Grupo de Pesquisa do NTPPS representará o Brasil na Espanha

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Alunos da Escola Prof. Milton Façanha Abreu. Equipe vencedora da Escola Prof. Milton Façanha Abreu, da cidade de Mulungu, representando o Brasil. Alunos da Escola Prof. Milton Façanha Abreu, vencedores do Prêmio Criativos na Escola.

O Projeto Tenda Móvel, de autoria dos alunos Francisco de Oliveira, Pedro Henrique Bezerra de Lima, Darcya Silva, Jackson Lima e Leticia Ferreira, foi um dos ganhadores do prêmio “Desafio Criativos na Escola” em 2016 e, em novembro deste ano, irá representar o Brasil na Conferência Internacional Be The Change, em Madri, na Espanha. Lá, eles irão se encontrar com centenas de jovens de mais de 35 países que desenvolvem projetos de protagonismo social ao redor do mundo.

O Tenda Móvel foi pensado e desenvolvido a partir de aulas do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) na EEM Professor Milton Façanha Abreu, localizada em Mulungu, no Maciço de Baturité, a 120 quilômetros de Fortaleza (CE),  com orientação da professora Déborah Freire. Seu objetivo é promover a ocupação de espaços públicos com audiências, possibilitando que os próprios moradores discutam seus problemas, criem emendas públicas, além de realizarem projetos e ações locais que modifiquem a realidade dos problemas sociais vividos.

Os encontros que serviram de modelo para o Projeto foram realizados com a comunidade do Assentamento de Bastiões, a dois quilômetros de Mulungu. De acordo com Luiz de França, diretor da Escola, “ao longo do tempo, os resultados das audiências públicas realizadas na comunidade foram encaminhadas ao poder público, sendo atendidas dentro do possível”, comemora.

O aluno Pedro Henrique Aleixo Bezerra de Lima conta que o Tenda Móvel surgiu como um trabalho de mobilização para que as comunidades pudessem se estruturar por meio dos grupos e lideranças já existentes. “Além do social, o grupo do Tenda Móvel acredita que o fomento à cultura é uma forma de reduzir a ociosidade e encaminhar melhor jovens e crianças. E com isso, conquistamos muitas amizades, responsabilidades, premiações, mobilizações sociais e o carinho  das comunidades. Sou e serei eternamente agradecido ao NTPPS. Foi através dele que reconheci, senti e agi de forma mais humana e empática com os seres que nos rodeiam”, celebra Pedro Henrique.

Outro idealizador do Tenda Móvel, Francisco Erikson de Oliveira, conta mais detalhes da história: “Minha experiência com esta iniciativa vem da vontade de sair do comodismo e participar de algo que possa transformar a realidade em que vivo e a de tantos/as outros/as que passam por situações difíceis e precárias em minha cidade. Foi pensando nessa realidade que, em equipe, orientado/as por professores/as maravilhosos/as, começamos a realizar pesquisas, por meio dos órgãos públicos de nosso município, e verificamos as necessidades das localidades que estão ao nosso entorno. Reunimo-nos com cadernos repletos de ideias e idealizamos o Tenda, apoiado na metodologia horizontal de Paulo Freire (em que todos/as têm o direito de participação e aprofundamento cidadão) e no conceito contemporâneo de políticas públicas”.


Equipe vencedora do Prêmio Criativos na Escola, que vai representar o Brasil na Conferência Internacional Be The Change, em Madri.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br