Escolas do Ensino Médio do Ceará recebem visitantes de Três Marias (MG)

 
 
 

Rito de Iniciação "Entrando em campo". Equipes do Intercâmbio de Três Marias e Instituto Aliança. Aluno Lucas, da 1ª série da EEEP Paulo VI, apresentando seu depoimento sobre o NTPPS na sua vida. Alunos da EEEP Paulo VI destacam a unidade curricular Projeto de Vida.

Entre 6 e 9 de novembro, duas Escolas de Ensino Médio do Ceará – a Escola de Educação Profissional Paulo VI e a EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes – receberam a visita de uma equipe das escolas EEM José Guimarães Rosa e EEM José Ermírio de Moraes, de Três Marias, Minas Gerais. O intercâmbio faz parte da parceria firmada entre o Instituto Aliança (IA), o Instituto Votorantim e a Nexa Resources, que tem como meta a introdução no currículo destas escolas de Três Marias a disciplina de Educação Física associada ao desenvolvimento de competências socioemocionais.

Os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto a experiência desenvolvida no Ceará e que será replicada em Minas Gerais. Conversaram com diretores, professores e estudantes, que puderam compartilhar o impacto da inclusão da metodologia do IA e de um tempo específico para o desenvolvimento de competências socioemocionais na vida dos estudantes e no ambiente escolar. Segundo Pontes Neto, coordenador local que os acompanhou na visita, "o grupo teve também a oportunidade de conhecer os materiais estruturados, o portfólio produzido pelos estudantes, pesquisas realizadas, inclusive na área de Educação Física e Esporte, e puderam constatar por eles mesmos a força da metodologia".


 
Coordenadora Gecivone Passos, da EEEP Paulo VI, apresenta os participantes de Três Marias e do Instituto Aliança para os alunos.  

Corina Bitu e professora do NTPPS destacam a contribuição do Instituto Aliança nas EEEPs.

 
Roda de conversa com os alunos sobre a Unidade Curricular Projeto de Vida.  

Roda de conversa com os alunos sobre a Unidade Curricular Projeto de Vida.

 
Depoimento de aluna da EEEP Paulo VI sobre os pontos positivos do Projeto de Vida.  

Beatriz Cardoso, da EEM José Ermírio de Morais, e Alice Castillo, da Nexa, conversando com os alunos da EEEP Paulo VI.

Círculo de diálogos com Núcleo Gestor e alunos da EEEP Paulo VI.

A visita às escolas cearenses contou com a participação dos gestores mineiros Jakeline Barbosa e José Augusto de Mesquita, das professoras de Educação Física Neiva Souza e Beatriz Cardoso e de Alice Castilho, da Nexa. Também esteve presente a diretora do IA, Márcia Campos, especialista em Educação pelo Esporte, que trouxe importantes contribuições e reflexões acerca do trabalho desenvolvido. “Ter ido a Fortaleza conhecer mais de perto o trabalho do IA com as competências socioemocionais foi muito importante para mim. Foi um momento de inspiração, recarga das energias e também de confirmação de que estamos partilhando dos mesmos marcos referenciais, ainda que possam ter nomes diferentes. Foi também o momento de sentir o IA mais integrado”, ressaltou Márcia.

A diretora da Escola Estadual mineira João Guimarães Rosa, Jakeline Ornelas Barbosa, compartilhou sua surpresa e seu contentamento com o intercâmbio: “Quando fui convidada pelos representantes da Nexa a participar de um projeto com o ensino médio, confesso que achei que seria somente marketing da empresa, nem de longe imaginei que era uma parceria tão séria, com profissionais tão capacitados e humanos, tanto por parte da empresa quanto por parte do Instituto Aliança, o responsável pela proposta. Aí fomos a Fortaleza entender melhor o que iríamos trabalhar, chegando lá fui convencida, não por eles, mas sim por depoimentos de alunos participantes do projeto de que a educação tem jeito, basta procurarmos o caminho certo, com as pessoas certas. Aprendemos caminhos diferentes para chegar ao coração de nossos alunos e também como fazer do ensinar uma prática prazerosa e saudável”.

Formação – Os educadores de Três Marias também tiveram a oportunidade de participar de forma intensiva da 1ª formação nos fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a proposta e na vivência dos 20 planos de aula propostos para o 1º bimestre de 2019. A capacitação foi realizada de forma participativa, aliando espaços de discussão dialogada com práticas propostas nos planos de aulas. O Programa proposto tem por base as diretrizes nacionais contidas na nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e no Currículo Básico Comum (CBC), de Minas Gerais. Os planos elaborados privilegiam as competências socioemocionais de estudantes do ensino médio das primeiras e segundas séries, integradas à disciplina de Educação Física.

 

Reunião do Núcleo Gestor da EEMTI Maria José Ferreira Gomes com representantes do grupo de visitantes de Três Marias e do Instituto Aliança.

 

Professora Zeneida, do NTPPS, apresentando os portfólios produzidos pelos alunos.

 
Depoimento da aluna da EEMTI Maria José Ferreira Gomes.  

Alunos da EEMTI Maria José Ferreira Gomes apresentando seu projeto de pesquisa "A importância do esporte para uma vida saudável".

 
Depoimento do aluno Lucas, da EEMTI Maria José Ferreira Gomes.  

Professora Zeneida, da EEMTI Maria José Ferreira Gomes, na apresentação dos portfólios.

“Essa é uma iniciativa muito importante para o IA, no sentido de trabalhar de forma mais explícita as competências socioemocionais integradas a uma disciplina, a Educação Física, totalmente em consonância com a nossa visão e prática na educação, que aponta para uma formação humanística e interdimensional. Acreditamos que o trabalho será bem implementado, pois vimos o envolvimento, crença e brilho no olhar das professoras e gestoras”, afirmou a coordenadora nacional pedagógica do Projeto e diretora do IA, Ilma Oliveira.

Para a professora Beatriz Cardoso, da EEM José Ermírio de Morais, a visita ao Ceará foi muito importante para poder alcançar os resultados esperados em Três Marias. “Conhecer a metodologia  do Instituto  Aliança,  assim como seus colaboradores,  me inspirou  enquanto  pessoa e professora e me fez lembrar que fiz a escolha certa. A docência tem que ser vivida em sua plenitude,  objetivando  os caminhos  para que possamos alcançar os resultados  de forma  significativa  e clara para aqueles a quem levaremos o conhecimento, aceitando e respeitando  que cada um já traz consigo suas bagagens, e devemos contribuir  para que ele use o que sabe da melhor forma possível”.

 
Durante a formação, círculo de diálogos sobre as competências socioemocionais.  

Participantes do primeiro ciclo de formação.

 
Participantes da formação discutindo a importância do Projeto de Vida para os jovens.  

Jakeline Barbosa participando da atividade "Bússola".

 
Márcia Campos, do IA, em atividade de capacitação, o autoretrato.  

Diretora Jakeline Barbosa participando da vivência autoretrato.

Núcleo Gestor da EEEP Paulo VI, visitantes de Três Marias e Instituto Aliança.
Foto coletiva na visita à EEEP Paulo VI.
Foto coletiva na visita à EEMTI Maria José Ferreira Gomes.
Equipe do IA e de Três Marias na conclusão de três dias de formação.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br