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Roberta Albuquerque, do Instituto Aliança, facilitando a reflexão dos participantes. Coordenadora do NEO em Pernambuco, Adriana Franco, fala da importância da construção do projeto de vida. Educadores atentos às propostas e iniciativas preparadas para levar o jovem ao aproveitamento de oportunidades. |
Apresentar um modelo voltado para a criação de um espaço pedagógico nas escolas que proporcione aos estudantes a elaboração de seus projetos de vida e a reflexão sobre suas escolhas profissionais. Este foi o objetivo do I Encontro com os Coordenadores Pedagógicos da Secretaria de Educação de Pernambuco e do SENAI, uma ação do Projeto Aliança NEO – Novas Oportunidades de Emprego para Jovens, desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança, no dia 17 de outubro, no Auditório do ETEPAM, em Recife, a partir de uma metodologia participativa, dialógica e com atividades vivenciais.
Participaram do evento representantes da Aliança NEO Brasil e 103 profissionais de 41 escolas das duas instituições. A abertura foi realizada pela Coordenadora Local do Aliança NEO, Adriana Franco, que explicou como esta capacitação contribui para o aperfeiçoamento dos serviços de orientação de vida e carreira oferecidos aos alunos pelas escolas. A implementação da proposta, realizada pela empresa Siqueira & Oliveira Consultoria e Assessoria em Psicologia Ltda. inclui a elaboração de planos de aula, material a ser usado pelos professores com os alunos, mais a capacitação de 48 horas de 99 educadores em 47 escolas e a supervisão coletiva para orientações técnicas na implementação dos Planos de Aulas.
Socorro Rodrigues, da Secretaria de Educação de Pernambuco. |
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Professor Maviel vê o projeto como um divisor de águas. |
Durante a atividade, os participantes discutiram e definiram também o perfil dos educadores que deverão ser capacitados para garantir o êxito da implementação da proposta, que incluiu características pessoais e profissionais, como empatia, resiliência, responsabilidade, proatividade, compromisso, entre outras. A capacitação foi muito bem avaliada pelos professores: “Todos puderam expor suas ideias. E o que mais me marcou no encontro foi a importância do projeto de vida para a formação integral do estudante”, destacou Adeilson Carlos da Rocha, de Santa Cruz, o que foi reforçado por Maria José Alcântara de Lima, de Recife: “O que mais me marcou foi compreender esta nova proposta de trabalho para os estudantes na série final do Ensino Médio” e também por Danielle Rodrigues Gomes, de Lajedo: “Foi muito bom conhecer novas formas de vivenciar o projeto de vida e também gostei muito da organização do material apresentado”.
Professora Sônia elogiou as ferramentas recebidas. |
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Dinâmica de grupo, facilitando a troca de experiências. |
Roberta Albuquerque, do Instituto Aliança, encerrou o Encontro destacando “a importância de o adulto ter um olhar positivo e realista sobre os adolescentes” e salientou o fato de haver adolescências (no plural e não no singular), que mudam de acordo com o contexto e com a faixa etária. Lembrou também a importância de considerar o presente que os jovens estão vivendo e não somente o futuro: “É das escolhas presentes que se constrói o futuro”, concluiu.
Eixos orientadores – A metodologia do NEO se estrutura em quatro eixos principais: Identidade (Eu sou), Autoeficácia (Sou capaz de), Projeto de Vida e Projeto de Carreira. No primeiro eixo, os estudantes têm oportunidade de fazer um verdadeiro “mergulho” sobre seus desejos, interesses e desinteresses, potencialidades, fragilidades, limitações. No segundo, são propostas situações para que os estudantes possam refletir sobre algumas capacidades necessárias para a realização dos seus projetos de vida e de carreira. Já no eixo “Meu Projeto de Vida”, os estudantes fazem uma imersão para a elaboração dos seus projetos de vida, partindo do que foi trabalhado nos eixos anteriores. E por último, no eixo Meu Projeto de Carreira, os jovens terão a oportunidade de se debruçar sobre suas escolhas profissionais, a partir das reflexões já desenvolvidas durante a formação, que se dará ao longo de um ano, iniciando no período letivo de 2019.
Na dinâmica, as qualidades que o educador NEO deve ter. |
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Os educadores refletiram sobre qualidades que valorizam em professores. |
A proposta do NEO vai ao encontro do que apontam estudos nacionais e internacionais sobre a importância da preparação dos estudantes para a vida, aliada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial na determinação, foco, nível de realização pessoal e profissional e também na felicidade. Direciona-se também pela compreensão de que a adolescência é o momento em que se vive um “turbilhão” de emoções e cobrança “social” para a tomada de decisões que terão grande repercussão na vida e na qual os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida, necessitando portanto de orientação para que retomem os seus desejos e objetivos e ultrapassem os desafios que são identificados nessa trajetória.
“Uma das metas da Aliança NEO no Brasil é inovar e aperfeiçoar os serviços de formação e orientação vocacional oferecidos pelos educadores de 100 escolas de educação profissional da Secretaria de Educação e do SENAI”, explica Neylar Coelho Lins, coordenadora da iniciativa NEO Brasil, executado pelo Instituto Aliança.
Dinâmica com foco no aperfeiçoamento dos profissionais no tema projeto de vida. |
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Vivências que vão apoiar os adolescentes a se prepararem para a vida. |
Saiba mais - O Programa New Employment Opportunities (NEO) é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) e sua Unidade de Mercados do Trabalho (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX, Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart, com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego para jovens da América Latina. No final de 2017, a iniciativa NEO estava presente em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil. A Aliança NEO no Brasil – cujas atividades serão desenvolvidas até 2020 – tem como objetivo incrementar as oportunidades de trabalho para jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social no Estado de Pernambuco.
Proposições, inovações e atenções para novas oportunidades. |
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Dinâmica reúne os educadores e estimula novos olhares. |
O momento da fala e a hora da escuta foram bem exercitados. |
NEO e os 103 profissionais de 41 escolas da Secretaria de Pernambuco e do SENAI: todos comprometidos. |
Iniciativa busca incrementar as oportunidades de jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. |
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