Instituto Aliança renova parceria com a prefeitura de Recife - Compaz  
 
 

Micaías Paiva e Roberta Albuquerque, IA, Equipe Compaz: Juliana Novaes - gerente de Serviços, Mayse Cavalcanti - gerente-geral e Giannetti Rocha - gerente de Esportes e Educação. Ilma Oliveira - diretora IA e Roberta Albuquerque - coordenação pedagógica em visita ao COMPAZ. Vista externa do Compaz.


Mais 100 jovens de Pernambuco serão beneficiados com o projeto Escola Social do Varejo (ESV) por meio da renovação da parceria entre o Instituto Aliança (IA) e a Fundação Walmart, em setembro deste ano. A renovação garante que as atividades sigam acontecendo no Centro Comunitário da Paz - Compaz Governador Eduardo Campos, no bairro Alto Santa Terezinha, um espaço que vem agregando valor ao Programa, fruto da parceria com a Prefeitura do Recife. Para a diretora do IA, Adenil Vieira, essa parceria precisa ser fortemente celebrada, principalmente diante de um cenário recessivo no país, em que poucas oportunidades de qualificação profissional consistentes e em espaços adequados vêm sendo ofertadas aos jovens.



 

Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana, com jovem do projeto, na certificação no auditório do Compaz.

 

Cristiane Guedes, secretária executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo de Recife, na certificação dos jovens, no Compaz.

Desde junho de 2017, por meio de uma intermediação de parceiros com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Recife, foi possível iniciar a execução da Escola Social do Varejo no Compaz, oportunizando uma estrutura excelente e ambiência totalmente coerente com a proposta da ESV. “Parcerias como essa são um ganha-ganha e sempre dão bons resultados. Participar do curso é um passo enorme para os alunos, nesse início da caminhada, e alinha-se com os objetivos do Compaz”, destacou a secretária executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), Cristiane Guedes.

Para Stephanie Luiza, 18 anos, uma das alunas da ESV, é uma oportunidade única fazer parte do projeto e funcionar nesse espaço do Compaz: “Acho gratificante para nós, que fazemos parte do projeto, saber que mais 100 jovens vão ser alcançados. A Escola Social do Varejo faz um trabalho incrível, despertando em nós esta atenção especial em relação ao nosso desenvolvimento pessoal e social (DPS). O espaço que o Compaz nos oferece não poderia ser melhor. É repleto de cultura e educação. Com uma biblioteca linda, salas arejadas e auditório. Simplesmente incrível”. O colega Maurício Santos, 18 anos, compartilha os elogios ao espaço: “O Compaz é ideal para o Projeto, pois ele oferece muitos benefícios, um espaço de estudo (a biblioteca), um bom refeitório, sem falar do acolhimento dos funcionários com os jovens do Projeto, eles dão muita atenção, as salas são boas para o ensino, climatizadas. O ambiente sempre bom e arejado”.



 

Aula inaugural do Programa Escola Social do Varejo no Compaz.

 
Aula inaugural do Programa Escola Social do Varejo no Compaz.


Em pouco mais de um ano, desde que foi iniciada a parceria com o Compaz, mais de 300 jovens já foram beneficiados. Atualmente, acontece a terceira turma, com 107 jovens em formação. Dos 300 matriculados, 107 estão em formação, e 209 concluíram a formação, com 0% de evasão, e 86% (180) já estão inseridos no mercado de trabalho. Um bom exemplo da extensão da parceria foi a contratação de oito jovens formados no semestre passado para trabalhar como Agentes de Paz, uma ação do Compaz voltada para a proteção à primeira infância, que acontece na comunidade.

Essa articulação foi feita pelo secretário executivo de Segurança Urbana do Recife, Eduardo Machado, que revelou seu contentamento com a renovação da parceria: “É um privilégio para todos que fazem o Compaz contar com o Programa Escola Social do Varejo. É um projeto que traduz tudo aquilo que é a essência do Compaz: acreditar nas pessoas, valorizar as pessoas e traçar um projeto de vida para cada um. Somos um parceiro entusiasta da iniciativa!”. A secretária Cristiane Guedes reforçou: “A renovação da parceria com o IA, assegurando mais uma turma da Escola Social do Varejo no Compaz, tornou possível continuar oferecendo aos jovens do Recife uma oportunidade de descobertas e crescimento pessoal e profissional, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho”.

Compaz – O local que acolhe as atividades da ESV oferece diversos atendimentos, cursos e atividades esportivas. Seu objetivo é garantir inclusão social e fortalecimento comunitário. Conta com “biblioteca Viva”, Dojô, quadra esportiva, auditório. Além de oferecer serviços como: Procon, mediação de conflitos, atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, sala do empreendedor, atividades, oficinas cidadãs, aulas de Inglês, Espanhol e reforço escolar (Português e Matemática) e práticas integrativas (Tai chi chuan, ioga, biodança, meditação).

A diretora do IA, Ilma Oliveira, não conseguiu esconder sua emoção ao visitar o local: “Fiquei encantada em conhecer o Compaz. Um espaço acolhedor, bonito, vibrante, e que transmite aos usuários dos serviços, comunidade em geral e visitantes conceitos como dignidade, integridade, convivência harmoniosa e cidadania. A biblioteca se destaca como um espaço de inovação! Fico também muito feliz em realizarmos a Escola Social do Varejo nesse espaço, atendendo prioritariamente a jovens da comunidade. É uma parceria com sintonia de ações na construção de uma cultura de paz. Fiquei particularmente emocionada com o encontro com os jovens em formação e egressos contratados por um dos serviços que funcionam no Compaz, realizando pesquisa com foco no desenvolvimento infantil na comunidade. É uma iniciativa em que percebemos um fluxo entre os projetos e programas”.

Saiba mais – A Escola Social do Varejo é um programa inovador de qualificação profissional que insere 80 em cada 100 jovens que participam do curso, aumentando a renda das famílias e redirecionando a vida dos jovens. Em Pernambuco, no segundo semestre de 2018, foi apoiado pela Fundação Walmart.

 

Ilma Oliveira, diretora do IA, Micaías Paiva e Roberta Albuquerque, equipe IA PE com a equipe responsável pela biblioteca do Compaz.



 
Jovem em formação - turma 2018.2 na biblioteca do Compaz.

Jovens ESV EAD - turma 2018.2 na visita de Ilma Oliveira ao Compaz.

Equipe local do Instituto Aliança no Encontro de Parceiros e Família - Auditório Compaz.

Grupo de jovens ESV EAD 2018.2 no Encontro de Parceiros e Família - Auditório Compaz.

Familiares, parceiros, jovens ESV EAD 2018.2 e equipe IA no Encontro de Parceiros e Família - Auditório Compaz.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br