Instituto Aliança capacita mulheres no Curso de Doces e Salgados

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Educandas do Curso de Doces e Salgados mostram a produção de um dia de aula. Educandas na Feira de São Joaquim. Educador Itamar Pereira com uma aluna durante o módulo de qualificação profissional. Educandos no primeiro dia de aula do curso.


Vinte mulheres, entre 18 e 60 anos, participaram de agosto a novembro do Curso de Doces e Salgados, promovido pelo Instituto Aliança, no âmbito do Programa Qualifica Bahia 2017, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre/BA). As aulas aconteceram no espaço da Coperfeira, na Feira de São Joaquim, em Salvador.

O curso contou com uma carga horária de 200 horas, distribuídas nos módulos qualificação social e qualificação profissional. Ao longo da formação, as educandas desenvolveram um conjunto de atividades teórico-práticas, potencializando conhecimentos e experiências que muitas delas já trazem de atuações anteriores na área alimentícia.

Além do aprendizado de receitas e manipulação de alimentos, as mulheres também desenvolveram competências acerca da segurança alimentar, planejamento de cardápio, formação de preços e empreendimento de negócios. A certificação das educandas está prevista para 14 de novembro de 2017. O curso tem como meta 30% de inserção das mulheres no mundo do trabalho.

 

 
Entrega dos uniformes no primeiro dia de aula do curso.   Construção das regras de convivência com o grupo.

A coordenadora pedagógica do projeto, Mariah Oliveira, explica que todas as ações realizadas foram voltadas para o desenvolvimento de competências socioprofissionais que possibilitarão às mulheres empreender seu próprio negócio na área de alimentação. “O Instituto Aliança é a entidade executora do Programa Qualifica Bahia há cinco anos, e consideramos esta parceria com a Setre muito importante. A turma de Doces e Salgados de 2017 é realizada na Feira de São Joaquim, o que oportuniza um contato direto em espaço muito relevante para a área de alimentação na Bahia e traz importantes elementos para a discussão da segurança alimentar e empreendedorismo, elementos cruciais no programa de qualificação proposto”, explica Mariah.

Experiência Prática - Como parte da formação, as educandas tiveram a oportunidade de comercializar os seus produtos na Feira de Alimentação promovida pela Setre, como parte da programação da Semana do Servidor Público. Durante três dias, elas puderam comercializar os doces e salgados que produziram ao longo das atividades do curso. “Foi uma importante experiência para elas no que se refere ao desenvolvimento das competências empreendedoras”, avalia Mariah.

“O curso foi muito importante para mim porque eu pude aprimorar o pouco que já sabia, os educadores me ajudaram a perceber que não podemos ficar apenas no ‘pouco’, mas sim buscar algo melhor a desenvolver em nós mesmas. Agora eu me sinto preparada para ter um empreendimento na minha vida, para ter algo para mim e ajudar minha família, melhorando sempre a qualidade dos meus doces e salgados”, avalia Claudia Maria Silva Santos, participante do curso.



Grupo de educandas na Feira de São Joaquim.

Educandas da turma de Doces e Salgados.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br