Do “eu” para o “plano de vida e carreira”: encontro do NEO
inicia programa de capacitação em projeto de vida em Pernambuco

 
 
 

Roberta Albuquerque, do Instituto Aliança, facilitando a reflexão dos participantes. Coordenadora do NEO em Pernambuco, Adriana Franco, fala da importância da construção do projeto de vida. Educadores atentos às propostas e iniciativas preparadas para levar o jovem ao aproveitamento de oportunidades.

Apresentar um modelo voltado para a criação de um espaço pedagógico nas escolas que proporcione aos estudantes a elaboração de seus projetos de vida e a reflexão sobre suas escolhas profissionais. Este foi o objetivo do I Encontro com os Coordenadores Pedagógicos da Secretaria de Educação de Pernambuco e do SENAI, uma ação do Projeto Aliança NEO – Novas Oportunidades de Emprego para Jovens, desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança, no dia 17 de outubro, no Auditório do ETEPAM, em Recife, a partir de uma metodologia participativa, dialógica e com atividades vivenciais.

Participaram do evento representantes da Aliança NEO Brasil e 103 profissionais de 41 escolas das duas instituições. A abertura foi realizada pela Coordenadora Local do Aliança NEO, Adriana Franco, que explicou como esta capacitação contribui para o aperfeiçoamento dos serviços de orientação de vida e carreira oferecidos aos alunos pelas escolas. A implementação da proposta, realizada pela empresa Siqueira & Oliveira Consultoria e Assessoria em Psicologia Ltda. inclui a elaboração de planos de aula, material a ser usado pelos professores com os alunos, mais a capacitação de 48 horas de 99 educadores em 47 escolas e a supervisão coletiva para orientações técnicas na implementação dos Planos de Aulas.


 
Socorro Rodrigues, da Secretaria de Educação de Pernambuco.  

Professor Maviel vê o projeto como um divisor de águas.

Durante a atividade, os participantes discutiram e definiram também o perfil dos educadores que deverão ser capacitados para garantir o êxito da implementação da proposta, que incluiu características pessoais e profissionais, como empatia, resiliência, responsabilidade, proatividade, compromisso, entre outras. A capacitação foi muito bem avaliada pelos professores: “Todos puderam expor suas ideias. E o que mais me marcou no encontro foi a importância do projeto de vida para a formação integral do estudante”, destacou Adeilson Carlos da Rocha, de Santa Cruz, o que foi reforçado por Maria José Alcântara de Lima, de Recife: “O que mais me marcou foi compreender esta nova proposta de trabalho para os estudantes na série final do Ensino Médio” e também por Danielle Rodrigues Gomes, de Lajedo: “Foi muito bom conhecer novas formas de vivenciar o projeto de vida e também gostei muito da organização do material apresentado”.

 
Professora Sônia elogiou as ferramentas recebidas.  

Dinâmica de grupo, facilitando a troca de experiências.

Roberta Albuquerque, do Instituto Aliança, encerrou o Encontro destacando “a importância de o adulto ter um olhar positivo e realista sobre os adolescentes” e salientou o fato de haver adolescências (no plural e não no singular), que mudam de acordo com o contexto e com a faixa etária. Lembrou também a importância de considerar o presente que os jovens estão vivendo e não somente o futuro: “É das escolhas presentes que se constrói o futuro”, concluiu.

Eixos orientadores – A metodologia do NEO se estrutura em quatro eixos principais: Identidade (Eu sou), Autoeficácia (Sou capaz de), Projeto de Vida e Projeto de Carreira. No primeiro eixo, os estudantes têm oportunidade de fazer um verdadeiro “mergulho” sobre seus desejos, interesses e desinteresses, potencialidades, fragilidades, limitações. No segundo, são propostas situações para que os estudantes possam refletir sobre algumas capacidades necessárias para a realização dos seus projetos de vida e de carreira. Já no eixo “Meu Projeto de Vida”, os estudantes fazem uma imersão para a elaboração dos seus projetos de vida, partindo do que foi trabalhado nos eixos anteriores. E por último, no eixo Meu Projeto de Carreira, os jovens terão a oportunidade de se debruçar sobre suas escolhas profissionais, a partir das reflexões já desenvolvidas durante a formação, que se dará ao longo de um ano, iniciando no período letivo de 2019.

 
Na dinâmica, as qualidades que o educador NEO deve ter.  

Os educadores refletiram sobre qualidades que valorizam em professores.

A proposta do NEO vai ao encontro do que apontam estudos nacionais e internacionais sobre a importância da preparação dos estudantes para a vida, aliada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, em especial na determinação, foco, nível de realização pessoal e profissional e também na felicidade. Direciona-se também pela compreensão de que a adolescência é o momento em que se  vive um “turbilhão” de emoções e  cobrança “social” para a tomada de decisões que terão grande repercussão na vida  e na qual  os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida, necessitando portanto de orientação para que retomem os seus desejos e objetivos e ultrapassem os desafios que são identificados nessa trajetória.

“Uma das metas da Aliança NEO no Brasil é inovar e aperfeiçoar os serviços de formação e orientação vocacional oferecidos pelos educadores de 100 escolas de educação profissional da Secretaria de Educação e do SENAI”, explica Neylar Coelho Lins, coordenadora da iniciativa NEO Brasil, executado pelo Instituto Aliança.

 
Dinâmica com foco no aperfeiçoamento dos profissionais no tema projeto de vida.  

Vivências que vão apoiar os adolescentes a se prepararem para a vida.

Saiba mais - O Programa New Employment Opportunities (NEO) é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) e sua Unidade de Mercados do Trabalho (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX, Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart, com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego para jovens da América Latina. No final de 2017, a iniciativa NEO estava presente em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil. A Aliança NEO no Brasil – cujas atividades serão desenvolvidas até 2020 – tem como objetivo incrementar as oportunidades de trabalho para jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social no Estado de Pernambuco.

 
Proposições, inovações e atenções para novas oportunidades.  

Dinâmica reúne os educadores e estimula novos olhares.

O momento da fala e a hora da escuta foram bem exercitados.
NEO e os 103 profissionais de 41 escolas da Secretaria de Pernambuco e do SENAI: todos comprometidos.
Iniciativa busca incrementar as oportunidades de jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br