Instituto Aliança passa a fazer parte do ConSOC

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Membros do ConSOC. Registros da reunião de instalação do ConSOC, com nova gestão.

O Instituto Aliança foi selecionado para compor a nova gestão do Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConSOC) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), passando a integrar o seleto grupo de organizações que formam uma plataforma de colaboração e consulta permanente, de intercâmbio de informações e conhecimentos, na área social. As outras organizações selecionadas para o ConSOC foram: ANDI, Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, CIEDS, DIEESE, Fundação Amazonas Sustentável, Fundação Roberto Marinho, Fundação Tide Setubal, INI, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, RENOVE, SOS Mata Atlântica, Universidade Federal da Paraíba e Visão Mundial.

Os novos membros foram escolhidos com base no trabalho que desenvolvem e na correlação que mantêm com um ou mais pilares da estratégia de desenvolvimento acordada pelo Banco com os governos de cada país membro. Existem 26 ConSOCs, um para cada país onde o Grupo BID atua. Os temas de colaboração incluem gênero, segurança, infância e juventude, meio ambiente, povos indígenas, afrodescendentes, inovação, acesso à informação, educação e saúde.

 
Hugo Flórez Timorán, representante do BID no Brasil, e Alexandre Meira da Rosa, VP de Países do BID.   Solange Leite (centro), representante do IA, na reunião do ConSOC.

Em parceria com os membros dos ConSOCs, o BID incentiva a participação nas consultas públicas relacionadas a estratégias, políticas e projetos em que o Grupo BID precise da contribuição da Sociedade Civil, entre outras atividades conjuntas.

No dia 29 de agosto, a nova gestão do ConSOC iniciou suas atividades em Brasília. O BID foi representado por Hugo Flórez Timorán, Alexandre Meira da Rosa e Flávia Milano. As contribuições dos participantes e as discussões giraram em torno de questões estratégicas como a percepção da abordagem do BID na sociedade civil e as lições aprendidas pelas organizações da sociedade civil no seu relacionamento com beneficiários.

Na opinião de Solange Leite, representante do Instituto Aliança (IA) na reunião, "em um mundo em que os problemas estão cada vez mais integrados, inter-relacionados, a cooperação entre organizações é uma questão estratégica de sobrevivência. O IA sente-se honrado com o convite do BID em integrar o ConSoc e identifica essa participação como mais uma oportunidade de cultivar alianças e parcerias com outras organizações, conforme está definido no nosso Planejamento Estratégico".

Desde 2006, o BID/Fundo Japonês têm sido importantes parceiros do Instituto Aliança, cooperação que tem possibilitado grandes avanços no alcance da missão da organização. "Estar no ConSOC nos possibilita dar continuidade a essa colaboração, ampliando o nosso escopo de atuação e potencializando a nossa prática“, complementa e celebra Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança.

Reunião com membros do ConSOC e outras organizações da sociedade civil.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br