Equipe da Unesco Peru visita escolas no Ceará beneficiadas por projetos do Instituto Aliança

 
 
 

Alex Ríos e Maria Tereza Estefania em reunião no escritório do IA. Equipe do IA CE com visitantes. Alex Ríos dialogando com os jovens na EEEP Jaime de Alencar. Eveline Corrêa, do IA, interagindo com jovens e visitantes durante o encontro na EEMTI Mathias Beck.

Para conhecer os Programas de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais realizados pelo Instituto Aliança nas escolas da rede pública de ensino médio do Ceará e participar da IV Capacitação de Profissionais da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC/CE), estiveram no Ceará, entre os dias 28 e 31 de agosto, os técnicos da Unesco Peru, Alex Ríos e Maria Tereza Estefania. Outro importante objetivo da visita foi discutir um Termo de Cooperação com o IA, que irá apoiá-los na realização de uma intervenção similar em escolas rurais de quatro diferentes territórios no Peru.

Para entender melhor o impacto da metodologia utilizada pelo IA, os visitantes conversaram, no dia 28 de agosto, com jovens, professores e gestores da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime de Alencar e da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Mathias Beck, onde o Instituto Aliança realiza, desde 2012, um projeto de desenvolvimento de competências socioemocionais. A metodologia envolve capacitação e monitoramento de educadores e elaboração de material didático para subsidiar o trabalho docente.

 
Maria Tereza, Pontes Neto, Eveline Corrêa, Cidinha Carvalho e Alex Ríos.

  Adenil Vieira com os visitantes, na sede do IA, no Ceará.

Além de uma maior compreensão das propostas implementadas nas escolas, a visita promoveu a interação com diretores, coordenadores, professores e estudantes, que disseram, a partir de seus pontos de vista, como o desenvolvimento de competências socioemocionais impacta nos estudantes, como sujeitos e como grupo, e no ambiente escolar como um todo. “A roda de conversa com os representantes da Unesco Peru na nossa escola foi uma oportunidade única para dialogarmos sobre as conquistas com o Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS). Na ocasião, foi possível mostrar aos visitantes várias situações positivas que conseguimos vivenciar na escola através do NTPPS, bem como apresentar resultados concretos com as pesquisas realizadas pelos nossos alunos. Passar essas experiências para outras realidades é sempre interessante, pois assim fazemos um intercâmbio e conhecemos um pouco sobre a educação em outros locais, sendo possível também avaliarmos nossas práticas educativas”, partilhou a professora Roberta Maia, do NTPPS na EEMTI Matias Beck.

 
Alex Ríos dialoga com estudantes e diretora da EEMTI Mathias Beck.

  Professores da Mathias Beck falam sobre a experiência do NTPPS.
 
Visitantes trocam informações com gestora e alunos da Mathias Beck.

  Professora responde ao visitante sobre o funcionamento do NTPPS.
 
Alex Ríos fala sobre o projeto a ser implementado no Peru, na Escola Mathias Beck.

  Maria Tereza houve o depoimento dos estudantes da Mathias Beck.

Na sequência, os visitantes participaram da IV Capacitação de Profissionais da Educação promovida pela SEDUC. A atividade prevê a certificação de 40 profissionais, que, ao final do curso, estarão aptos a replicar a metodologia do IA. Participaram da capacitação técnicos da Secretaria de Educação, CREDEs e SEFOR, com o objetivo de formar formadores, criando uma capacidade instalada da SEDUC que permita a continuidade dos Programas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho nas EEEPs e do NTPPS na rede regular de ensino.

No último dia da visita, parte da equipe da coordenação do IA reuniu-se com Alex e Maria Teresa para trocas e compartilhamento dos projetos que desenvolvem no Brasil e no Peru, com uma discussão mais detalhada do desenho da intervenção que será realizada pela Unesco, em 2019, nas escolas rurais de ensino médio do Peru, em quatro territórios: Amazonas, Cusco, Ayacucho e Piura.


 
Visita à EEEP Jaime Alencar.

  Alex Ríos e gestor Camilo Karol, da EEEP Jaime Alencar.
 
Roda de conversa com os alunos da EEEP Jaime Alencar e representantes da Unesco Peru.

  Aluna da EEEP Jaime Alencar compartilhando o impacto positivo da metodologia do IA na sua vida.
 
Troca de experiências entre alunos, representantes da Unesco e equipe do Instituto Aliança.

  Registro da visita à EEEP Jaime Alencar por Alex Ríos, da Unesco Peru.

“Finalmente conseguimos visitar um Núcleo do NTPPS e uma EEEP e aprendemos muito. Ao retornar, teremos muito a informar à equipe responsável pela condução do Projeto Unesco Peru, que tem como um de seus objetivos melhorar as habilidades socioemocionais de estudantes e professores de escolas secundárias rurais em quatro territórios”, garantiu o oficial de Projetos da Unesco Peru, Alex Ríos.

A coordenadora nacional do Programa de Incidência em Escolas de Ensino Médio do Instituto Aliança, Adenil Vieira, reforçou a alegria em receber a visita dos oficiais da Unesco Peru. “Para o Instituto Aliança é sempre uma alegria poder acompanhar parceiros nas visitas às escolas de ensino médio do Ceará. A rede cearense é hoje uma referência nacional e até internacional, e nos sentimos gratificados por ter contribuído com essa história, principalmente no que diz respeito à incorporação das competências para a vida no currículo dessas escolas”, destacou Adenil.

 
Representantes da Unesco Peru e equipe do Instituto Aliança na Formação de Multiplicadores.

  Apresentação de Alex Ríos na Formação de Multiplicadores.
 
Maria Tereza, da Unesco, participando da vivência ''Minha família é assim''.

  Participantes da Formação de Certificadores com a presença de Alex Ríos, da Unesco.
 
Maria Tereza, da Unesco, participando da vivência "Colheres Cooperativas".

  Participantes da Formação de Multiplicadores com Alex Ríos, da Unesco Peru.

Equipes das CREDEs, SEFOR, SEDUC, Unesco Peru e Instituto Aliança na abertura da Formação de Multiplicadores.

Equipes das CREDEs, SEFOR, SEDUC, Unesco Peru e Instituto Aliança na Formação de Multiplicadores.

Núcleo Gestor e professores da EEEP Jaime Alencar com representantes da Unesco Peru e Instituto Aliança.

Núcleo Gestor e professores da EEMTI Matias Beck com representantes da Unesco Peru e Instituto Aliança.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br