Escola Social do Varejo da Bahia participa de evento da Associação Brasileira de Recursos Humanos

 
 
 

Jovens e equipe da Escola Social do Varejo assistem palestra sobre educação financeira no 13º Congresso da ABRH.

“Vocês, jovens da Escola Social do Varejo, já pensaram em como investir no futuro? Como ter financiamento para pagar a faculdade? Não ficar devendo no cartão de crédito?" Foi com esta provocação que o palestrante Fabiano Figueiredo iniciou sua fala durante o 13º Congresso da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O evento – o mais importante do Nordeste na área – aconteceu no dia 26 de outubro, no Othon Palace, em Salvador (BA), e contou com a participação do Instituto Aliança (IA) e de 27 jovens do projeto Escola Social do Varejo Salvador (ESV).

O Congresso possibilitou que os participantes da ESV, atuais e egressos, inseridos e não inseridos, ampliassem seus horizontes ao participar de palestras e minicursos e realizar um intercâmbio de ideias, principalmente sobre o mercado de trabalho. Roseane Vitório, 22 anos, que participou do projeto em 2015.1, afirmou que a palestra Educação Financeira como Ferramenta para o RH foi muito interessante e agregou conhecimentos para ela: “Como estudante de RH, considero importante essa iniciativa da ABRH Bahia em oferecer minicursos para nós dentro desse evento grandioso”.

Além dos minicursos, os participantes tiveram acesso a mais de 30 exposições de áreas como: promoção de eventos, saúde, tecnologia e contabilidade. Também puderam presenciar uma visão do macrocenário de Recursos Humanos e a compreensão com mais propriedade das diversas mudanças relacionadas à área de Gestão de Pessoas, com temas estratégicos para jovens que estão trabalhando o Projeto de Vida em diferentes dimensões: educação financeira, saúde, família, emprego e vida social.

“Foi maravilhoso ver o brilho nos olhos dos jovens que estavam presentes, principalmente os mais novos que ainda estão em formação e decidindo que carreira seguir ou como poderão pensar no futuro em curto, médio e longo prazo. Alguns participantes chegaram ao projeto na semana seguinte com mais energia e motivação para colocar em prática tudo que aprenderam”, ressaltou a coordenadora do programa em Salvador, Ingrid Araújo. Esta fala corrobora com o depoimento do jovem Luís Fernando Sacramento, 21 anos, turma 2018.2, ao afirmar que foi uma experiência muito incrível, pois teve um grande aprendizado e está pondo em prática tudo que aprendeu. "Muito obrigado por nos proporcionar essa experiência", acrescentou.

Para Bárbara Pereira, coordenadora de Inserção do IA na Bahia, a participação dos jovens no 13º Congresso da ABRH contribuiu para “ampliar seus horizontes, fortalecer a motivação, para que continuem na busca da inserção no mercado de trabalho, além de aproximá-los do mundo corporativo. Proporcionou também o estreitamento de laços entre a equipe do Instituto Aliança (IA) e empresas".

A importância da participação dos jovens em eventos como este foi reforçada pela coordenadora nacional de inserção da ESV, Solange Leite. “A grave retração do mercado de trabalho tem impactado mais agudamente os jovens de primeiro emprego, e o Congresso é uma oportunidade de aproximá-los das empresas potencialmente empregadoras”, afirmou.


A Escola Social do Varejo na Bahia, em 2018.2, foi apoiada pela Fundação Walmart,, contando também com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Após palestra, todos posam para foto com o palestrante Fabiano Figueiredo (ao centro, de blazer preto).

Jovens egressos, participantes atuais e equipe da ESV se reúnem no 13º Congresso da ABRH.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br