Capacitações movimentam agendas de formação do Instituto Aliança no Ceará e na Bahia  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Vivência de apresentação dos participantes, em capacitação no Ceará. Professor capacitado em atividade com os alunos, na rede cearense. III formação de professores da educação profissional da SEC Bahia.


Dando continuidade ao trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais nas redes públicas de ensino, durante os meses de agosto e setembro, o Instituto Aliança promoveu, nas capitais cearense e baiana, ciclos de formação, desenvolvidos para os coordenadores e professores integrantes dos programas NTPPS (Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais), e incidência em Escolas de Educação Profissional na Bahia.

Em Fortaleza, em agosto, as atividades de formação envolveram 120 professores de 71 escolas de tempo integral (EEMTIs), 64 de tempo parcial (EEMs) e 30 escolas que participaram da avaliação de impacto do BID, com destaque para o detalhamento de planos de aula e alinhamentos conceituais referentes às ações do 3º bimestre.


 

Professores de escolas de tempo integral do Ceará, 3º bimestre.

  Professores de escolas de tempo integral em formação.
 
Formação de professores cearenses, da 3ª série, tempo parcial.
 

Formação de professores da 3ª série das escolas de tempo parcial.


Para Maxmiller Loiola, coordenador setorial do Instituto Aliança (IA), tais ações representaram o fortalecimento de um novo ciclo no processo de transferência da tecnologia do Instituto para as escolas regulares de tempo parcial. “Foi um momento extremamente rico e produtivo. Toda troca de experiência vivenciada entre os coordenadores escolares possibilitou um novo olhar para a gestão do NTPPS nas escolas”.

Ainda em agosto, foi realizado o segundo encontro com 64 coordenadores das Escolas de Tempo Parcial da Rede de Ensino Médio do Ceará, que atualmente vivenciam o processo da transferência da metodologia do IA. O primeiro encontro aconteceu em abril de 2017.

Na programação, ênfase para a devolutiva dessas escolas acerca dos primeiros meses de experiência na condução do NTPPS de forma autônoma, bem como para o alinhamento conceitual e metodológico que impactará diretamente na ação dos coordenadores em suas escolas. A abertura do encontro ficou por conta do coordenador Rogers Mendes e da orientadora Iane Nobre - ambos da gestão pedagógica da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Em sua fala, Mendes destacou a importância e a relevância do NTPPS neste momento de ressignificação do Ensino Médio: “A mensagem simbólica passada pelo Núcleo, ao enxergar e valorizar cada aluno em sua singularidade, é que todos têm o direito de aprender”.


 
Formação de coordenadores das escolas regulares, tempo parcial. Vivência dos objetos.
 

Professor capacitado, com alunos em atividade, na escola Luiza de Teodoro Vieira.


Por sua vez, Cintia Mendonça, coordenadora de área da EEM Menezes Pimentel, destacou os aprendizados gerados com o encontro: Uma das marcas do IA é o zelo e organização na condução das formações. Essas características são evidentes na orientação da metodologia. Sinto-me extremamente feliz por poder participar destas formações, pois voltamos cheios de motivação e vontade de transformar.

Em Salvador, a maratona de capacitações aconteceu entre 4 e 6 de setembro, no Instituto Anísio Teixeira – IAT, com o terceiro ciclo de formação para as unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. Tendo como participantes as equipes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, das escolas Isaías Alves (ICEIA) e Carlos Santana e do Instituto Aliança (IA), o encontro teve como objetivo a fundamentação teórico-metodológica e a instrumentalização dos professores que participam da fase piloto do Programa.

Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança, abriu os trabalhos abordando os antecedentes do Programa de Incidência nas Políticas Públicas de Ensino Médio, com destaque para a trajetória do IA na introdução das socioemocionais na agenda nacional e para a evolução da parceria com a SEDUC-CE e expansão para outros Estados.  



 

Ilma Oliveira, coordenadora pedagógica nacional do IA, na III formação de professores no IAT/SEC, Bahia.

 
Grupo de professores e gestores dos Centros Isaías Alves (ICEIA) e Carlos Santana.
 

Professores, gestores e técnicos da SEC Bahia participando de atividade na formação.

 
Vice diretor do CEEP Carlos Santana participando de rodada de discussão.

O programa de formação, por meio de dinâmicas, vivências, estudo de textos, jogos, vídeos e música, contou também com temas como saúde intelectual, saúde espiritual e aprendizagem cooperativa. Para Ilma Oliveira, coordenadora pedagógica nacional do IA, possibilitar formações como esta impacta diretamente na qualidade dos resultados, bem como na sustentabilidade das ações implementadas. “Um dos papéis principais das formações é apontar também para a sustentabilidade da proposta. Quanto mais seguros e apropriados da nossa metodologia estiverem as equipes, mais garantia teremos da qualidade das atividades pedagógicas realizadas e, consequentemente, maior chance de atingirmos resultados melhores e mais consistentes na sala de aula”, afirmou Ilma.

Também houve, no encontro da Bahia, espaço para partilha das impressões adquiridas na visita das equipes de Salvador ao Ceará. Por meio de uma apresentação em PowerPoint, professores do ICEIA e do Carlos Santana compartilharam impressões e percepções da visita às escolas profissionais de Fortaleza. Jemima Teles, professora de Mundo do Trabalho do ICEIA, destacou a acolhida dos alunos na recepção do nosso grupo. “Percebi que não se tratava de algo que tinha sido ensaiado, preparado. Percebi muita espontaneidade e muita verdade em todas as atividades que observei. Fiquei muito impressionada com a força da metodologia, após algum tempo de implementada”, destacou.

As formações de professores são um dos componentes centrais da experiência de incidência nas políticas de ensino médio do Instituto Aliança. Durante os meses de agosto e setembro, elas envolveram aproximadamente 200 integrantes nos dois Estados, entre professores, técnicos da educação, coordenadores escolares, gestores de escolas e capacitadores.





Encerramento da formação Projeto de Vida e Mundo do Trabalho no IAT/SEC Bahia.

Participantes da formação das escolas de tempo integral 3º bimestre, Ceará.

Encerramento da formação de professores das EEMTIs 3º bimestre, Ceará.

Formação de coordenadores de tempo parcial – Vivência dos Sonhos.

Encerramento da formação de coordenadores das escolas de tempo parcial.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br