IA celebra terceiro ano de parceria com a Fundação Walmart na Iniciativa Global de Empoderamento de Mulheres

 
 
 

Jovens selecionadas da nova turma da ESV PE 2018.2. Equipe de Pernambuco, com jovens egressos voluntários da ESV 2018.1, no processo seletivo da nova turma. Equipe da ESV BA. Equipe do Programa de Incidência do Ceará.

Foi com muita alegria que o Instituto Aliança (IA) celebrou, em setembro, a renovação da parceria com a Fundação Walmart (FWM) pelo terceiro ano consecutivo. A renovação garante a continuidade do Programa “Iniciativa Global de Empoderamento Econômico das Mulheres”, voltado para a inserção qualificada de mulheres no mercado de trabalho. O Programa incide sobre duas grandes e importantes áreas de atuação do IA: inserção socioprodutiva de jovens, por meio do Programa Escola Social do Varejo em Pernambuco e na Bahia, e incidência em políticas de educação no ensino médio, no Ceará.

Criado pela Fundação Walmart em 2011, o Programa visa melhorar a vida das mulheres em todo o mundo, oferecendo mais treinamento, acesso ao mercado e oportunidades de carreira para quase um milhão de mulheres. “A iniciativa de Empoderamento Econômico das Mulheres do Walmart (WEE) reúne empresas e filantropia para criar oportunidades para mulheres em cadeias de fornecimento de produtos em todo o mundo. Por meio dessa iniciativa, envolvemos empresas pertencentes a mulheres comprando produtos e serviços para nossos negócios nos EUA e trabalhamos com organizações para treinar mais de 1 milhão de mulheres que trabalham em fazendas, fábricas e varejo em toda a cadeia de fornecimento global”, explicou a gerente sênior II, de Oportunidade de Carreira, da Fundação Walmart, Danielle Goonan.


 

Reunião de coordenação para informes sobre os monitoramentos do 4º bimestre.


 

Reunião de coordenação para alinhamento pedagógico.

 

Equipe Instituto Aliança Ceará reunida para planejamento das atividades pedagógicas e específicas.

 

Equipe Instituto Aliança Ceará celebrando a renovação da parceria.

 

Equipe do Ceará comemorando mais um ano de apoio da FWM.

 

Integrantes da equipe agradecendo a parceria.

Integrantes equipe Instituto Aliança Ceará.

No Ceará, desde 2016, a Fundação Walmart vem apoiando a formação de professores e o monitoramento da implementação das disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho nas Escolas Profissionais e o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) em escolas da rede regular. Já foram beneficiados/as 84.000 jovens. Em 2018, a metodologia participativa desenvolvida pelo IA foi ampliada para mais 311 Escolas da Rede Pública de Ensino Médio cearense, contribuindo para que 140.492 estudantes desenvolvam ou potencializem suas competências socioemocionais e seus Projetos de Vida.

Em Pernambuco e na Bahia, desde 2016, a Fundação Walmart beneficiou, ao longo desses três anos, 2000 jovens da Escola Social do Varejo (ESV). Para a coordenadora pedagógica nacional da ESV, Ilma Oliveira, tem-se muito o que celebrar com a parceria. “A renovação da parceria foi recebida com muita alegria pela equipe do Instituto Aliança, que se sente feliz em poder dar continuidade a esse Programa que, ao longo dos últimos anos, tem proporcionado a muitos jovens em situação de vulnerabilidade uma oportunidade formativa que, de um lado, reforça a missão institucional do Instituto Aliança e FWM e, de outro, oferece condições para esses indivíduos serem os protagonistas de suas próprias histórias de vida”. Para a coordenadora setorial do Programa, Roberta Albuquerque, “a alegria é enorme em saber que teremos a continuidade dessa parceria que tanto contribuiu para a formação de jovens. São anos de investimento em transformação de vidas e construção dos seus Projetos de Vida, que norteiam e os empoderam”.


 
Realização da prova de português e matemática para entrada no Projeto.
  Preenchimento de questionário de seleção para participar da ESV.
 

Organização de equipes para a dinâmica do teatro.

 

Jovens apresentando a dinâmica do teatro com o tema piercing e mercado de trabalho.

 

Processo seletivo de jovens na BA: dinâmica da bola, para identificar possíveis lideranças.

 

O jovem Iego Ferreira dizendo por que deve ser selecionado para a ESV.

Perspectivas - Em 2019, a FWM vai oferecer, no Ceará, suporte para que o processo de transferência da implementação da metodologia do IA seja concluído e a rede de profissionais que atua nas escolas possa plenamente incorporar esse modo de construir conhecimento de um jeito mais dinâmico, integrado e alinhado com os desejos e expectativas dos estudantes.

“Parcerias comprometidas e implicadas na busca pelos melhores resultados são, além de tudo, fontes de aprendizado e inspiração para todos os integrantes do Instituto Aliança. Por isso, celebramos com um especial agradecimento todo o suporte recebido da FWM, que tem permitido tornar estes Programas uma política de educação para o ensino médio no Ceará”, celebrou a coordenadora geral do IA no Ceará, Eveline Corrêa. De acordo com ela, a utilização de uma metodologia ativa de intervenção, que alia diversas estratégias que promovem a participação, o empoderamento e o desenvolvimento de competências socioemocionais dos participantes, busca sobretudo que cada um se perceba como sujeito relevante no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento de suas potencialidades.


 

Jovem selecionada para a turma 2018.2 de PE.

 

A alegria da jovem selecionada para a ESV PE 2018.2

 
Educador DPS, Jocemar Filho, realizando processo seletivo em Pernambuco.

  Jovens participando de dinâmica de grupo do processo seletivo ESV 2018.2 em PE.
 

Realização da prova de português e matemática para entrada no Projeto, em PE.

 

Realização da prova de português e matemática para entrada no Projeto.

Escola Social do Varejo Semipresencial EAD - A Fundação Walmart financia, desde 2016, a Escola Social do Varejo Semipresencial EAD, na Bahia e em Pernambuco. Nesse segundo semestre, nos dois Estados, será realizado o modelo presencial para o desenvolvimento de competências socioemocionais aliado à de educação à distância, para as disciplinas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Contexto das Relações do Varejo, por meio de uma plataforma online, criada especialmente para o Programa Escola Social do Varejo (ESV), com recursos da FWM. Esse modelo obteve resultados tão positivos, ao longo dos últimos dois anos e, por isso, será estendido para outros Estados.

No segundo semestre de 2018, por meio do financiamento da FWM, a formação terá 330 horas, com início na segunda semana de outubro e previsão de término na segunda semana de fevereiro de 2019. A expectativa é que ao final da formação os jovens tenham adquirido habilidades básicas e conhecimentos técnicos necessários para responder às demandas do mercado de trabalho varejista e a expectativa é que sejam alcançados resultados tão positivos quanto os dos anos anteriores: 80% dos jovens foram empregados, ou seja, dez em cada oito matriculados, mesmo com o cenário de crise econômica que o país atravessa.

Seleção - Foi iniciado, em setembro, o processo seletivo para jovens nos núcleos da Escola Social do Varejo da Bahia e Pernambuco, com uma grande procura de jovens pelo Programa. Em poucos dias de inscrição, foram realizadas 3000 inscrições para 200 vagas. “Em função do processo recessivo do país, os cursos de qualificação profissional oferecidos pelos órgãos públicos municipais, estaduais e federais diminuíram muito e a oferta de qualificação que vem sendo oferecida atende a uma grande demanda de jovens em busca de qualificação para o seu primeiro emprego”, explicou a coordenadora nacional da Escola Social do Varejo pelo Instituto Aliança, Adenil Vieira, e reforçou a importância da parceria com a FWM: “Apoios de parceiros como a Fundação Walmart têm um significado maior nesse atual cenário nacional”.

Saiba mais - O Programa ESV atende jovens com idades entre 17 e 24 anos, estudantes do 3º ano do ensino médio ou egressos da rede pública para o preenchimento de 200 vagas – distribuídas entre Bahia e Pernambuco. Na primeira etapa do processo, foram quase 3000 jovens inscritos.


Jovens comemorando seleção para a turma 2018.2 da ESV PE.

Turma de 2018.2 da ESV PE, no seu primeiro dia de aula.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br