Experiências educacionais em Barcelona são visitadas pela equipe do IA e da SEC-Bahia |
A Escola Sadako foi a primeira a ser visitada. Ela integra a Rede Internacional Changemakers, da organização internacional Ashoka Empreendedores Sociais. Durante a visita guiada aos diversos espaços da escola, o diretor, Jordi Nomen, explicou que a Sadako é uma escola “concertada”, ou seja, funciona com 60% de recursos públicos e 40% de recursos privados. No dia 19 de outubro, foi a vez de o Colégio Montserrat abrir suas portas para receber a comitiva da Bahia e também um grupo de 60 profissionais vindo da Espanha, Brasil, Argentina, Uruguai e Chile para a participação no seu programa de intercâmbio, que alia “Study Tour” (visitas guiadas realizadas pela equipe do colégio com grupos de profissionais) a cursos ofertados durante o ano pela equipe do colégio.
“É impressionante como a proposta pedagógica inovadora tem vida nas paredes, espaços, e, principalmente, no entusiasmo de professores e de alunos. Cada ano tem novidades e atualização. Ao visitarmos o Montserrat fortalecemos nossa crença de que é possível fazer uma escola ativa e mobilizadora”, destacou a diretora do IA, Ilma Oliveira, que visitou o colégio pela segunda vez. “A ambiência do Montserrat foi toda adaptada para o trabalho centrado nas inteligências múltiplas por meio de um conjunto de metodologias interativas, entre as quais a aprendizagem cooperativa e o PBL. Em 2017, todas as séries do colégio, da educação infantil ao ensino médio, estão trabalhando de forma transversal com a inteligência emocional, a competência global e a cidadania digital”, observa Ilma. Foi também no colégio Montserrat que a comitiva baiana teve a oportunidade de participar do curso sobre as Inteligências Múltiplas, coordenado pelas Madres Montserrat Del Pozzo, Núria Miró e Mônica Horck e realizado nos dias 20 e 21 de outubro. A teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner, foi o fio condutor do curso. Como organizar as oito inteligências definidas pelo autor em sala de aula de forma prática? Como abordar os processos de compreensão mais relacionados à metacognição? O que muda quando consideramos nas práticas pedagógicas a inteligência como um todo e como potencial inerente ao ser humano? Estas e outras questões foram levantadas pelos palestrantes e trabalhadas de forma interativa e cooperativa com o público presente. “Fazer o curso foi, sem dúvida, uma experiência única. Poder estar em um ambiente com pessoas de vários lugares do mundo, trocando experiências, aprendendo a desenvolver as inteligências, foi muito gratificante. Com certeza, o curso ofereceu ainda mais possibilidades para que possamos perceber a visão múltipla dos estudantes. Além de tudo isso, as visitas feitas nas duas escolas possibilitaram vislumbrar situações até então não vivenciadas, como o uso de ferramentas tecnológicas como instrumento do conhecimento. Uma metodologia inovadora, em que os estudantes tornam-se protagonistas no processo ensino-aprendizagem. Foi um intercâmbio muito valioso na minha vida profissional”, destacou o professor Joel dos Santos. Para Ilma Oliveira, o intercâmbio contribui para fortalecer o trabalho que o IA já desenvolve ao longo dos seus 19 anos de história: “A proposta da escola do século XXI, voltada para os interesses dos estudantes e para sua lógica de compreensão e interação com o mundo, encontra no Colégio Montserrat sua completa expressão. A visita possibilitou o refinamento e ampliação do que já fazemos, pois as bases do trabalho são muito semelhantes”, explicou.
|
EXPEDIENTE Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br
|