Projeto #RefazendoSonhos certifica a 5ª turma de adolescentes
no município de Simões Filho
 
 
 

Adolescente durante apresentação sobre Projeto de Vida na certificação. Equipe do IA com parceiros locais. Educadores durante a entrega dos certificados. Adolescentes em homenagem à equipe de formação.


Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de certificação de 78 adolescentes da 5ª turma do Projeto #RefazendoSonhos (#RS), realizada no dia 10 de agosto. O evento aconteceu no salão de eventos da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Cidadania (SEDESC), em Simões Filho (BA). Participaram membros da equipe do Instituto Aliança, representantes da Rede de Proteção, autoridades do município, educadores da organização peruana Tecsup, parceira do Instituto Aliança, e muitos familiares dos adolescentes. O #RefazendoSonhos é um projeto financiado pela KNH Brasil desde 2016, que tem como objetivo prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes.


 

Grupo de egressos do #RefazendoSonhos prestigiando a cerimônia.

 

Adolescentes certificados: Alef Cerqueira, Maurício Ferreira, Danilo Almeida, Fernanda das Mercês, Marcelo de Jesus, Maria Eduarda Passos, Ericka Santos e Keven Silva.


“O Projeto #RefazendoSonhos está contribuindo para a formação de uma nova geração no município, mais sensível, comprometida e voltada para as questões que afetam a vida das pessoas, principalmente a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, tema ainda silenciado nas dores de quem viveu e vive essa triste violação. Essa geração contribui para essa quebra de paradigmas e certamente influenciará as mudanças mais amplas no território”, afirmou a diretora técnica do Instituto Aliança e coordenadora geral do #RS, Ilma Oliveira. Ela destacou ainda que toda trajetória de formação vivenciada até 2018 tem colaborado de forma concreta com a delicada realidade de Simões Filho, município que tem preocupantes indicadores sociais.

 

Adolescentes certificados: Gislaine dos Santos e Iago Santana.

 
Adolescentes certificados: Carlos dos Santos, Cláudio da Silva, Pedro Henrique, Matheus Miranda, Samuel Soares, Eduardo Oliveira, Eduardo Cardoso e Joanderson Ribeiro.

Os depoimentos emocionados de adolescentes e seus familiares sobre o processo de transformação vivenciado no curso confirmaram a avaliação da coordenadora do Projeto. “Eu me sinto muito satisfeito com esse curso e muito agradecido pelo #RefazendoSonhos ter ajudado minha filha. Antes, ela não conversava com a família e a gente discutia muito. Depois que ela entrou aqui, ela passou a dialogar mais com a gente, a respeitar os parentes e, sobretudo, a se dedicar mais à escola. Nunca tinha visto essa menina tão focada nas tarefas escolares, muitas vezes até tarde da noite. Faço questão de agradecer a vocês pelo cuidado com ela e por essa parceria que eu espero que dure e que precisa continuar ajudando outros adolescentes de Simões Filho”, declarou Gilmar Pereira, pai de Mary Grace, uma das adolescentes certificadas. Contribuir para o fortalecimento do vínculo dos adolescentes com a escola e melhoria do desempenho escolar é um dos objetivos do Projeto e, por isso, são desenvolvidas atividades sistemáticas para garantir que o objetivo seja alcançado.

 

Adolescentes certificados: Ebert Menezes, Diego Bispo e Gustavo Alves.

 
Adolescentes certificados: Kariny de Jesus, Humberto Farias, Lorena Coelho e Raissa Souza.

Ismael Soares, 15 anos, adolescente certificado, reforçou as boas mudanças presentes no depoimento de Gilmar, relembrando a sua própria trajetória de crescimento pessoal no grupo. “O Projeto #RefazendoSonhos foi uma grande oportunidade que surgiu quando eu menos esperava. No primeiro dia cheguei tímido, mas logo fiz amizades que vou levar para toda vida e aprendi mais sobre dialogar, sobre respeito, comunicação, integração, liderança e, o mais importante, sobre considerar essa nova família que carrego comigo todos os dias. A parte mais satisfatória do curso foi quando pude usar os meus talentos para ajudar. A temática que mais mexeu comigo foi integração, pois tivemos que trabalhar em grupo e exercitar a liderança que eu não sabia que tinha”, contou e agradeceu: “Obrigado por tudo!”.

Durante toda a programação, a equipe local – formada pelas educadoras Jose Eloy e Taís Tavares, pelos estagiários Jamile Ferreira e Carlos Eduardo Silva, pelo apoio administrativo Gabriela Ferreira e pelos coordenadores pedagógico e técnico Márcio Lupi e Sandra Santos – acompanhou atenta e emocionada os depoimentos dos adolescentes e de seus familiares.

“Essa turma nos trouxe muitos desafios e aprendizados, já que lidamos com adolescentes advindos de realidades de alta vulnerabilidade. A solenidade da certificação teve um sentido ainda mais especial por termos realizado, pela primeira vez, na área externa do Núcleo, o que permitiu que eles se sentissem mais acolhidos e mais à vontade para falar. Os depoimentos foram muito emocionantes, pois eles conseguiram retratar toda a vivência no Projeto”, afirmou a educadora Taís. “Percebemos na apresentação que foi feita para o público presente que eles conseguiram refletir sobre os aprendizados de cada temática e transformá-los em algo prático. Percebemos isto também no texto dos mestres de cerimônia, que foi totalmente construído por eles, com aspectos característicos da nossa proposta, o que permitiu que eles falassem com muita naturalidade e emoção”, completou Jose.

 

Momento de convivência durante o coquetel.

 
Público presente na certificação.

Próximos passos - A certificação é a culminância de um intenso processo de formação e transformação pessoal e social dos educandos e das educandas. A expectativa da equipe do IA é que os/as adolescentes certificados/as ingressem no #RefazendoEmMovimento, para dar continuidade às atividades de mobilização e de prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no município. O #RSM foi criado em 2017, a partir do envolvimento dos adolescentes egressos do Projeto, com a proposta de dar continuidade às ações no município. Está organizado com o núcleo de teatro, de comunicação e, em processo de criação, o observatório juvenil de prevenção e enfrentamento da violência sexual.


Entrega dos certificados por parceiros e equipe local.

Turma 2018.1.

Grupo comemorando o recebimento dos certificados.

Foto oficial da turma 2018.1 com equipe.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br