Chevron, Prefeitura de São João da Barra e Instituto Aliança iniciam Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro

 
 
 

Participantes do projeto na escola Elysio de Magalhães apresentam sua árvore dos sonhos. Daniel Pierre, Márcio Júnior, Rafael Campos e Stephany Cabral comemoram o recebimento da camisa do projeto. Júlia Jansen, Maria Eduarda Rosa e Stephany Cabral confeccionam a Árvore dos Sonhos.


Desde setembro de 2018, um total de 90 adolescentes, de três escolas municipais de São João da Barra, são beneficiados com o Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro, fruto de parceria entre a Chevron, a Prefeitura de São João da Barra e o Instituto Aliança (IA). O programa tem como objetivo complementar a formação dos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental com o desenvolvimento de competências socioemocionais, reforço escolar e oficinas de tecnologia da informação, oferecidas no contraturno.

O Transformando o Presente e Projetando o Futuro traz como novidade para o município de São João da Barra, interior do Rio de Janeiro, a experiência exitosa do Com.Domínio Digital, desenvolvida pela Chevron em escolas do Rio de Janeiro, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais, conteúdos que foram introduzidos por meio de uma metodologia participativa e inovadora. Três escolas estão sendo contempladas com a iniciativa: Amaro de Souza Paes, Domingos Fernandes da Costa e Elysio de Magalhães. Nesse segundo semestre de 2018, 90 jovens estão sendo capacitados. A previsão é de que, ao final de 12 meses, 300 adolescentes tenham passado pela formação.

Para Adenil Vieira, diretora do IA, a experiência traz um desafio, pois ainda que o Instituto Aliança tradicionalmente venha trabalhando com jovens, neste novo projeto foi necessário adaptar a metodologia e os Planos de Aula ao perfil desse novo público. Atividades lúdicas foram introduzidas e costumizou-se a formação de maneira a torná-la mais adequada ao estágio de desenvolvimento dos adolescentes. Adenil comemora também a continuidade da parceria com a Chevron, a oportunidade de expansão do trabalho do IA para um novo município e a continuidade das ações no Rio de Janeiro.

A decisão por parte da Chevron de levar a experiência exitosa do Com.Domínio Digital, apoiada pela empresa ao longo dos últimos dez anos no Rio de Janeiro, para São João da Barra é fruto dos excelentes resultados alcançados com a metodologia participativa e vivencial do Programa, que beneficiou ao longo dos últimos oito anos 1300 jovens.

A participação da Prefeitura e da Secretaria de Educação tem sido fundamental para o êxito da iniciativa, sendo disponibilizadas infraestrutura e manutenção dos computadores, entre outros”. Essa parceria está alinhada com importante eixo da nossa filosofia educacional, que consiste em aumentar o tempo de acesso do aluno à práticas educacionais e culturais diversificadas, que ampliem o capital cultural desses estudantes, contribuindo com o melhor desempenho em sala de aula”, comemora Daniel Damasceno, secretário de Educação e Cultura de São João da Barra.

A coordenadora Raquel Veiga explica que “durante quatro meses, por 8 horas semanais, jovens de 13 e 16 anos, do 9º ano, frequentam o projeto que é desenvolvido na sua escola, no contraturno, onde recebem uma formação voltada para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas”. Ela acrescenta que a informática entra como uma ferramenta de trabalho a ser utilizada no dia a dia. “Pretendemos não apenas complementar a formação como redirecionar a vida do jovem”, complementa Raquel.

Até o momento foram trabalhados na formação dos jovens os temas Identidade, Projeto de Vida, Comunicação e Integração. Também foram realizadas oficinas de reforço escolar e está prevista a realização de oficinas sobre tecnologias da informação e sobre o tema Ética e Cidadania.

 

Educadora Luciana Oliveira aplica dinâmica em semana de acolhida com adolescentes.

  Participantes do projeto identificam a resiliência como uma força necessária para a realização de sonhos em dinâmica “Árvore dos Sonhos”.

Transformação - Os participantes do projeto já demonstram em suas falas e atitudes a incorporação de conceitos-chave da formação, como o trabalho em equipe, o respeito às diferenças, o autoconhecimento e a mediação necessária para superar os desafios. Márcio Júnior Brito, 15 anos, diz que se interessou por curiosidade, mas ao participar das primeiras oficinas percebeu que era uma oportunidade única para acrescentar novos conhecimentos, competências e experiências à sua vida. Após participar da dinâmica do espelho, no tema Identidade, o adolescente diz que aprendeu a se valorizar mais e a enxergar aspectos positivos em si mesmo que não enxergava antes. “Participar do projeto está me ajudando a ser uma pessoa melhor, mais consciente e mais comunicativa e acho que essa experiência vai contribuir muito com meu futuro, com o meu primeiro emprego e até na minha vida pessoal”, revelou o adolescente.

A educadora Luciana Oliveira, que atuava no projeto Com.Domínio Digital na cidade do Rio de Janeiro e agora atua no projeto em São João da Barra, destaca a riqueza da experiência com os adolescentes do município: “Ao longo da formação eles têm se mostrado animados com dinâmicas desafiadoras e com a transformação e o novo sentido atribuído à sua vida. É gratificante perceber os resultados no desenvolvimento da comunicação, da responsabilidade, do comprometimento e do senso de coletividade que os adolescentes já apresentam”.

 

A Teia das Relações Sociais é realizada com os participantes em oficina do tema Integração, que trabalha a relação entre os diferentes atores sociais da comunidade.

  Educadora Raysa Oliveira aplicando dinâmica com adolescentes do projeto: Ana Carolina Pereira, Maria Eduarda Gonçalves, Lohana Silva e Nathalia Gaspar.

Sentimento que é compartilhado por Raysa Oliveira Almeida, que atua como educadora do projeto na escola Elysio Magalhães, em São João da Barra, no distrito de Barcelos. “Hoje, participando ativamente das oficinas, compreendo que o resultado vai além do que eu esperava, pois em cada oficina são trabalhadas questões reais, onde os adolescentes podem fazer seus comentários, tirar suas dúvidas e fazer questionamentos, adquirindo maior consciência de si mesmos e novos conhecimentos. A interpretação de texto é feita de forma diferenciada, gerando mais interesse pela leitura. A matemática, tão temida, é vivenciada de forma leve e interessante. As dinâmicas trazem movimentação, geram reflexões e muito aprendizado. Os desafios em grupo fazem com que se superem, pois enfrentam seus medos, acreditando em seu potencial. O que mais ouço deles é que o projeto está preparando cada um para a vida e que sairão dali diferentes. Posso completar dizendo que eles estão em um processo de desenvolvimento pessoal e social e de construção, de futuro. E digo isso não só deles, também estou em construção, pois são muitos desafios diários que exigem entrega, dedicação, paciência, superação e um olhar sem julgamentos”, comentou.

O processo de construção e transformação apontado pela professora é reforçado no depoimento de uma das alunas do projeto, Júlia Jansen, da Escola DOFEC: “Aprendi muita coisa, principalmente sobre como conseguir me comunicar melhor com outras pessoas, ter uma forma mais paciente de agir e pensar, entre outros aprendizados que a vivência dos temas nos proporcionaram. Creio que tudo que aprendemos e que ainda iremos aprender nós levaremos eternamente conosco! Pois tudo que falamos e que nos passaram nesse projeto são coisas essenciais para viver melhor e agir de uma maneira mais adequada em situações da vida, uma entrevista de emprego por exemplo, ou até mesmo em coisas no nosso dia a dia, amadurecemos e acredito que ainda iremos amadurecer mais até o final do projeto! Estou feliz por ter me interessado em participar desse projeto, acredito que ele já mudou algumas maneiras minhas de pensar e que isso de alguma forma vai me ajudar muito futuramente! Como o nome do projeto mesmo diz: ‘Transformando o presente e projetando o futuro’”.



Educadora Luciana Oliveira divulga projeto para adolescentes e responsáveis na escola Amaro de Souza Paes.


Adolescentes participantes do projeto na escola Domingos Fernandes da Costa apresentam sua "Árvore dos Sonhos".


Participantes do projeto na escola Amaro de Souza Paes apresentam desafio “Eu na Comunidade”.


Participantes apresentam sua "Árvore dos Sonhos", construída em oficina do tema Projeto de Vida.

Participantes recebem da educadora Raysa Oliveira o encarte do Projeto de Vida.

Educadora Luciana Oliveira com adolescentes do projeto, após dinâmica das bolas na Semana de Acolhida.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br