Aliança NEO Brasil capacita educadores e fortalece processo de autoavaliação em 29 unidades de ensino profissionalizante de Pernambuco

 
 
 

Décima turma da capacitação em Educação 3.0, que aconteceu no Armazém da Criatividade,em Caruaru – PE, desenvolvida pelo CESAR School, em parceria com o Instituto Aliança.


Em agosto, a Aliança NEO (New Employment Opportunities) Brasil, que tem o Instituto Aliança (IA) como agência executora, avançou no fortalecimento e disseminação da iniciativa, cujo objetivo principal é melhorar, até 2020, as oportunidades de trabalho para jovens de Pernambuco, com idade entre 14 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade. Com esse intuito, entre os dias 27 e 30 de agosto, foi realizada a 10ª edição da Capacitação Educação 3.0, desenvolvida pela CESAR School, na qual três novas turmas de educadores de escolas do interior pernambucano foram formadas. No mesmo mês, foi concluído o processo de autoavaliação de 29 escolas de ensino médio de Pernambuco e elaborados dois Planos de Melhoria, um para escolas da Secretaria de Educação e outro para o SENAI, parceiros do Programa. Sete professores, que passaram pela capacitação, começaram a atuar como multiplicadores nas instituições de ensino do Estado.

 “Uma das metas da Aliança NEO no Brasil é inovar e aperfeiçoar os serviços de formação e orientação vocacional oferecidos pelos educadores de 100 escolas de educação profissional da Secretaria de Educação e do SENAI”, explicou a coordenadora da iniciativa, Neylar Coelho Lins. Ao todo, já são 96 instituições beneficiadas pelas ações da Aliança NEO Brasil, entre Escolas Técnicas Estaduais, Unidades Estaduais de Educação à Distância e Unidades de Formação Profissional Técnica do SENAI de 60 municípios de Pernambuco, além da capital do Estado, Recife.



 

Educadores das escolas situadas no interior do Estado iniciaram a participação na Iniciativa NEO.

 

A metodologia Educação 3.0 propõe aos educadores o uso com criatividade dos recursos disponíveis.

Capacitação Educação 3.0 - Iniciativas como o curso de Educação 3.0 são parte das ações destinadas ao cumprimento da meta citada pela coordenadora. Na edição que ocorreu em agosto – a 10ª já realizada no âmbito do projeto – participaram mais de 25 educadores e educadoras de Caruaru, a 130 km de Recife. O objetivo da capacitação foi auxiliar os educadores a lidarem com os desafios inerentes aos novos contextos e arranjos de aprendizagem, tornando-os aptos a prepararem os jovens para a realidade de um mundo digital e imediatista.


 
Na prototipagem, educadores testam suas ideias.  

Metodologia da capacitação: educadores apresentem sínteses dos conteúdos expositivos.


O treinamento foi realizado no Armazém da Criatividade do Polo da Moda de Caruaru, visando oferecer aos educadores a vivência em um espaço pedagógico criativo e adequado à nova metodologia pedagógica. Os Armazéns da Criatividade são estruturas especiais de suporte à inovação e ao empreendedorismo que atuam de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia, em estreita articulação com o setor produtivo e com as políticas públicas da região onde se localiza. Fazem parte da expansão do Porto Digital (também integrante da Aliança NEO Brasil) e da política de interiorização da economia do conhecimento.

Para a gerente-geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação de Pernambuco, Socorro Rodrigues, “a formação em Educação 3.0 contribui para o uso de novas tecnologias em sala de aula nas nossas escolas de ensino médio, sejam na região metropolitana, sejam no interior do Estado. As turmas desse ciclo de interiorização possibilitaram a participação de 37 escolas e habilitação de 106 educadores de ETEs (Escolas Técnicas Estaduais) e EREMs (Escolas de Referência em Ensino Médio), para aplicação de novos métodos de ensino. Registramos uma excelente aceitação ao Projeto NEO/BRASIL”. Segundo Marcela Cox, do CESAR School, parceiro do IA responsável pelo desenvolvimento e implementação da Capacitação em Educação 3.0, a ideia é ampliar ainda mais o alcance da capacitação: “Ainda teremos outras 3 turmas em setembro, acontecendo em Caruaru”, informou Marcela.



 
Os educadores exercitam a prototipagem para solução de problemas.  

Protótipo construído.


Ganhando escala - Como parte da estratégia de sustentabilidade da Capacitação em Educação 3.0, sete  educadores capacitados foram preparados para atuarem como multiplicadores nas redes da Sec Educação e do SENAI, de forma a ampliar a aplicação das inovações e beneficiar um maior número de jovens. Professora da base técnica da Escola Técnica de Santa Cruz do Capibaribe e uma das multiplicadoras formadas, Julianna Gomes compartilhou seu contentamento: “Ao participar da capacitação NEO como multiplicadora, pude absorver ainda mais os conhecimentos disponibilizados na capacitação. Cada nova semana foram inúmeros novos aprendizados e compartilhamentos. Acredito que a maneira como a capacitação de multiplicadores foi pensada foi ideal para que possamos adquirir amadurecimento sobre os assuntos abordados e autonomia suficiente para multiplicar os conhecimentos. Meu primeiro pensamento ao participar da capacitação NEO foi ‘todos os professores da rede precisam participar desta capacitação’. É uma honra participar deste projeto como multiplicadora e repassar estes conteúdos para outros professores”.

 
De final de agosto a final de setembro, 200 professores passaram pela capacitação.  

Definição dos indicadores a serem alvo do Plano de Melhoria.


Fortalecendo as instituições - Outro objetivo do NEO é melhorar e fortalecer os serviços de apoio à empregabilidade oferecido aos jovens pelas escolas, a partir dos resultados de um processo de autoavaliação com base nos Parâmetros de Qualidade NEO, que promove uma reflexão profunda sobre as práticas desenvolvidas e possibilita a elaboração de Planos de Melhoria. O resultado do diagnóstico de 29 escolas, concluído em agosto, ofereceu informações sobre onde é preciso fazer melhorias, considerando 8 dimensões de qualidade, 17 padrões e 92 indicadores. Desenvolvido para o NEO pela International Youth Foundation, este sistema resulta dos aprendizados do programa Entra21, financiado pelo FOMIN, que beneficiou mais de 137.000 jovens em 22 países da América Latina e do Caribe.

Em agosto, além do processo de autoavaliação das 29 escolas, foi concluída a elaboração de dois Planos de Melhoria, sendo um para a Secretaria de Educação e outro para o SENAI. O NEO apoiou a construção desses Planos de Melhoria realizando Oficinas com os gestores e diretores das unidades que se autoavaliaram e definindo de forma coletiva a priorização e escolha dos indicadores para os quais deveriam ser propostas ações de melhoria. “O desenvolvimento dos Planos de Melhoria permite que cada organização que faz parte do Programa NEO fortaleça ainda mais seus serviços com base no diagnóstico sobre os indicadores cujo efetivo cumprimento pode melhorar as oportunidades de jovens no mundo do trabalho”, ressaltou a coordenadora local do NEO, Adriana Franco.

Saiba mais – O Programa New Employment Opportunities (NEO) é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) e sua Unidade de Mercados do Trabalho (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX, Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart, com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego para jovens da América Latina. No final de 2017, a iniciativa NEO estava presente em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil.  A Aliança NEO no Brasil – cujas atividades serão desenvolvidas até 2020 – tem como objetivo incrementar as oportunidades de trabalho para jovens de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social no estado de Pernambuco.  


 
Diretores das escolas discutem priorizações para o Plano de Melhoria.  

Oficina reuniu gestores e equipe técnica da Secretaria para a análise e priorização de atividades, a partir da autoavaliação.

 
 
 
 

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