Fundação Jacobs acompanha projetos no Ceará  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Momentos da visita de Cláudia Guimarães, consultora da Fundação Jacobs, aos projetos do IA, na rede de Ensino Médio do Ceará.

Projetos desenvolvidos desde 2011 pelo Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), já beneficiaram mais de 90.000 estudantes de 115 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e de 170 escolas regulares de tempo parcial e integral. As ações, orientadas por uma metodologia participativa e inovadora, desenvolvem competências socioemocionais em adolescentes e jovens.

Foi para acompanhar de perto os resultados dessa iniciativa que a consultora da Fundação Jacobs - sediada em Zurique, Suíça - Cláudia Guimarães, esteve no Estado entre os dias 18 e 21 de setembro.

 

Jussara Martins, coordenadora da COEDP, e equipe em reunião com Cláudia Guimarães, Adenil Vieira e Eveline Corrêa.

 

Cláudia Guimarães visitando a Escola Paulo VI.

Após uma visita inicial de alinhamento com a coordenadora de Educação Profissional (COEDP/Seduc), Jussara Batista e sua equipe, a consultora percorreu diferentes escolas de ensino médio, entre elas a EEEP Paulo VI, a Escola Visconde do Rio Branco e a Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Mathias Beck. Cláudia teve a oportunidade de conversar com gestores, professores e estudantes sobre a metodologia e conteúdos desenvolvidos pelo IA na rede de ensino.


 

Rodrigo Prata, coordenador do IA, participando de atividade durante a visita de Cláudia Guimarães à Escola Paulo VI .

 

Jovem da Escola Paulo VI participando de atividade durante a visita.

 

Visita à Escola Visconde do Rio Branco, acompanhada do coordenador do IA, Pontes Neto.

 

Cláudia e professora da Escola Visconde do Rio Branco.

Na EEEP Paulo VI, Cláudia escutou as percepções dos estudantes sobre a formação que receberam nas unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho e conheceu a opinião dos jovens e professores sobre o trabalho do IA na formação dos educadores que ministram essas disciplinas. Já nas EEFM Visconde do Rio Branco e EMTI Mathias Beck, a visitante pôde conhecer a experiência do Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS), implementado pelo IA em 170 escolas regulares e integrais, em parceria com a Seduc. Na visita, os jovens também perguntaram sobre o trabalho e experiência profissional de Cláudia na Fundação Jacobs.

 

Visitantes observando atividade na Escola Visconde do Rio Branco.

 

Visitantes em um círculo de conversa com os jovens.

 

Diálogo com os jovens na Escola Mathias Beck.

 

Professora da Escola Mathias Beck dialogando com visitante.

Para Eveline Corrêa, coordenadora do IA no Ceará, a vinda da representante da Fundação Jacobs foi muito importante para contribuir com os próximos passos do projeto. “As devolutivas de Cláudia foram muito inspiradoras, pela sensibilidade, pelo olhar técnico externo, pelo sincero desejo de contribuir. Já estamos incorporando algumas de suas valiosas sugestões ao currículo do 4º BI - NTPPS e certamente estarão no material a ser desenvolvido para as EEEPs no próximo ano”, afirmou Eveline.

“Foi magnífica e única a experiência que tive no Ceará, desde o carinho com o qual me receberam, a atenção a cada detalhe da minha visita, a preocupação com meu bem-estar e com a minha compreensão do todo a cada dia passado aí. Minha visita foi perfeita!”, ressaltou Cláudia Guimarães. A coordenadora pedagógica nacional do IA, Ilma Oliveira, também comentou o êxito da visita: “Agradeço à Cláudia a oportunidade de compartilharmos momentos tão significativos e contributivos, sempre de forma leve e bem-humorada”.

Ao final, foi apresentado por Eveline Corrêa e equipe local o panorama da intervenção na rede de ensino cearense, no escritório do IA em Fortaleza, onde a visitante participou também de uma reunião de planejamento de ações do IA com a Seduc para 2018.

 

Cláudia com Ilma Oliveira, coordenadora pedagógica nacional do IA.

 

Cláudia ladeando Adenil Vieira com Eveline Corrêa, ambas do IA.

Cláudia ao final da visita com equipe local e nacional do IA.
Foto final na Escola Visconde do Rio Branco, na sala do NTPPS.
Ao final da visita, na Escola Mathias Beck, com alunos e professores.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br