissionais no varejo. Também tiveram a oportunidade de escutar as percepções e experiências vividas pelos jovens na ESV, assim como suas expectativas em relação aos seus projetos profissionais.

Rafaela explicou como a ESV a ajuda a traçar com mais segurança o seu futuro: “Estou aprendendo sobre o ambiente corporativo e o mercado de trabalho. Aprendizados que serão importantes para meu futuro profissional, além de estar aprendendo também competências que estão me ajudando a tornar-me uma pessoa melhor e mais preparada para a vida pessoal e profissional”, afirmou. Os jovens do núcleo também ressaltaram o quanto a ESV contribui para que eles aprendam a administrar melhor o tempo e as relações pessoais e familiares.

 
Pedro Mucciolo, diretor Internacional de Comunicação para a América Latina, e Luiz Herrison, diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Instituto Walmart.  

Jovem da ESV Osasco, Jadson Bezerra Leite, dialoga com visitantes.

A jovem Thainá Mangueira expressou sua alegria em fazer parte da ESV: “A cada encontro percebo o quanto sou privilegiada por fazer parte desse projeto tão incrível que muda a vida de tantas pessoas. Tenho um imenso orgulho e prazer em dizer que faço parte da Escola Social do Varejo e que boa parte do meu crescimento esse ano aconteceu graças a esse lindo projeto”.

 
Os visitantes falam sobre suas carreiras.  

Jovem da ESV, Thainá Silva Mangueira, expressa sentimentos e percepções em relação à ESV.

Pedro Mucciolo, que reside no exterior, enfatizou a relevância da carreira no segmento varejista, dentro e fora do Brasil, além de salientar a importância de trabalharmos com o que gostamos: “Quando estamos no mercado de trabalho, o dinheiro é algo necessário, mas não é o mais importante. Precisamos buscar sempre a nossa realização pessoal, aquilo que gostamos de fazer”. Ele também relatou sua alegria em retornar a um dos núcleos da ESV: “Os jovens se expressaram muito bem e me ajudaram a compreender mais o projeto. Foi uma ótima visita, e como sempre fiquei muito orgulhoso e feliz com tudo que a ESV faz pelos nossos jovens”.

“Eventos como este sempre nos levam a refletir sobre a nossa prática. Sempre me emociono quando constato a eficácia da nossa metodologia, um trabalho de mãos e corações que confiam e apostam nas mudanças. Mudanças reais e positivas na vida dos jovens e consequentemente na sua família, escola, comunidade. Luiz e Pedro reforçaram que é possível realizar sonhos, que é possível conquistar espaços e degraus profissionais. Esse sentimento ficou estampado nos rostos e olhares dos jovens de Osasco, momento ímpar e significativo", concluiu a coordenadora pedagógica da ESV, Roberta Albuquerque.

A Escola Social do Varejo, núcleo Osasco, é um programa de formação profissional executado pelo Instituto Aliança em parceria com o Instituto Walmart, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e a Fundação Walmart.

 

Roberta Albuquerque, coordenadora pedagógica da ESV, reflete sobre a importância do diálogo com os visitantes.

 

Jovem da ESV, Thais Natali Montenegro, durante a visita.

 

Jovens em atividade.

 

Jovem da ESV, Sthephany Burity, expressando-se a respeito do projeto.

Foto do grupo com visitantes, ao final do encontro.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br