Diretor-executivo do IA homenageia comunidade japonesa  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Marcos Shimizu, neto de Kyuji Shimizu, o mais antigo representante da colônia japonesa na Bahia, integrou a mesa do evento. Emilton Rosa prestando homenagem aos 109 anos de amizade Brasil-Japão. Equipe do Instituto Aliança e da comunidade japonesa.

No dia 4 de agosto, o Instituto Aliança participou de uma emocionante homenagem prestada pelo nosso diretor -executivo, Dr. Emilton Moreira Rosa, à comunidade japonesa na Bahia. Como ex-cônsul geral honorário do Japão e diretor-cultural da ACBJ-Associação Cultural Brasil Japão do Estado da Bahia, Dr. Emilton não poderia deixar de integrar as comemorações dos 120 anos da Amizade Brasil-Japão e dos 109 anos da Imigração Japonesa no Brasil, que se realizam neste ano. 

 

Emilton Rosa destaca contribuições da comunidade japonesa.

 

Acadêmico Joacir Goes cumprimentando Emilton Rosa.

A homenagem aconteceu no IGHB, atual sede da ALAS-Academia de Letras e Artes do Salvador, e contou com a presença de várias autoridades, artistas, acadêmicos, empresários, amigos e membros da comunidade japonesa na Bahia. Também participaram representantes da Associação Nipo-Brasileira, da Federação Nipo e da Escola de Língua Japonesa. O cônsul do Japão no Recife, Yasuhiro Mitsui, não pôde estar presente devido ao mau tempo, que impossibilitou seu embarque aéreo.

Dr. Emilton fez um balanço das contribuições da cultura japonesa na nossa economia, cultura, genealogia, gastronomia etc. A música obteve destaque na solenidade, nas belas vozes do Coral Kosmos e do Atheneu Musical Osvaldo Devay, ambos compostos por nisseis, sanseis e gaijins (como são chamados aqueles sem ascendência nipônica), sendo uma bela expressão da milenar cultura japonesa em terras soteropolitanas, liderados pela maestrina Eriko Sato e Dra. Ogvalda Devay, ambas participantes da ACBJ.


 

Roberto Mizushima, presidente da Federação Nipo-Brasileira da Bahia.

 

Marcos Shimizu, representando a colônia japonesa.

Pela sua inestimável contribuição à difusão da cultura japonesa quando Cônsul do Japão na Bahia, Emilton também recebeu homenagem de membros da comunidade japonesa, como o advogado Marcos Shimizu, neto de Kyuji Shimizu, hoje com 100 anos e o mais antigo representante da colônia japonesa na Bahia.

A equipe do Instituto Aliança foi representada por Adenil Vieira, Márcia Campos e Áurea Vasques de Carvalho. Ao longo dos seus 15 anos de existência, o IA participou de convocações públicas e recebeu apoio do Fundo Japonês para importantes projetos realizados na Bahia e em outros Estados. “Para nós, é uma alegria imensa participar dessa homenagem pelos vínculos do nosso diretor e da nossa organização com esse admirável povo japonês”, comemora Adenil.

 

Violinistas Ogvalda Torres, presidente da ACBJ, e Eriko Sato, maestrina do Coral Kosmos.

 

Dr. Emilton e Ceres Moreira Rosa.

Equipe do IA e Fusako Ishikawa Lariú, da comunidade japonesa na Bahia.
Da direita para a esquerda: presidente Luiz Claudio, Dr. Emilton Rosa e membros da Academia de Letras e Artes do Salvador, Marcos Shimizu, Itaberaba Sulz Lyra e o secretário Rozendo Ferreira Neto.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br