Participantes do Gerações Futuras realizam campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Adolescentes mobilizadores em campanha na comunidade de Assunção. Adolescentes mobilizadores e profissionais na sensibilização de motoristas.Técnicas e adolescentes mobilizadores.

Sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância de denunciar casos ou suspeitas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este é o principal objetivo de uma série de ações realizadas no Rio Grande do Norte (João Câmara, Parazinho, São Miguel do Gostoso) e em Minas Gerais (Unaí), no âmbito do Projeto Gerações Futuras, uma iniciativa do Programa Raízes, desenvolvido pela CPFL Renováveis, com a parceria técnica do Instituto Aliança e das prefeituras locais.

A campanha “Chega de Silêncio!” é uma delas. Desde a segunda quinzena de outubro e até dezembro deste ano, adolescentes e profissionais das Redes de Proteção Social movimentam os municípios com o intuito de ampliar a denúncia de casos de violência sexual. Cartaz, faixa, adesivo, card para as redes sociais, além da camiseta que identifica o grupo que está à frente das ações fazem parte das peças de divulgação.

A campanha foi construída de forma participativa, e todas as peças foram validadas pelos adolescentes e profissionais da Rede de Proteção dos municípios. Eles também construíram um Plano de Ação para organizar as atividades dos grupos envolvidos. Em paralelo, os gestores municipais participaram da validação do material e do Plano de Ação, que passou a contar com o apoio institucional e logístico das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde, além dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.

 

 

Adolescentes mobilizadores e profissionais na sensibilização de motoristas e distribuição de adesivo.

 

Adolescentes e profissionais em ação da campanha: sensibilização de motoristas.

 

Adolescentes mobilizadores em ação da campanha: distribuição de adesivos.

 

Adolescentes mobilizadores na distribuição de adesivos da campanha.

No distrito de Pereiros, em Parazinho (RN), já foram realizadas rodas de conversa com 60 adolescentes da Escola Municipal Alexandre Câmara sobre o tema. Sensibilizar proprietários de estabelecimentos comerciais e fixar cartazes nesses locais e em espaços públicos também faz parte da estratégia da campanha. Foi também em Parazinho que o grupo de adolescentes e profissionais da Rede de Proteção Social realizou um “pit-stop” para sensibilizar os motoristas que passam pelo centro do município. Durante a ação, adesivos foram colados em carros, motos e caminhões. Outra atividade promovida pelo grupo foi uma roda de conversa para 25 mães dos alunos da Escola Municipal Maria de Fátima. A provocação sobre o tema foi feita a partir da exibição de uma videoaula sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, produzida pelo Instituto Aliança.

Em João Câmara (RN), no mês de outubro, foi realizada uma ação com a participação de 20 professores e funcionários da Escola Estadual Francisco Bittencourt sobre abuso e exploração sexual, com exposição da vídeoaula seguida de uma roda de conversa sobre os temas. Na comunidade de Assunção, dentro das atividades do Programa Prefeitura nas Comunidades, foi organizado um estande do projeto com os materiais da campanha. Essa ação mobilizou cerca de 200 moradores, que foram sensibilizados e tiveram suas dúvidas esclarecidas. Contou também com a participação de 10 adolescentes mobilizadores e 5 profissionais da Rede de Proteção Social, todos formados pelo projeto Gerações Futuras.

Em São Miguel do Gostoso (RN), município com forte vocação turística, as atividades também já começaram com a fixação de cartazes em pontos comerciais, hotéis e pousadas. Em Unaí (MG), os adolescentes formados pelo projeto organizaram um “momento informativo” para 60 outros adolescentes da Escola Estadual Delvito Alves da Silva. Outras iniciativas “de adolescente para adolescente” já estão planejadas e acontecerão até dezembro.

Em todos os municípios, é intensa a divulgação das mensagens da campanha nas redes sociais, alcançando diversos segmentos das comunidades, assim como a veiculação do spot da campanha nas rádios, ampliando para todo o município o alcance do projeto e das ações de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para Estephane Vitória, adolescente mobilizadora, “está sendo muito bom participar da campanha, pois estou tendo mais conhecimento sobre o que acontece na sociedade e vendo que quem menos esperamos passa por situações muito complicadas em casa e não tem com quem contar, para ajudar, ou tem medo de falar”. João Vítor, adolescente do grupo de João Câmara, deu o seu depoimento: “Está sendo uma experiência nova para mim, é bom participar de uma campanha que envolve não só a defesa contra a violência sexual à criança e ao adolescente como a preservação dos direitos de ambos. É nosso direito também, e na minha opinião dever, conhecer as leis que temos. Essa campanha, a meu ver, está sendo bem sucedida, e até mesmo divertida com todos os jovens envolvidos, muito aprendizado e cooperação de todos”.

Além das ações da campanha, 153 profissionais das Redes de Proteção Social dos municípios estão participando de uma capacitação de 96 horas, dividida em módulos de 24 horas cada, sobre diversos temas relacionados à promoção e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nesse processo, foram construídos os Fluxos de Atendimento dos casos de violência sexual, que também foram aprovados pelos gestores municipais.

Para que as ações do Projeto Gerações Futuras tenham sustentabilidade, dois outros materiais estão em fase final de revisão e aprovação: uma cartilha educativa voltada para apoiar e instrumentalizar os profissionais das Redes de Proteção - que lidam com desafios cotidianos para realizar o atendimento adequado de meninos e meninas vítimas da violência sexual - e os Planos Municipais de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 


Estande da campanha do Projeto Gerações Futuras.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br