Instituto Aliança, professores e jovens apresentam o NTPPS para pesquisadores da Lemann

 
 
 

Representantes do Instituto Aliança Ceará e pesquisadores da Fundação Lemann. Alunas da EEMTI Estado do Amazonas apresentando seus portfólios de atividades. Alunos da EEMTI Jenny Gomes apresentando o Projeto de Pesquisa. Apresentação dos alunos da EEFM Dr. César Cals.

O objetivo do Núcleo é dar apoio às escolas para promoverem a reorganização curricular do ensino médio, com o intuito de capacitar os jovens para ingressar na faculdade ou no mercado de trabalho. Porém, o NTPPS faz muito mais do que isso: ajuda criando não só alunos, mas pessoas melhores, que saem mais preparados para a vida, por se conhecerem e saberem o que querem, melhorando o convívio e as relações, melhorando o mundo”.

Foi assim que o estudante José Vlauberto, da EEFM Governador César Cals, de Oliveira Filho, no Ceará, explicou para as pesquisadoras Kássia Bobadilla e Larissa Stolar, da Fundação Lemann, a proposta do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), iniciativa da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE) em parceria com o Instituto Aliança. A visita das pesquisadoras ao Ceará aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro e fez parte de um mapeamento da Fundação sobre intervenções voltadas para competências socioemocionais em nível nacional e internacional.

 
Fala do coordenador Pontes Neto, do Instituto Aliança, destacando a importância do NTPPS na EEMTI Estado do Amazonas.  

Acolhida dos alunos da EEMTI Estado do Amazonas para os visitantes da Fundação Lemann, SEDUC e Instituto Aliança.

 
Pesquisadoras da Fundação Lemann, representantes da SEDUC e Instituto Aliança.  

Professora Naiara, da EEMTI Estado do Amazonas, conversando com os alunos sobre a pesquisa do NTPPS.

 
Troca de experiências com os alunos da EEMTI Estado do Amazonas.  

Roda de conversa com os alunos da EEMTI Estado do Amazonas e as pesquisadoras da Fundação Lemann.

O NTPPS está presente em 192 Escolas Regulares de Tempo Integral e Tempo Parcial da rede pública de ensino médio do Ceará. Foi para conhecer de perto esta experiência exitosa que as pesquisadoras estiveram com a equipe do IA, para conversar sobre a proposta teórico-metodológica, e foram in loco entender como ela funciona. Foram visitadas a EEMTI Estado do Amazonas, localizada no bairro Bela Vista, a EEMTI Jenny Gomes, em Aerolândia, e a EEFM Gov. César Cals, localizada no bairro Farias Brito, todas em Fortaleza, capital cearense. Além de Kássia e Larissa, a visita foi acompanhada pelos coordenadores Pontes Neto e Ivana Fernandes, do IA, e por Iane Nobre, coordenadora da CODEA na SEDUC. As duas EEMTIs iniciaram a vivência do NTPPS em 2017 e a Escola Gov. Cesar Cals em 2012, integrando o grupo de 12 escolas piloto com o Programa.

 
Reunião com o diretor Elizeu Rodrigues sobre a experiência piloto do NTPPS na escola.  

Alunos e equipe da EEFM Dr. César Cals recepcionando as pesquisadoras da Fundação Lemann, SEDUC e Instituto Aliança.

 
Alunas conversam sobre o impacto positivo do NTPPS em suas vidas.  

Momento de diálogo com os alunos da EEFM Dr. César Cals.

 
Roda de conversa com os alunos e pesquisadoras da Fundação Lemann.  

Alunos da EEFM Dr. César Cals destacando a importância da pesquisa do NTPPS.

Para Rodrigo Lira, professor de Filosofia e do NTPPS da EEFM César Cals, “foi um prazer receber o Instituto Aliança e os representantes da Fundação Lemann para conhecer nossa escola e nosso trabalho. Temos muito orgulho da Escola César Cals e de toda a trajetória com o NTPPS, sendo empolgante relatar o quanto o projeto impacta na realidade dos nossos estudantes e da nossa escola como um todo. Esperamos ter contribuído para mostrar a importância do trabalho de desenvolvimento socioemocional na educação e com isso ajudar iniciativas como o Núcleo a se multiplicarem”. Os alunos que participaram deste momento se emocionaram ao falar de suas experiências com o projeto e de como as aulas afetaram suas vidas.

A coordenadora do CODEA, Iane Nobre, também revelou sua satisfação com a atividade. “Fiquei muito contente com o resultado das visitas porque, mais que coletar informações, proporcionamos às pesquisadoras um momento valioso de reflexão sobre as práticas e sobre os impactos imediatos das ações do NTPPS no cotidiano dos estudantes e professores. Pudemos perceber o quanto a educação integral pode transformar a impressão que os jovens têm da escola e do processo educativo, o que também contribui para a melhoria dos resultados acadêmicos e do clima escolar. Saímos das visitas com a certeza de que estamos no caminho certo!”.

 
Professora Marta, da EEMTI Jenny Gomes, apresentando a pesquisa "O lixo na comunidade".  

Kássia e Larissa, pesquisadoras da Fundação Lemann.

 
Alunos da EEMTI Jenny Gomes apresentando a pesquisa "O lixo na comunidade".  

Aluno da EEMTI na apresentação do seu projeto de pesquisa.

 
Alunos da EEMTI Jenny Gomes recepcionando a Fundação Lemann, SEDUC e Instituto Aliança.  

Depoimentos de alunos sobre o NTPPS durante o encontro.

Equipe e alunos da EEMTI Jenny Gomes, Fundação Lemann, SEDUC e Instituto Aliança.
EEFM César Cals.
 
 
 
 

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