Encontro da Superintendência de Educação Profissional da SEC reúne 300 participantes em Salvador |
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Cerca de 300 coordenadores pedagógicos das Escolas Profissionais da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) participaram do Encontro de Coordenadores Pedagógicos, realizado no dia 27 de novembro, no Hotel Vilamar, em Amaralina. O Instituto Aliança, parceiro da SUPROT, foi representado por Márcio Lupi, Ingrid Araújo e Ilma Oliveira, que ministrou uma palestra sobre o papel e perfil do professor para as disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, que vêm sendo implementadas na rede de educação profissional com o apoio técnico do Instituto Aliança.
Experiência piloto – A parceria do IA com a SEC/SUPROT – iniciada em 2017 – previu a implementação de uma iniciativa piloto, inicialmente em duas escolas da capital baiana: Centros Educacionais Isaías Alves (ICEIA) e Colégio Estadual Professor Carlos Santana, com a introdução na matriz curricular dos estudantes das disciplinas articuladoras Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. A avaliação dos resultados alcançados ao final do ano levou a SUPROT a universalizar as disciplinas para os 71 centros de educação profissional l em 2018, com capacitação de coordenadores e assessores pedagógicos, que realizaram formações regionalizadas. Entre os aprendizados da experiência piloto e de expansão, destaca-se a importância do investimento no professor como chave do processo educativo. A qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos é considerada um fator central para o êxito da implementação da proposta. Para a coordenadora Irene Carvalho, “o itinerário da educação profissional tem que ter projeto de vida. Como trabalhar a trajetória profissional com os estudantes sem olhar 'de onde eu venho e o que eu quero'? Esse trabalho tem retorno imediato. Nós enxergamos os resultados das duas disciplinas de imediato. O professor é fundamental e não precisa ser efetivo”. O professor Eraldo, de Vitória da Conquista, complementou: “Se os estudantes, professores e gestores não entendem a proposta dessas disciplinas, está tudo errado. Elas são fundamentais para todo o processo. Dão a liga, daí por que são colocadas como articuladoras”.
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