Jovens da Escola Social do Varejo participam de Feira da Aprendizagem Profissional

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Sara Barbosa, jovem da ESV-BA, interagindo com o palestrante. Kau Mascarenhas, consultor em DH, ministrando palestra “Altos papos com a juventude baiana”. Marli Costa – presidente da FOBAP. Jovens da ESV participando de dinâmica.

A Escola Social do Varejo (ESV-BA) marcou presença, no dia 10 de agosto, na II Feira da Aprendizagem Profissional, promovida pelo Fórum Baiano de Aprendizagem (FOBAP). O evento teve como objetivo sensibilizar e encorajar os diversos atores da aprendizagem profissional para a implementação e o desenvolvimento de políticas e práticas de promoção do trabalho decente.

 
Apresentação artística na II Feira da Aprendizagem.  

Apresentação de jovens na Feira.

“A participação dos jovens na Feira da Aprendizagem ampliou seus horizontes, fortaleceu a motivação e a autonomia, para que continuem na busca da inserção no mercado de trabalho, além de aproximá-los de outros jovens que já estão empregados como aprendizes, favorecendo a troca de experiências entre eles. Proporcionou também o estreitamento de laços entre a equipe do Instituto Aliança (IA), empresas e instituições certificadoras", avalia Bárbara Pereira, coordenadora de Inserção do IA na Bahia.

 
Jovens da ESV-BA participando da Feira.  

Jovens da ESV-BA na Feira de Aprendizagem.

Solange Leite, coordenadora nacional de inserção da ESV, reforça a importância dessa participação: “A grave retração do mercado de trabalho tem impactado mais agudamente os jovens de primeiro emprego, e a Feira é uma oportunidade de aproximá-los das empresas potencialmente empregadoras de aprendizes”.

 
Jovens da ESV participando de dinâmica.  

Jovens da ESV-BA participando de atividade na Feira.

De acordo com dados do IBGE (2015), mais de 25% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estão desempregados. Dessa forma, “pensar no emprego de aprendizagem é também acreditar na erradicação do trabalho infantojuvenil, além de um direito previsto na legislação”, afirmou Thaís Dumet, da Organização Internacional do Trabalho.

"A Feira trouxe um enorme aprendizado para mim. Reforçou o sentimento de que o importante é perseverar e nunca desistir, e superar os obstáculos! Aprendi que é muito importante me tornar a cada dia uma pessoa 'sijogosa', que, segundo um dos palestrantes, Kau Marcarenhas, significa nunca ter medo, enfrentar os obstáculos e se jogar diante dos desafios. É exatamente dessa forma que vou prosseguindo rumo aos meus objetivos!," garante a jovem Sara Barbosa.

Em sintonia com a avaliação de Sara, Carina Góes, também participante da ESV, comenta: “Saí da Feira com muitas ideias e incentivos. Aprendi que é preciso planejar e agir e que devo estar atenta aos meus desejos e atitudes. Aprendi que é preciso estar alerta ao que é novo, abrindo espaço para as mudanças em nossas vidas”. Isis de Oliveira também pontua: “Foi um dia proveitoso o da Feira de Aprendizagem! Gratidão à Escola Social do Varejo por nos proporcionar essas oportunidades que nos impulsionam a ingressar no mercado de trabalho com responsabilidade e competência”.

Para Milene Abreu, uma das organizadoras da Feira da Aprendizagem, “o momento foi um presente e houve sentimento de união com sensibilização e conscientização das empresas no intuito de trazer um futuro para os jovens”.

A Escola Social do Varejo, em 2017, conta com a parceria do Instituto Walmart, da Fundação Walmart, do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Visão geral da plateia da II Feira da Aprendizagem Profissional da Bahia.

Exposição de fotos “O olhar para juventude na Bahia”.

Grupo de jovens da ESV-BA, ao lado de Bárbara Pereira, coordenadora de inserção, e Ingrid Araújo, educadora.

Jovens da ESV-BA, Bárbara Pereira e Ingrid Araújo na II Feira da Aprendizagem Profissional da Bahia.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br