Rito de Iniciação "Entrando em campo". Equipes do Intercâmbio de Três Marias e Instituto Aliança. Aluno Lucas, da 1ª série da EEEP Paulo VI, apresentando seu depoimento sobre o NTPPS na sua vida. Alunos da EEEP Paulo VI destacam a unidade curricular Projeto de Vida. |
Entre 6 e 9 de novembro, duas Escolas de Ensino Médio do Ceará – a Escola de Educação Profissional Paulo VI e a EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes – receberam a visita de uma equipe das escolas EEM José Guimarães Rosa e EEM José Ermírio de Moraes, de Três Marias, Minas Gerais. O intercâmbio faz parte da parceria firmada entre o Instituto Aliança (IA), o Instituto Votorantim e a Nexa Resources, que tem como meta a introdução no currículo destas escolas de Três Marias a disciplina de Educação Física associada ao desenvolvimento de competências socioemocionais.
Os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto a experiência desenvolvida no Ceará e que será replicada em Minas Gerais. Conversaram com diretores, professores e estudantes, que puderam compartilhar o impacto da inclusão da metodologia do IA e de um tempo específico para o desenvolvimento de competências socioemocionais na vida dos estudantes e no ambiente escolar. Segundo Pontes Neto, coordenador local que os acompanhou na visita, "o grupo teve também a oportunidade de conhecer os materiais estruturados, o portfólio produzido pelos estudantes, pesquisas realizadas, inclusive na área de Educação Física e Esporte, e puderam constatar por eles mesmos a força da metodologia".
Coordenadora Gecivone Passos, da EEEP Paulo VI, apresenta os participantes de Três Marias e do Instituto Aliança para os alunos. |
|
Corina Bitu e professora do NTPPS destacam a contribuição do Instituto Aliança nas EEEPs. |
Roda de conversa com os alunos sobre a Unidade Curricular Projeto de Vida. |
|
Roda de conversa com os alunos sobre a Unidade Curricular Projeto de Vida. |
Depoimento de aluna da EEEP Paulo VI sobre os pontos positivos do Projeto de Vida. |
|
Beatriz Cardoso, da EEM José Ermírio de Morais, e Alice Castillo, da Nexa, conversando com os alunos da EEEP Paulo VI. |
Círculo de diálogos com Núcleo Gestor e alunos da EEEP Paulo VI. |
A visita às escolas cearenses contou com a participação dos gestores mineiros Jakeline Barbosa e José Augusto de Mesquita, das professoras de Educação Física Neiva Souza e Beatriz Cardoso e de Alice Castilho, da Nexa. Também esteve presente a diretora do IA, Márcia Campos, especialista em Educação pelo Esporte, que trouxe importantes contribuições e reflexões acerca do trabalho desenvolvido. “Ter ido a Fortaleza conhecer mais de perto o trabalho do IA com as competências socioemocionais foi muito importante para mim. Foi um momento de inspiração, recarga das energias e também de confirmação de que estamos partilhando dos mesmos marcos referenciais, ainda que possam ter nomes diferentes. Foi também o momento de sentir o IA mais integrado”, ressaltou Márcia.
A diretora da Escola Estadual mineira João Guimarães Rosa, Jakeline Ornelas Barbosa, compartilhou sua surpresa e seu contentamento com o intercâmbio: “Quando fui convidada pelos representantes da Nexa a participar de um projeto com o ensino médio, confesso que achei que seria somente marketing da empresa, nem de longe imaginei que era uma parceria tão séria, com profissionais tão capacitados e humanos, tanto por parte da empresa quanto por parte do Instituto Aliança, o responsável pela proposta. Aí fomos a Fortaleza entender melhor o que iríamos trabalhar, chegando lá fui convencida, não por eles, mas sim por depoimentos de alunos participantes do projeto de que a educação tem jeito, basta procurarmos o caminho certo, com as pessoas certas. Aprendemos caminhos diferentes para chegar ao coração de nossos alunos e também como fazer do ensinar uma prática prazerosa e saudável”.
Formação – Os educadores de Três Marias também tiveram a oportunidade de participar de forma intensiva da 1ª formação nos fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a proposta e na vivência dos 20 planos de aula propostos para o 1º bimestre de 2019. A capacitação foi realizada de forma participativa, aliando espaços de discussão dialogada com práticas propostas nos planos de aulas. O Programa proposto tem por base as diretrizes nacionais contidas na nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e no Currículo Básico Comum (CBC), de Minas Gerais. Os planos elaborados privilegiam as competências socioemocionais de estudantes do ensino médio das primeiras e segundas séries, integradas à disciplina de Educação Física.
Reunião do Núcleo Gestor da EEMTI Maria José Ferreira Gomes com representantes do grupo de visitantes de Três Marias e do Instituto Aliança. |
|
Professora Zeneida, do NTPPS, apresentando os portfólios produzidos pelos alunos. |
Depoimento da aluna da EEMTI Maria José Ferreira Gomes. |
|
Alunos da EEMTI Maria José Ferreira Gomes apresentando seu projeto de pesquisa "A importância do esporte para uma vida saudável". |
Depoimento do aluno Lucas, da EEMTI Maria José Ferreira Gomes. |
|
Professora Zeneida, da EEMTI Maria José Ferreira Gomes, na apresentação dos portfólios. |
“Essa é uma iniciativa muito importante para o IA, no sentido de trabalhar de forma mais explícita as competências socioemocionais integradas a uma disciplina, a Educação Física, totalmente em consonância com a nossa visão e prática na educação, que aponta para uma formação humanística e interdimensional. Acreditamos que o trabalho será bem implementado, pois vimos o envolvimento, crença e brilho no olhar das professoras e gestoras”, afirmou a coordenadora nacional pedagógica do Projeto e diretora do IA, Ilma Oliveira.
Para a professora Beatriz Cardoso, da EEM José Ermírio de Morais, a visita ao Ceará foi muito importante para poder alcançar os resultados esperados em Três Marias. “Conhecer a metodologia do Instituto Aliança, assim como seus colaboradores, me inspirou enquanto pessoa e professora e me fez lembrar que fiz a escolha certa. A docência tem que ser vivida em sua plenitude, objetivando os caminhos para que possamos alcançar os resultados de forma significativa e clara para aqueles a quem levaremos o conhecimento, aceitando e respeitando que cada um já traz consigo suas bagagens, e devemos contribuir para que ele use o que sabe da melhor forma possível”.
Durante a formação, círculo de diálogos sobre as competências socioemocionais. |
|
Participantes do primeiro ciclo de formação. |
Participantes da formação discutindo a importância do Projeto de Vida para os jovens. |
|
Jakeline Barbosa participando da atividade "Bússola". |
Márcia Campos, do IA, em atividade de capacitação, o autoretrato. |
|
Diretora Jakeline Barbosa participando da vivência autoretrato. |
Núcleo Gestor da EEEP Paulo VI, visitantes de Três Marias e Instituto Aliança. |
Foto coletiva na visita à EEEP Paulo VI. |
Foto coletiva na visita à EEMTI Maria José Ferreira Gomes. |
Equipe do IA e de Três Marias na conclusão de três dias de formação. |
|