Encontro da Superintendência de Educação Profissional
da SEC reúne 300 participantes em Salvador
 
 
 

Ilma Oliveira, diretora do IA, fala para os coordenadores da SEDUC presentes. Ilma Oliveira e Hanayana Lima, diretora de Organização Curricular e Pedagógica da Educação Profissional destacam a importância do perfil do educador para as disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. Meire Márcia Cerqueira, coordenadora pedagógica do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, fala da sua experiência com as disciplinas. Herder Castro Silva, assessor pedagógico da SUPROT, destaca a importância de trabalhar Projeto de Vida com os estudantes.


Cerca de 300 coordenadores pedagógicos das Escolas Profissionais da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) participaram do Encontro de Coordenadores Pedagógicos, realizado no dia 27 de novembro, no Hotel Vilamar, em Amaralina. O Instituto Aliança, parceiro da SUPROT, foi representado por Márcio Lupi, Ingrid Araújo e Ilma Oliveira, que ministrou uma palestra sobre o papel e perfil do professor para as disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, que vêm sendo implementadas na rede de educação profissional com o apoio técnico do Instituto Aliança.

Desde 2017, o IA firmou parceria com a SEC/SUPROT para a implementação de uma iniciativa piloto que visa a introdução na matriz curricular dos estudantes da rede de Ensino Profissional das disciplinas articuladoras Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. “Nas disciplinas articuladoras, o papel e o perfil dos professores ganha ainda maior relevância, já que vão trabalhar com a ‘matéria viva da vida’ dos estudantes”, destacou Ilma, que provocou os coordenadores presentes no evento com questões como: quem inspira e por quê; qual o lugar e o papel dos professores na vida dos estudantes; como redirecionar sonhos e apoiar os estudantes na superação dos desafios e limitações.

Para sensibilizar os participantes, a diretora do IA exibiu o vídeo “O oleiro – O mestre e o Aprendiz”, que mostra a relação amorosa entre um mestre e o aprendiz. Destacou ainda que a relação estabelecida entre professor e estudante tem um papel central, enquanto olhar positivo, crença no potencial dos estudantes, presença amorosa e enquanto prática de construção da autonomia e da liberdade. Durante a palestra também foram apresentados dados sobre o perfil dos professores da rede elaborado em conjunto com a equipe da SUPROT. “É preciso desenvolver um olhar positivo e realista sobre os estudantes, abrir-se às práticas pedagógicas participativas, a novas aprendizagens e à supervisão e, finalmente, ter a capacidade de fazer-se referência positiva para os alunos”, reforçou Ilma.


 

Ilma Oliveira afirma que o olhar positivo do educador é muito significativo para o dia a dia do jovem.

  Prof. Eraldo Sampaio Filho, diretor do Centro Estadual em Saúde Adélia Teixeira, ressalta a importância das disciplinas para a vida profissional do estudante.


Experiência piloto – A parceria do IA com a SEC/SUPROT – iniciada em 2017 – previu a implementação de uma iniciativa piloto, inicialmente em duas escolas da capital baiana: Centros Educacionais Isaías Alves (ICEIA) e Colégio Estadual Professor Carlos Santana, com a introdução na matriz curricular dos estudantes das disciplinas articuladoras Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. A avaliação dos resultados alcançados ao final do ano levou a SUPROT a universalizar as disciplinas para os 71 centros de educação profissional l em 2018, com capacitação de coordenadores e assessores pedagógicos, que realizaram formações regionalizadas.

Entre os aprendizados da experiência piloto e de expansão, destaca-se a importância do investimento no professor como chave do processo educativo. A qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos é considerada um fator central para o êxito da implementação da proposta. Para a coordenadora Irene Carvalho, “o itinerário da educação profissional tem que ter projeto de vida. Como trabalhar a trajetória profissional com os estudantes sem olhar 'de onde eu venho e o que eu quero'? Esse trabalho tem retorno imediato. Nós enxergamos os resultados das duas disciplinas de imediato. O professor é fundamental e não precisa ser efetivo”.

O professor Eraldo, de Vitória da Conquista, complementou: “Se os estudantes, professores e gestores não entendem a proposta dessas disciplinas, está tudo errado. Elas são fundamentais para todo o processo. Dão a liga, daí por que são colocadas como articuladoras”.



Apresentação de Ilma Oliveira, para o Encontro de Coordenadores Pedagógicos da SUPROT.

 
 
 
 

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