Município de Itapemirim, no Espírito Santo, agora certifica empresas com o Selo de Responsabilidade Socioambiental

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Prefeito de Itapemirim e convidados durante assinatura da lei que cria o Selo Socioambiental no município. Mesa: Presidente da Câmara de Vereadores, Waldemir P. Gama, Nilcineia Romão Valente, representando o Projeto de Inclusão Comunitária, e integrante do Grupo Águia de Saneantes, Prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva, Ana Lopes, supervisora de responsabilidade social e relações institucionais da Chevron, e Tiago Leal, Secretário Municipal de Meio Ambiente. Prefeito de Itapemirim, durante seu discurso. Solange Leite, diretora do IA, durante seu pronunciamento.

No dia 6 de junho, Itapemirim lançou o seu Selo de Responsabilidade Socioambiental. A iniciativa, pioneira na região, certificará empresas que desenvolvam ou apoiem programas sociais e/ou ambientais que acontecem no município. O evento, uma parceria da Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com o Instituto Aliança e a Chevron Brasil, através do Projeto de Inclusão Comunitária, aconteceu no Cerimonial Recanto do Keke, em Itaoca.

O Selo valorizará ações voltadas ao desenvolvimento sustentável através da promoção social e da conservação ambiental, tais como a aquisição de produtos de grupos sociais de geração de renda, do reaproveitamento de materiais que seriam descartados de forma incorreta no meio ambiente, como o óleo de cozinha usado para a produção de sabão pela Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava, ou a implementação da coleta seletiva, apoiando a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim (Ascamari). Para receber a certificação, que tem validade de um ano, as empresas deverão solicitar, à instituição atendida, uma declaração informando a parceria, que deverá ser encaminhada para a SEMMA, anexada com outros documentos, que serão analisados pelo comitê que irá acompanhar e divulgar a concessão do Selo. A cerimônia de entrega será realizada em dezembro deste ano.

 

Nilcineia Romão Valente, representante do Projeto de Inclusão Comunitária e integrante do Grupo Águia de Saneantes.

 

Tiago Leal, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

"A parceria da Prefeitura com essas empresas é de total importância para o município. A nossa política é de responsabilidade, buscando sempre o melhor para o povo. O Tiago Leal, nosso secretário de Meio Ambiente, está de parabéns. O Selo está sendo lançado hoje, mas agora o mais importante será mobilizar a comunidade para que eles percebam a importância desta iniciativa", comentou o Prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano Paiva, durante sua fala. Nilcineia Romão Valente, participante da Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava, uma das associações que serão beneficiadas com o Selo Socioambiental, afirmou estar muito feliz com a criação do Selo. "Acredito que, com ele, nosso trabalho será mais valorizado e conhecido. Nosso produto é de qualidade, com o preço compatível e às vezes até mais em conta. Precisamos de mais reconhecimento e estamos prontas para receber o apoio dos empresários locais e da Prefeitura."

Solange Leite, diretora do Instituto Aliança e coordenadora geral do projeto de Inclusão Comunitária, parabenizou o governo municipal pela iniciativa e destacou a importância deste Selo para o reconhecimento dos empresários e pessoas que apoiam os projetos sociais do município. "Hoje, os gestores iniciam um novo capítulo na história de Itapemirim. Esperamos que o apoio aos empreendimentos sociais possa ajudar a escrever mais uma página na história de superação dessas mulheres, que pedem apenas apoio e respeito ao seu trabalho", afirmou. Solange lembra que agora é fundamental mobilizar para implementar o que foi acordado no encontro. "O Instituto Aliança se soma aos esforços da Prefeitura na sensibilização da comunidade de Itapemirim na adesão ao Selo de Responsabilidade Socioambiental." Ao final da sua fala, Solange Leite entregou ao Prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores de Itapemirim, Waldemir Pereira Gama, um exemplar do livro "Rumos da Vida: histórias de sonhos, escolhas e superação", publicado pela Chevron Brasil, em 2012, onde são relatadas as histórias de sonhos e superação de algumas mulheres de Itapemirim.

 

Prefeito Luciano Paiva e Luzia Souza do Nascimento, integrante do Grupo de Costura Unicost.

 

Selo Municipal de Responsabilidade Socioambiental, que certificará empresas.

No evento, a Chevron Brasil foi representada por Carolina Senna Figueiredo, Coordenadora de Relacionamento com Comunidades e Responsabilidade Social, e pela supervisora de Responsabilidade Social e Relações Institucionais, Ana Lopes. "A Chevron Brasil tem como foco social estratégico o investimento em jovens e mulheres para o desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, a empresa tem como um dos valores a importância do conceito de parcerias que, neste evento, estão sendo fortalecidas com a Prefeitura de Itapemirim e com o Instituto Aliança. Para nós, é muito importante estarmos presentes e uma honra participar deste evento", afirmou Ana.

O Projeto de Inclusão Comunitária acontece em Itapemirim desde março de 2011. Financiado pela Chevron Brasil Petróleo e pela Petrobras, a experiência reúne núcleo de mulheres que desenvolvem atividades voltadas para áreas produtivas, estimulando a geração de trabalho e renda e a autonomia das mulheres. Cento e cinquenta e sete mulheres já foram capacitadas através do apoio a três associações produtivas: a Associação das Mulheres Produtivas de Bom Será - Moda Bom Será; Associação das Mulheres Produtivas de Artemis (Unicost); e a Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava - Águia de Saneantes. Além das três associações produtivas apoiadas, um novo grupo foi formado, o Cia. do Salgado, que fabrica salgadinhos para festas e congelados.

 

Camisas do Grupo Moda Bom Será – Coleção Brasil.

   

 

 

 

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br