Instituto Aliança inicia novas capacitações do Qualifica Bahia em quatro municípios baianos

 
 
 

Grupo de alunos do Programa Qualifica Bahia no município de Pau Brasil na apresentação inicial das atividades. Ana Rosa, coordenadora do Qualifica Bahia, fala sobre os benefícios apresentados para os educandos. Capacitação de educadores do Programa Qualifica Bahia em Salvador.

O Instituto Aliança iniciou em 31 de julho de 2018 novas capacitações do Qualifica Bahia. Até outubro, a previsão é de que cerca de 160 pessoas em Salvador, Itagibá, Pau Brasil e Canavieiras sejam contempladas. Ao todo, serão realizados oito cursos e, em cada um, serão disponibilizadas 20 vagas. O objetivo é facilitar de forma qualificada a reinserção profissional de pessoas que estão afastadas do mercado de trabalho. A meta do Qualifica Bahia é inserir pelo menos 30% dos concluintes dos cursos no mercado de trabalho ou por meio de ocupações geradoras de renda.

O curso tem uma carga horária total de 200 horas. Ao longo das atividades serão realizados os módulos de qualificação social e qualificação profissional. Todo o itinerário formativo é desenvolvido a partir da metodologia participativa, e as aulas são realizadas em espaços formativos disponibilizados por parceiros locais. Nas capacitações, o IA apresenta como diferencial seu trabalho voltado para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, além do incentivo ao empreendedorismo.


 
Reunião da equipe do Instituto Aliança e Sindoméstico, demandante do Programa em Salvador.   Capacitação de educadores do Programa Qualifica Bahia em Salvador.

As temáticas das capacitações variam conforme as demandas dos municípios. Em Itagibá, o curso oferecido é de Beneficiamento de Leite; em Canavieiras, em decorrência do perfil turístico do município, o curso é para Camareira; já em Pau Brasil, o curso oferecido é de Agricultor(a) Polivalente. Em Salvador e Região Metropolitana são realizadas cinco turmas dos Cursos de Cuidador de Idosos, Operador de Telemarketing, Técnicas de Congelamento e Manipulação e Higienização de Pescado.

A educadora de QS, DPS, Empreendedorismo e Inglês destaca o quanto é enriquecedora a experiência de fazer parte da iniciativa: "É muito satisfatório e gratificante fazer parte de um projeto como o Qualifica Bahia. Investir no futuro profissional de muitas pessoas que precisam de uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho é realmente enriquecedor, consolidando os conhecimentos e fazendo descobrir novos talentos. A experiência deste trabalho como educadora mostra o que de fato é importante para o que eu penso da vida: troca de conhecimentos. Oportunidade de, além da didática, sermos criativos, doando e recebendo experiências de vida e informação. Agradeço ao Instituto Aliança pelo suporte, eficiência e expertise junto a nós, educadores e alunos do projeto. Só tenho a agradecer".

Interessado em abrir uma empresa na área de pescados, Marcos Alexandre Lopes, aluno do curso de Manipulação e Higienização de Carnes, elogia: “O curso está sendo de uma utilidade acadêmica muito importante para mim. Os educadores estão de parabéns por seu desempenho e dedicação. O Qualifica Bahia está de parabéns por esse projeto que nos dá oportunidade de qualificação para poder voltar para nossas áreas, que no meu caso é a pesca. Agradeço a todos por me proporcionar essa oportunidade". A oportunidade de qualificação também foi ressaltada por Edméa Coelho, aluna do Curso de Cuidador de Idosos: “A base do sucesso em qualquer atividade é a qualificação. E essa oportunidade está sendo proporcionada através de uma porta aberta, denominada Instituto Aliança, através do Qualifica Bahia".

Saiba mais - O Programa Qualifica Bahia, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), reúne um conjunto de organizações sociais com larga experiência em processos de qualificação e inserção socioprofissional para executar as suas ações. O IA é uma delas. Desde 2013, a organização participa das ações do Programa.

 
Primeiro dia de aula na turma de Operador de Telemarketing em Salvador.   Primeiro dia de aula na turma de Técnicas de Congelamento em Salvador.

Educadoras da turma de Operador de Telemarketing em Salvador.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br