IA se reúne com prefeituras de seis municípios integrantes do Projeto SDR/Bahiater  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Registros das reuniões de articulação nos municípios de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Prado e Alcobaça.

De 7 a 11 de agosto, a equipe técnica do Projeto SDR/Bahiater promoveu reuniões de articulação com representantes da gestão municipal de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Jucuruçu, Ibirapoã e Prado. Os encontros são estratégicos, uma vez que todas as prefeituras passaram por mudança de equipe na virada de 2016 para 2017, tornando necessária uma nova apresentação do Projeto e a renovação das articulações locais.

Em cada uma das reuniões, foram construídos importantes encaminhamentos, como a criação de nova agenda de trabalho, envolvendo equipe local do IA, Prefeitura, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria Social, para que sejam alinhadas demandas específicas de cada município, como acesso à água, melhoria de estradas, transporte, energia, além da construção coletiva de seminários para jovens, mulheres e idosos no Território.

“Para nós, do SETAF, foi de suma importância, pois pudemos ter uma noção de como está o trabalho do Instituto Aliança na base e tivemos acesso aos dados dos diagnósticos. Por meio deles, podemos ter uma noção das demandas principais dentro das comunidades e, a partir daí, penso que podemos traçar um planejamento de trabalho para estas comunidades em conjunto, possibilitando que a gente possa chegar muito mais além, fazendo o trabalho com maior qualidade”, afirmou Fabiana Longo Ribeiro, coordenadora do SETAF do Extremo Sul da Bahia. “Acredito também que não podemos parar nesse encontro, que foi um momento riquíssimo de troca e socialização de experiências do trabalho realizado, pois dessa forma poderemos traçar novos planejamentos e metas para sempre garantir o fortalecimento da agricultura familiar", completou.
 
O Secretário de Agricultura de Itamaraju, Ivan Favarato, também aposta na união de forças para potencializar os resultados do Projeto: "Penso que, juntando todas as entidades que estão realizando serviço de ATER no município, não apenas o IA, mas a Ceplac, Bahiater, a prefeitura, por meio do SEMAF, outras ONGS, a Terra Viva, enfim, todas as entidades somadas podem fazer a diferença. É preciso que trabalhemos integrados, trabalhemos juntos e, aí, nós vamos conseguir, certamente, pelo menos fazer um pouco mais de assistência técnica em cada município dos nossos produtores. Parabéns pela mobilização!".

O Projeto SDR/Bahiater é resultado de uma Chamada Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia e tem ações previstas até março de 2019 no Território do Extremo Sul da Bahia. “As reuniões de articulação nos municípios são a oportunidade de demonstrarmos aos novos gestores o trabalho que o IA vem desenvolvendo no Território, compartilharmos os desafios e estreitarmos os laços para que, juntos, alcancemos o principal objetivo do projeto, que é a sustentabilidade dos agricultores familiares da região”, explica Ana Rosa, coordenadora do Projeto SDR/Bahiater no Instituto Aliança.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br