NTPPS é destaque em evento sobre educação em tempo integral  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Componentes da mesa: chefe do Departamento de Educação Básica (DEB), Cassiano Ogliari, secretária da Educação, professora Ana Seres, chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Ivone Aparecida Peres Muller, e a coordenadora de Educação em Tempo Integral Zulsi Rohr. Auditório, na abertura do simpósio.


De 7 a 11 e de 22 a 26 de agosto, aconteceu, em Foz do Iguaçu, o Simpósio Educação Integral no Ensino Médio, com o objetivo de conhecer estratégias, ferramentas e boas práticas para a implementação da Política de Educação Integral no Paraná. O evento foi organizado pelo Departamento de Educação Básica (DEB)/Coordenação da Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

O simpósio foi realizado em duas etapas - a primeira entre 07 e 11 e a segunda, entre 21 e 24 de agosto - e aliou a reflexão sobre a educação de ensino médio no país à realização de oficinas presenciais nas áreas de atuação dos professores. Diretores, pedagogos, técnicos da Secretaria participaram do evento e das oficinas relacionadas aos componentes curriculares da educação em tempo integral que é implementada no Estado do Paraná.

“A ampliação da educação integral é uma das metas da Secretaria por entendermos que, quando o aluno permanece mais tempo na escola, ampliamos o processo de ensino e aprendizagem e proporcionamos a esses estudantes o desenvolvimento pleno em diferentes áreas do conhecimento”, disse a secretária da Educação do Paraná, professora Ana Seres.

Questões hoje enfrentadas pela educação de ensino médio foram discutidas a partir do documentário “Nunca me Sonharam”, contendo relatos de alunos, professores e gestores de diversos contextos educacionais do país. A discussão sobre a Educação Integral no Ensino Médio foi mediada por Wisley João Pereira, coordenador-geral do Ensino Médio (MEC), e contextualizada pela equipe da Secretaria de Educação.

 

Ana Seres Trento Comin – Secretária de Estado da Educação do Paraná, abrindo o evento.

  Cassiano Ogliari, chefe do Departamento de Educação Básica (DEB), falando da ampliação da Educação em Tempo Integral, no Paraná.

O simpósio envolveu também o compartilhamento de experiências exitosas, entre elas a desenvolvida pelo Instituto Aliança no Ceará, em São Paulo e mais recentemente na Bahia, voltada para a discussão de itinerários formativos para o ensino médio, com foco nas competências socioemocionais.

Ilma Oliveira e Eveline Corrêa representaram o IA na primeira e na segunda etapa do simpósio, respectivamente. “Muito grata pela acolhida e oportunidade de participarmos das reflexões sobre a Educação Integral no Paraná, compartilhando a nossa experiência, especialmente a desenvolvida no Estado do Ceará. Para o Instituto Aliança, é sempre muito rico estarmos em um processo de intercâmbio e troca de reflexões com outros atores, movidos por um compromisso comum de superarmos os atuais desafios enfrentados na educação de ensino médio no nosso país. Parabéns pela relevante iniciativa e desejamos muito êxito nessa etapa de ampliação das Escolas Integrais no Estado”, destacou Ilma.

A rede estadual de ensino do Paraná conta, atualmente, com 62 escolas com a oferta da educação em tempo integral - sendo 44 no ensino fundamental, 14 no ensino médio e outras quatro no ensino fundamental e médio. “A permanência do aluno fortalece a gestão escolar participativa porque os pais passam a ver a escola de outra maneira e também combate a evasão escolar”, avaliou Ana Seres.

Zulsi Maria Teixeira Rohr, coordenadora da Educação Integral, no final do evento, avaliou: “Estamos certos de que as reflexões provocadas pelo simpósio se reverterão em resultados positivos e importantes na rotina das escolas e, em consequência, na vida dos nossos estudantes. Quanto a nós, estamos certos de que ainda há muito a ser feito e esperamos contar sempre com parcerias”.

 
Eveline Corrêa apresenta a experiência de Ensino Médio de Tempo Integral no Ceará.   Ilma Oliveira apresenta a experiência de Ensino Médio em Tempo Integral na Bahia e São Paulo.


Professores participantes, no final do evento.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br