Parceria com famílias fortalecem o trabalho do IA com as juventudes  
 
 

Educador de DPS Jocemar Mariz e os jovens Alan Mendes e Inara Vieira - Turma 2018.2, ESV Recife. Jovens, representantes familiares e equipe do Instituto se reúnem no núcleo da ESV, no bairro de Pau da Lima, Salvador. Educadora da ESV São Paulo, Lucilli Perorolini, dialogando com os pais. Rosemary Moreira, Edijane Souza e Diana Silva, educadoras do Centro de Referência e Assistência Social, em apresentação no grupo de famílias.

“Antes da Larissa entrar aqui, eu sentia que havia perdido minha filha, sempre isolada, trancada dentro do quarto e sem conversar com ninguém. Já é nítido o quanto ela mudou, chega em casa conversando comigo, me conta tudo o que acontece no projeto. Sinto que tenho minha filha de volta.” O depoimento emocionado é de Maria Lúcia Avelar, mãe da jovem Larissa Mendonça, educanda no Núcleo Osasco da Escola Social do Varejo (ESV). Maria Lúcia esteve entre os 45 familiares e 25 jovens que participaram do Encontro de Famílias e Parceiros em São Paulo, no dia 31 de outubro. Em Pernambuco, o Encontro aconteceu em Recife, no dia 14 de novembro, e reuniu cerca de 80 pessoas, entre familiares e jovens. Na Bahia, no Núcleo da ESV em Salvador, participaram da atividade 30 familiares e 10 jovens no dia 23 de novembro.

A ação de fortalecimento dos vínculos com a família e os projetos desenvolvidos pelo Instituto Aliança também foi realizada no âmbito do projeto #RefazendoSonhos e reuniu familiares e educandos no mês de novembro. A proposta do Encontro é estabelecer parcerias entre jovens, familiares e parceiros envolvidos. “O final é fortalecer a permanência dos jovens até a finalização da formação, diminuindo a evasão devido às necessidades muitas vezes das famílias”, explica Márcio Luppi, coordenador do projeto. O Encontro segue um roteiro, mas é totalmente planejado e executado pelos jovens, com apoio da equipe do Instituto Aliança.

 
Livia Alves do Nascimento e Gyovana Almeida da Cunha deram depoimentos sobre o projeto ESV São Paulo.   Equipe de Osasco em momento de conversa com as famílias.
 
Educador de CRV, em Osasco, Lucas Raposo e famílias.   Larissa Mendonça, que participou da apresentação do Encontro.
Equipe da ESV Osasco e familiares, que, representando todos os presentes, vestiram a camisa do Projeto.

ESV – Pais, mães, tios, cônjuges estiveram presentes nos encontros dos núcleos da ESV em São Paulo, Pernambuco e Bahia, assim como os educadores e coordenadores do projeto, jovens da turma em formação e também alguns egressos. “O encontro de famílias sempre renova a energia da nossa equipe. A escuta emocionada dos depoimentos dos jovens e dos familiares é nosso combustível diário e a certeza do quão transformador o projeto é na vida desses jovens”, relatou a educadora de DPS Lucilli Parolini, do Núcleo Osasco.

A mãe da educanda Júlia Marques Vincent, do Núcleo Osasco, fez questão de destacar as mudanças que o projeto vem fazendo na vida da filha dela: "Minha filha chegou aqui extremamente tímida, mas com forte desejo de descobrir por onde caminhar e qual profissão escolher. Já notamos um avanço grande dela, não só com relação à timidez, mas com relação ao que quer fazer. Ela está sempre animada para vir ao Projeto, nem pensa em faltar nas oficinas, acorda antes que todo mundo e se apronta logo”, contou Elisângela Vincent.

A muitos quilômetros de distância, lá em Pernambuco, outras mães compartilharam do mesmo entusiasmo de Elisângela ao narrar as transformações da ESV na vida dos seus filhos. E destacaram a importância de participar do Encontro de Famílias e Parceiros para compreender melhor como ocorrem essas transformações. Foi o caso de Maria Patrícia, mãe de Larissa Gomes, do Núcleo de Recife, que declarou: “Foi uma ótima experiência poder ver de perto como trabalha com os jovens a Escola Social do Varejo. De início tinha dúvidas de como funcionava, mas com a reunião ficou esclarecido das aulas presenciais até o curso EAD, como também o processo de inserção no mercado de trabalho. Muito feliz por minha filha estar participando do Projeto!”.

 
Roberta Albuquerque, coordenação pedagógica, no Encontro de Parceiros e Família - Auditório COMPAZ, Recife.


  Roberta Albuquerque e Sr. Ariel Silva, pai da jovem Arianne Cláudia.
 
Micaías Paiva, coordenador nacional de TIC, Roberta Albuquerque e Carolina Conde, coordenação de inserção, no Encontro de Parceiros e Família - Auditório COMPAZ.


  Carolina Conde dialogando com os pais, no Encontro de Parceiros e Família - Auditório COMPAZ.
 
Ariel Silva, pai da jovem Ariene Cláudia, no Encontro de Parceiros e Família - Auditório COMPAZ.


  John Wesley, Jovem Egresso 2017.2, dando depoimento no Encontro de Parceiros e Família - Auditório COMPAZ.
Jovens, representantes familiares e equipe do Instituto Aliança em Recife/PE.

Durante os encontros, os depoimentos dos familiares evidenciaram a importância desse contato com o programa. “No início eu duvidava do resultado que prometiam dar para meu filho. Fui sem expectativas para o encontro e voltei entusiasmada e esperançosa. Não fazia ideia da qualidade dos profissionais que fazem esse programa acontecer. Toda a explicação sobre as etapas, da formação à inserção, e a forma como o projeto é implantado me fez entender o meu filho. Além disso, a evolução já é notória, está muito mais organizado e focado. Minhas expectativas estão fortalecidas para ver meu filho preparado para o mercado de trabalho e para a vida. A ESV pode contar comigo para qualquer coisa”, garantiu Rosimery Mendes, mãe do jovem Allan Mendes, do Núcleo ESV Recife/PE.

O jovem Allan fez jus às palavras da mãe e reforçou a importância do encontro para aproximá-lo do projeto: “Estar presente no Encontro de Famílias foi essencial, fazendo ele chegar às nossas famílias e parentes. Quanto mais apoio nós jovens recebermos, mais fácil ficará de concluir o curso com êxito e obter todos os resultados possíveis. Toda a programação do evento foi muito didática e descontraída, chamando ainda mais a atenção dos nossos pais e responsáveis. Voltei para casa com minha mãe sempre repetindo que a ideia do projeto foi totalmente mudada em sua cabeça, e consegui ver essa mudança em seu comportamento ao sempre me perguntar sobre as atividades. Agora não estou mais sozinho buscando esses resultados, tenho minha família me acompanhando em busca dessa evolução e progresso”.

O Encontro de Famílias em Pernambuco contou também com a presença de representantes da equipe COMPAZ, entre eles o articulador social Elisandro Nascimento e jovens da formação anterior, como John Wesley, que compartilhou sua experiência e seu crescimento na ESV.

Egressos – No Encontro da Bahia, um dos destaques foi o depoimento da jovem egressa Yoná Viana, que falou sobre a inserção laboral e a equipe de formação e inserção. “Trabalho feliz todos os dias! Passei por um momento de saúde muito complicado antes de entrar para o curso, com meses de internamento, e a ESV recarregou minha bateria para viver. Por isso, indico a todos os meus amigos esta formação, só nesta turma indiquei quatro pupilos”, disse sorrindo, Yoná.

A exibição do vídeo Vida Maria também despertou a sensibilidade das mães, pais, tios, tias e demais familiares presentes. “Precisamos apoiar os jovens em todos os momentos para que tenham tempo de se qualificar e possam entrar no mercado de trabalho de forma mais motivada. Estou muito contente pela participação da minha filha aqui”, declarou Maristela Batista, que se apresentou como “mãe do coração” de Amanda Sampaio, do Núcleo ESV Salvador/BA.

 
Ingrid Araújo, coordenadora da ESV Bahia, fala da importância da colaboração dos representantes familiares para a formação.


  Bárbara Pereira, coordenadora de inserção da ESV Bahia, esclarece as dúvidas de todos quanto à inserção dos jovens.
Os jovens Iego Ferreira, Viomesio Filho e Ananda Castro falam aos representantes sobre o que a ESV é para eles.

#RefazendoSonhos - No Projeto #RefazendoSonhos, as ações com as famílias ocorreram dentro do componente de formação, nos dias 06 de outubro e 06, 10, 14 e 20 de novembro. Um dos objetivos dos encontros é mobilizar, sensibilizar e conscientizar as famílias do município de Simões Filho para a proteção e o cuidado para com as crianças e adolescentes.

O Projeto se divide em duas frentes principais de ações com as famílias: uma, ligada aos familiares diretos dos adolescentes atendidos nas turmas de formação (duas a cada ano); outra, ligada às famílias da comunidade, em geral, tendo ou não vínculo prévio com adolescentes matriculados no Projeto.

Silvia de Jesus, mãe de Sara Kailane, participante da turma atual, falou um pouco das suas percepções a partir da vivência que tem em casa, na rotina do dia a dia: “Sou a mãe de Sara Kailane e tenho muito a agradecer ao #RefazendoSonhos pela transformação que minha filha está passando. Até o ano passado, eu recebia muitas queixas da escola dela, por mau comportamento... ela era muito agressiva com os colegas e tinha péssimo rendimento. Ela chegou até a perder o ano letivo. Ontem, eu visitei a escola para saber como ela vem se comportando e só recebi elogios! Fiquei muito feliz e orgulhosa! Depois que ela entrou nesse projeto, as suas notas melhoraram muito. Ela também não tem se envolvido mais em confusão com colegas, está se desenvolvendo melhor nas aulas e na comunicação com as pessoas. A minha filha, hoje, fala em fazer outros cursos, pensa no futuro dela, quer trabalhar. Eu só tenho a agradecer a vocês por terem despertado tudo isso e por todo o bem que vêm fazendo a ela”.

Para os outros familiares da comunidade, as atividades abordam temas variados. Cada encontro revela, sempre, um novo olhar sobre as diversas realidades que afetam a relação entre pais e filhos. Como no caso de Edilene Santos, que partilhou: “Eu tenho gostado muito de participar do grupo de famílias do #RefazendoSonhos. Nos encontros a gente compartilha muitas coisas. Eu só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade e em segundo lugar a essa equipe maravilhosa (conheço todos) que trabalha com amor, apoiando a nós e os nossos filhos. É muito importante que outros familiares possam participar desta experiência. Nele, a nossa mente se abre, a gente aprende a crescer!”.

 
Familiar em momento de exposição de tarefa a ser apresentada no Seminário II.


  Solange Paiva, familiar, em momento de exposição da borboleta símbolo do #RefazendoSonhos.
Sandra Santos, coordenadora técnica do #RefazendoSonhos, em atividade com o grupo de famílias.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br