Informações sobre o projeto

O Programa de Reorganização Curricular/ Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais é uma das vertentes de institucionalização do Com.Domínio Digital (CDD) na rede pública de ensino médio do Estado do Ceará. Iniciado em 2012, o NTPPs está atendendo uma rede de 130 escolas em 2016.

Seu objetivo é promover, em articulação com a política pública de educação do Ceará, a reorganização curricular do ensino médio, de modo a garantir ao adolescente e ao jovem conhecimentos e competências para a vida e para o trabalho. A proposta está embasada na metodologia do CDD e na proposta “Protótipos Curriculares do Ensino Médio Integrado”, da UNESCO.


Resultados 2015:

• 38.000 alunos de 116 escolas da rede regular de ensino médio atendidos, cumprindo carga horária semanal de cinco horas, totalizando 200hs/ ano.

• 329 professores e 116 gestores envolvidos com a implementação da proposta.

• 366 horas de capacitação e monitoramento de educadores, gestores das escolas e coordenadores de CREDES 17, sendo 146 na formação de professores, 40 horas de supervisão, 56 horas de grupo de estudos.

• Ampliação das Escolas Regulares que adotam a metodologia do NTPPS, de 89 Escolas para 116 escolas.

• Metodologia de monitoramento desenvolvida e validada, incluindo a elaboração de um conjunto de instrumentais, além de um Guia de Visita, com foco em cada etapa do monitoramento.

• Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM) para as 116 escolas participantes do Programa.

• Articulações com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) para a onstrução conjunta de estratégias de inserção socioprodutiva em larga escala com o estabelecimento de uma parceria para a implementação da Lei de Aprendizagem, em função da continuidade do Programa Aprendiz na Escola.

• Avaliação de impacto do NTPPS iniciada em 34 escolas, com coleta dos primeiros esultados do Programa, especialmente no âmbito do desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.


Parceiros Financiadores:

Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Walmart.

Parceiros Estratégicos:

Fundação Jacobs e Fundação SES.

Nossos Parceiros