Feiras de Pesquisa marcam o encerramento do ano nas escolas de tempo integral e parcial do Ceará  
 
 

Apresentação da EEMTI Prof. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, em Sobral, com o tema "A gravidez na adolescência e seus impactos na vida dos jovens''. Equipe de alunas da EEMTI Casimiro Leite de Oliveira apresentando pesquisa com o tema "Nutrição". Apresentação da EEMTI Irmão Urbano com o tema "Saúde da Comunidade da Vila Manuel Sátiro”.

No último bimestre, estudantes de grande parte das escolas de tempo integral (EEMTIs) e parcial do Estado do Ceará tiveram a oportunidade de apresentar pesquisas realizadas ao longo do ano nos Núcleos de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), implementados pela parceria SEDUC/CE e Instituto Aliança (IA), durante as Feiras de Pesquisa, realizadas nos meses de outubro e novembro.

“As Feiras representam a culminância de todo o processo de planejamento, realização e conclusão da atividade de pesquisa dos Núcleos, ferramenta pedagógica adotada pelo NTPPS no desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas, associadas à interdisciplinaridade, ao protagonismo juvenil e à construção dos projetos de vida”, explicou Eveline Corrêa, coordenadora geral do IA no Ceará.

 
Alunos expondo pesquisa na EEMTI Monsenhor Dourado.   Alunos da EEMTI Mons. José Gerardo, na cidade de Sobral, na apresentação da Feira de Pesquisas.
 
Alunos da EEMTI Mons. José Gerardo, na cidade de Sobral, na apresentação da Feira das Profissões.   Apresentação dos alunos da 2ª série da EEMTI Mons. José Gerardo, com o tema "Estudo sobre a origem do nome do bairro Sinhá Saboia".

Os temas das pesquisas apresentadas nas feiras foram os mais diversos, mas todos relacionados ao dia a dia dos estudantes, da escola e da comunidade. Bullying, preconceito, homofobia, racismo, gravidez na adolescência, depressão, evasão escolar, história do bairro, música, esporte, feminismo, inclusão social, drogas, diversidade, desperdício de água, gestão de resíduos sólidos, saneamento básico foram alguns dos temas abordados pelos estudantes.

Segundo Francisco Pontes Neto, coordenador local do IA, “em boa parte das escolas, após a realização da Feira, a comunidade escolar passa a ter maior interesse pelas atividades desenvolvidas pelo NTPPS. A participação dos professores também é estimulada e fortalecida durante estes eventos. Alguns professores relataram que a princípio subestimavam a capacidade dos estudantes de realizarem as pesquisas e se surpreenderam com os trabalhos apresentados. Muitos professores, que não estavam envolvidos nas atividades do NTPPS, passaram a se interessar em participar depois da Feira”. As pesquisas do NTPPS são realizadas com o acompanhamento da equipe do Instituto Aliança.

 
Apresentação dos alunos da EEMTI Irmão Urbano na Feira de Pesquisa.   Feira de Pesquisa da EEMTI Irmão Urbano sobre "Análise dos problemas decorrentes da falta de saneamento básico".

Pesquisas - Em 2018, a EEMTI Romeu de Castro Menezes, localizada no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, apresentou 35 pesquisas. Uma delas foi sobre o Role Playing Game (RPG), cuja ideia do tema foi trazida pelos jovens que têm o hábito de jogar vídeogame, trabalhando a interpretação de papéis no processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa foi apresentada como uma inovadora ferramenta de aprendizagem. Esta pesquisa participou da Feira Regional de Pesquisas, realizada pela CREDE, e obteve o primeiro lugar na Categoria de Ciências Humanas, concorrendo agora com pesquisas na Feira Estadual, mais conhecida como Ceará Científico.

“O NTPPS foi um grande atrativo para mim, pois, além de contribuir com o meu desenvolvimento cognitivo e emocional, vi que ele poderia proporcionar a criação de projetos que beneficiariam a comunidade escolar. Eu pretendo deixar uma marca no mundo, então pensei em fazer através do ensino, por isso foquei em um tema que trouxesse a mudança no processo de ensino com o uso do RPG, esta ferramenta tão versátil para a sala de aula, porém pouco explorada. O RPG proporciona uma aprendizagem inclusiva e significativa, com problematização e solução de problemas, discutindo a diversidade de valores, crenças e culturas, entre outros temas”, partilhou o estudante Khalisa Nicollas Pereira da Silva, responsável pela pesquisa.

Na EEMTI Jociê Caminha, o destaque foi para o projeto “Plantas medicinais: o que elas têm a nos oferecer”. O objetivo foi explorar a importância e variedades de plantas no nosso dia a dia e os benefícios medicinais existentes. A metodologia aplicada foi a pesquisa de plantas medicinais usadas pelas famílias e o cultivo em um espaço da escola. A maioria dos entrevistados disse reconhecer os benefícios das plantas e citou também as plantas que mais utilizava em casa: camomila, erva-doce, erva-cidreira e hortelã.


 
Feira de Pesquisa da EEMTI Santo Afonso sobre "Bullying".


  Trabalho dos alunos da 1ª Série C da EEMTI Santo Afonso sobre "Alimentação na escola".
 
Feira de Pesquisa da 1ª Série da EEMTI Santo Afonso com o tema "Bullying: uma brincadeira cruel na sala de aula".


  Trabalho dos alunos da 1ª Série B da EEMTI Santo Afonso sobre o "Desperdício da água".

Na EEMTI Casimiro Leite de Oliveira, além da apresentação das pesquisas realizadas pelos estudantes, o evento contou com atividades culturais, palestras e oficinas de ritmos e slackline conduzida pela equipe da Universidade do Estado do Ceará-UECE, além da Feira das Profissões.

Na Feira da EEMTI Cel. Humberto Bezerra, foram apresentados 43 projetos interdisciplinares, fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo NTPPS. Os temas trataram de diversas questões ligadas diretamente ao cotidiano da comunidade escolar. Entre as temáticas pesquisadas: suicídios o desafio da vida no século, surdez e a inclusão escolar, compostagem orgânica, cyberbullying - o preconceito digitalizado e suas consequências psicológicas, a ditadura da beleza, entre outros.

Os cinco projetos vencedores das Feiras de Pesquisa do Ceará Científico Etapa Regional da Crede 12 foram: Turismo literário - a viagem dos sonhos, Bingo digital matemático, Violência doméstica - quebrando o silêncio, Obesidade - causas e consequências na juventude e Receitas do bem - aproveitando os alimentos de forma saudável e criativa, sendo este último classificado para o Ceará Científico Etapa Estadual 2018, na categoria Educação Ambiental Científica, destacando-se como projeto de maior pontuação em todas as categorias da Crede 12.

Ceará Científico - O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, promove, nos dias 13 e 14 de dezembro, a etapa estadual do Ceará Científico, iniciativa que incentiva a produção de pesquisa na rede de ensino. Nesta fase, estarão reunidos os trabalhos mais bem avaliados de cada região do Estado, em diversas áreas do conhecimento, organizadas em oito categorias. Antes de chegar à etapa estadual, a ação passou pelas fases escolar e regional. A primeira foi realizada em cada uma das unidades de ensino, em que foram contabilizados mais de 5 mil trabalhos inscritos. Avançaram para o momento seguinte com a seleção das produções mais bem qualificadas em cada escola, tanto estaduais como municipais. A etapa regional ocorreu na área de abrangência de cada uma das 20 Credes e Sefor. Os primeiros lugares, em cada categoria, ganharam credencial para participar da etapa estadual, da qual participam 185 produções. As oito categorias são: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Aplicações, Robótica Educacional, Educação Ambiental Científica, Educação Ambiental Artístico-Cultural e Pesquisa Júnior – Ensino Fundamenta.

Esse Programa de Ação 2018-2019, da parceria Instituto Aliança e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) vem sendo apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos, entre os quais o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation, o Instituto Walmart e a Jacobs Foundation.

Feira de Pesquisa na EEMTI Cornélio Diógenes, na cidade de Jaguaribe, sobre bullying.
Foto coletiva da Feira de Pesquisa da EEMTI Walter Sá.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br