Técnicos agrícolas do projeto sustentabilidade ATER participam da 10ª capacitação de formação continuada  
 
 

Equipe de técnicos e coordenadores do Instituto Aliança. Planejamento de atividades realizado durante a décima Formação de Técnicos. Técnicos participam de atividade durante a formação.

Entre os dias 3 e 5 de julho, 12 técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural participaram da décima Formação Continuada dos/as Técnicos/as de ATER, promovida pelo Instituto Aliança (IA). A atividade aconteceu no escritório do Instituto, em Itamaraju, município do Extremo Sul baiano. Socializar as experiências dos/das participantes em relação ao trabalho realizado, avaliar o último trimestre de execução do projeto e planejar as ações até setembro foram os principais objetivos do encontro.

A décima edição da Formação integra um conjunto de ações previstas no Projeto Sustentabilidade ATER, iniciado em 2016, e faz parte de um processo continuado que permite aos técnicos partilhar experiências de campo e conhecimentos que permitem a implementação de práticas agroecológicas nas Unidades Produtivas Familiares (UPF) beneficiadas, além de manter a equipe coesa e cada vez mais empenhada com os objetivos do Projeto.

"As formações são necessárias para o alinhamento e resoluções das pendências da Equipe Técnica. Manter o vínculo entre a equipe e coordenação, as técnicas utilizadas e as metodologias aplicadas durante as formações me auxiliam no desenvolvimento do meu trabalho, organização e administração do tempo das tarefas, além de contribuir para minha formação profissional e pessoal", destacou Josemar Brito Barbosa, técnico agrícola do Projeto.

Ao todo, já foram realizadas mais de 320 horas de capacitação técnica e prática dos profissionais integrantes da equipe do Instituto Aliança. Todas as ações foram planejadas e executadas pela assessora pedagógica do Projeto, Ana Claudia Machado, por meio de metodologias participativas.

Durante a formação continuada dos técnicos agrícolas que atuam no atendimento às famílias dos educadores com base nos princípios da Pedagogia de ATER, a equipe avalia o trabalho individual e coletivo, aprimorando seu fazer junto às famílias de agricultores. Os participantes também têm a oportunidade de facilitar técnicas, como parte de um processo de apropriação da metodologia participativa, com a qual planejam e executam as reuniões coletivas no campo.

“As formações são momentos únicos em que podemos desfrutar da experiência de cada um e juntos conseguimos buscar soluções para muitas questões. É de fundamental importância a metodologia participativa tão bem apresentada por Ana Claudia, que nos impulsiona a buscar o novo e a compartilhar dessa metodologia com nossos produtores. As formações são verdadeiras aula, em que é cumprido o papel de direcionar o conteúdo de forma dinâmica, positiva, e com certeza as formações nos engrandece profissionalmente como técnicos educadores", ressaltou Norma Ferreira de Lima, técnica agrícola do Projeto.

Gilney Oliveira Nunes concorda com a importância da partilha das metodologias trazida pela colega e completa afirmando que o processo de formação continuada também contribui para melhorar a relação entre os técnicos e a coordenação. “Nas reuniões de formação, melhoramos a interação entre técnicos e coordenação do Projeto. Aprendemos principalmente com a assessoria pedagógica a melhorar nossa atuação nas atividades em grupo e também no campo. Aprendemos técnicas de metodologia participativa, fazemos o balanço do que foi feito e fazemos a projeção para o próximo trimestre. Considero um encontro de muita importância, pois é também uma forma de a gente se organizar”, disse o técnico agrícola que integra a equipe.

Saiba mais – O Projeto Sustentabilidade ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), meio executado pelo IA, é resultado de uma Chamada Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, por meio da Bahiater, e tem ações previstas até março de 2019 no Território do Extremo Sul da Bahia.

 
 
 
 

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