Instituto Aliança promove intercâmbio entre escolas de educação profissional da Bahia e do Ceará  
 

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Alunos participam de dinâmica durante a aula de Projeto de Vida na Escola Joaquim Moreira de Sousa. Professora Helvia fala sobre suas percepções acerca da atividade vivenciada na escola. Ivana, coordenadora do IA, acompanha visita à Eusébio de Queiroz. Dinâmica na aula de Projeto de Vida na mesma escola.


Entre os dias 23 e 25 de agosto, representantes de Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), de Salvador, estiveram em Fortaleza (CE) para conhecer de perto a experiência de duas das 116 escolas de educação profissional onde foram implementadas as unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, criadas e monitoradas pelo Instituto Aliança (IA). A iniciativa é parte do Projeto Incidência em Escolas de Educação Profissional, ainda em estágio piloto na Bahia, que adequa a metodologia do Com.Domínio Digital (CDD) – programa desenvolvido pelo Instituto Aliança há 12 anos – ao currículo escolar das escolas de ensino médio profissional no Estado.

Representando o CEEP Isaías Alves (ICEIA), estavam as professoras Helvia Fonseca e Jemima Teles, além de Luis Henrique e Liliana Silva, respectivamente, gestor e professora do CEEP Carlos Correa de Menezes Sant'anna. Marcio Lupi, que monitora o Projeto em Salvador, representou o IA.

A programação teve início na manhã do dia 23, na sede do Instituto na capital cearense, com as boas-vindas da equipe local. A ocasião incluiu uma dinâmica para levantar as expectativas dos visitantes. “As vivências sempre são muito presentes na metodologia do IA. É uma forma de fazer compreender, na prática, os temas que nos são importantes, que nos mobilizam, que fortalecem a nossa crença. Também é uma alternativa para tornar leves, afetuosos e eficazes os nossos encontros pedagógicos”, enfatizou Eveline Corrêa, coordenadora do IA no Ceará.

Na tarde do mesmo dia, ocorreu a visita à Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz. Logo na chegada, a equipe de Salvador participou da aula de Projeto de Vida, com discussões acerca das “teias das relações” interpessoais. Em seguida, na aula da disciplina Mundo do Trabalho, os visitantes puderam observar aspectos relevantes para a compreensão do mundo corporativo.


 

Apresentação na aula de Mundo do Trabalho na Escola Eusébio de Queiroz

  Apresentação dos projetos da feira científica na Escola Eusébio de Queiroz.
 
Dinâmica na aula de Projeto de Vida na Escola Eusébio de Queiroz.
 

Visitantes assistem à oficina de Projeto de Vida na Escola Eusébio de Queiroz.


Para a professora Liliana Silva, chamou a atenção o compromisso dos alunos nas atividades. “Fiquei muito surpresa ao perceber que todo o grupo estava em sintonia com a proposta da aula. Eram grupos grandes, mas focados e motivados. Foi muito interessante notar a participação e valorização das disciplinas e como se entregavam às atividades apresentadas”, ressaltou a professora. Inaugurada em 16 de maio de 2011 e reconhecida por ser um espaço de educação com a indicação de “padrão MEC”, a EEEP Eusébio de Queiroz reforça o sistema de ensino em tempo integral, profissionalizando jovens para atender às demandas do mercado de trabalho na região.

Na manhã do dia 24, a escola visitada foi a EEEP Joaquim Moreira de Sousa, para a observação da disciplina Projeto de Vida. Diferentemente da escola anterior, a Joaquim Moreira é uma escola adaptada, com menos recursos. Ainda assim, o espaço estava completamente ocupado, a aula foi participativa e o professor estava atento e motivado, apresentando aos alunos ferramentas da neurolinguística.

Após atividade em sala, a turma seguiu para a quadra esportiva, onde o professor estimulou os alunos a entenderem o assunto na prática: com vendas nos olhos, eles tentavam descobrir quais eram os objetos apresentados, por meio de cheiros, texturas e sons. Para Marcio Lupi, o clima de participação caracteriza e fortalece a proposta das disciplinas. “Ontem, estávamos em um centro profissional completamente equipado e estruturado. Hoje, estamos em uma escola adaptada e, mesmo assim, o resultado da metodologia é igualmente perceptível. É emocionante ver a força dessa proposta atuando diretamente no desenvolvimento dos jovens, colaborando no processo de uma aprendizagem interdimensional”, declara.

 

Equipe da SEC BA com gestoras da EEEP Joaquim Moreira de Sousa.

 
Professores baianos observam, ao fundo, a atividade desenvolvida na aula de Projeto de Vida.
 

Alunos participam de dinâmica na aula de Projeto de Vida na Escola Joaquim Moreira.

 
Atividade na quadra esportiva sendo observada pelos visitantes.
 

Professores das escolas ICEIA e Carlos Santana, durante a visita.

 
Visitantes observam professor e alunos em sala de aula.

Na tarde daquele mesmo dia, os professores baianos participaram da formação dos coordenadores do Núcleo de Trabalho e Práticas Sociais – o NTPPS, outro programa desenvolvido pelo IA nas escolas regulares da rede de ensino médio do Ceará. “Foi uma forma de perceber como os gestores dessas escolas lidam com a proposta apresentada pelo IA. Não é o mesmo projeto que vivenciamos em Salvador, mas consegui entender um pouco da realidade de monitoramento do corpo docente e do tipo de relação que se estabelece com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará nesta empreitada”, afirmou o professor e vice-diretor Luis Henrique.

O intercâmbio foi concluído, no dia 25, com um segundo dia de participação na formação. “A compreensão de que o conhecimento é construído na interação entre pessoas e não simplesmente pela transferência do professor para o aluno está em completa sintonia com a proposta dos projetos de incidência do IA. Já comprovamos que essa metodologia é possível no Ceará e, desde o ano passado, em Piracicaba, interior de São Paulo. Agora, estamos iniciando a mesma caminhada em Salvador, com esperança de alcançarmos bons êxitos”, contextualizou Ilma Oliveira, diretora e coordenadora pedagógica nacional do Instituto Aliança.   


Equipe de Salvador com diretora e alunos da escola Eusébio de Queiroz.

Alunos ao final da visita na Escola Joaquim Moreira de Sousa.

Alunos e professores ao final da visita na Escola Joaquim Moreira de Sousa.

 
 
 
 

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