Eventos sobre práticas agroecológicas movimentam o extremo
sul baiano
 
 
 

Comunidade de Coqueiro expõe seus produtos na Feira Agroecológica de Jucuruçu, com a presença de moradores, comerciantes e autoridades locais: vice-prefeito Erley Fernandes, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Adriano Longo, vereador Binho do queijo e o beneficiário Miguel Alves da Silva.

Entre os meses de junho e agosto, agricultores do Projeto Sustentabilidade ATER, acompanhados pela equipe técnica do Instituto Aliança, participaram de cursos, capacitações e feiras voltadas para o incentivo de práticas agroecológicas. As atividades aconteceram nos municípios de Jucuruçu e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, e foram realizadas em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura das duas cidades.

Na comunidade de Coqueiro, em Jucuruçu, foi realizada a Feira Agroecológica de Coqueiro, uma importante atividade que foi resultado de ações técnicas do IA no local. Por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Jucuruçu, foram disponibilizadas barracas para que os agricultores pudessem vender os seus produtos. Uma das questões abordadas durante o evento foi a importância de fortalecer a comunidade e os agricultores por meio do resgate da feira comunitária que já existia em Coqueiro.


 

Mulheres produtoras do SDR BAHIATER comercializando seus produtos.

 

Moradores da comunidade de Coqueiros prestigiando a feira.

Os agricultores de Coqueiro reconhecem a importância do resgate da realização do evento: “A Feira de Coqueiro está trazendo grandes benefícios para os agricultores, fornecendo produtos orgânicos para a comunidade. Aqui os agricultores pode escoar seus produtos. Agradeço aos parceiros, Bahiater, Secretaria de Agricultura de Jucuruçu, Instituto Aliança, que estão nos dando um suporte grande”, comemorou Agrício de Freitas Novais. Também agricultor, Jovelino Fernandes Costa ratificou: “A Feira Agroecológica de Coqueiro vem ajudando bastante os agricultores e beneficiando os moradores da região”.

Ainda na mesma comunidade foi realizada outra ação coletiva de capacitação sobre homeopatia, abordando práticas agroecológicas e adubação orgânica. Já os agricultores de Teixeira de Freitas tiveram a oportunidade de participar na comunidade de Araras de um curso sobre defensivos naturais e sobre práticas voltadas para a adubação orgânica.

Para a coordenadora técnica do Projeto pelo IA, os eventos tiveram extrema importância para os resultados efetivos do Projeto, pois as práticas agroecológicas têm papel fundamental para a agricultura familiar, não apenas pelos benefícios econômicos e os relativos à segurança alimentar e à qualidade de vida como também traz a garantia de qualidade do alimento para o consumidor final. “Podemos citar como impacto a diversidade de conhecimento teórico e prático fornecido tanto para os agricultores como pagar os técnicos do IA, como a oportunidade dos agricultores em terem mais opções para utilizarem em seus cultivos ou criações práticas ligadas à agroecologia”, destacou Ana Rosa.

 

Produtores assistidos pelo IA aprendendo como melhor organizar sua produção para comercialização.

  Feira Agroecológica conta com o apoio da prefeitura de Jucuruçu, cooperativas da região e assistência técnica do IA.


Saiba mais –O Projeto Sustentabilidade ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), executado pelo IA, é resultado de uma Chamada Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, por meio da Bahiater, e tem ações previstas até março de 2019 no Território do Extremo Sul da Bahia.


 

Agricultores do bairro Califórnia prestigiam a feira agroecológica em Coqueiro/Jucuruçu.

 

A feira agroecológica também contou com ação também da Secretaria de Saúde.


 

Produção de laranja dos produtores de Coqueiro.

 

Produção de alface dos produtores de Coqueiro.

Produtos diversos comercializados na feira agroecológica de Coqueiro/Jucuruçu.

Produtos diversos comercializados na feira agroecológica de Coqueiro/Jucuruçu.

Produção de banana dos produtores de Coqueiro.

Produção de cacau dos produtores de Coqueiro.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br