Instituto Aliança participa do Fórum Nacional por uma Economia de Comunhão

 
 
 

Participantes do Fórum edc 2023. Márcio Lupi trazendo os pontos fortes abordados na formação das organizações apoiadas pela Anpecom. Equipe da Afago/SP trazendo as experiências dos jovens do projeto Lidera, a partir da metodologia do Design Thinking. Márcio Lupi, Ilma Oliveira e Gilvan David, gestor programático da Anpecom e membro da equipe de DH do Instituto Aliança, representando o Instituto Aliança no Fórum edc 2023. Na foto também estão presentes: Telma Rocha, membro do conselho deliberativo da Anpecom, e Raissa Almeida, copresidente da Anpecom.


Dialogar, através da ótica da governança, sobre ampliações de redes de atores da sociedade civil para gerar impactos positivos e promover a transformação de diversas realidades. Este foi o objetivo do Fórum Nacional por uma Economia de Comunhão (Fórum edc), realizado entre os dias 20 e 21 de outubro de 2023, em Vargem Grande Paulista (SP). Presente no evento, o Instituto Aliança (IA) contribuiu com duas agendas importantes: Política de Proteção e Formação de Lideranças Juvenis, por meio do Design Thinking (DT). O Fórum reuniu cerca de 250 participantes nacionais e internacionais.

Durante o evento, o IA teve a oportunidade de partilhar os desdobramentos da formação de educadores/as da ONG Afago/SP, apoiada pelo programa Supera (da Anpecom), na perspectiva da formação de lideranças juvenis por meio da metodologia do DT. Quem participou pôde aprofundar conceitos nas áreas de Metodologias Ativas, Protagonismo, Participação e Inclusão e exercitar de forma prática o Design Thinking para a execução de projetos de intervenção na comunidade.


 

Márcio Lupi abrindo a apresentação sobre Política de Proteção com uma fala sobre os Direitos Humanos.

 

Momento da fala do Instituto Aliança, dividida com Clézia Pinto, da Anpecom, sobre Política de Proteção.

 

Ilma Oliveira abordadando pontos importantes de uma Política de Proteção Institucional.


  No vídeo, Myriam Pereira Vasques, do povo Tikuna, participando com fala online. No palco, Viceli Costa, líder da comunidade ribeirinha de Acajatuba Manaus/AM.

Márcio Lupi, coordenador pedagógico e de implementação de projetos na área de Direitos Humanos do IA, acompanhou de perto a agenda e destacou a importância da participação para o êxito do processo. “Uma das nossas lutas é para mudar realidades desiguais. Aprendemos com Paulo Freire que primeiro precisamos gerar mudanças em nós mesmos e nas pessoas para depois darmos outros passos. Foi a partir dessa ideia que dialogamos sobre as melhores e mais inclusivas propostas de participação juvenil, pensando com eles em soluções práticas e concretas, para problemas identificados na comunidade. O Design Thinking possibilita isso de forma dinâmica e envolvente”, explicou Lupi.

No Fórum, foi possível ver os resultados concretos da formação, apresentados pela equipe técnica da ONG Afago, por meio do projeto Lidera. “Poder ver imagens e ouvir relatos do que está sendo desenvolvido com jovens do Lidera é emocionante. Incrível como a juventude tem a capacidade de melhorar de forma assertiva as propostas que apresentamos”, pontuou Lupi.


Representantes do projeto Amazônia Viva, apoiado pela Anpecom, que também contribuíram na construção da Política de Proteção da Anpecom.


Proteção – Já a atividade ligada à Política de Proteção foi conduzida pela diretora técnica e coordenadora-geral da área de Direitos Humanos do IA, Ilma Oliveira, e também por Márcio Lupi e Clézia Pinto, facilitadora de Processos de Aprendizagem da Anpecom. As falas apresentaram uma reflexão sobre Direitos Humanos, reforçaram a importância de uma Política de Proteção e trouxeram atualizações acerca da construção da Política de Proteção da Anpecom.

Para Ilma, participar do evento foi muito importante. “Tivemos um olhar ampliado e boas práticas concretas de modelo de Economia viva, baseada no compartilhamento e no sentido do comum. Uma nova percepção de negócios, com foco no impacto social, a partir de ações concretas. Muita sinergia com o IA e novas iniciativas nascendo dessa cooperação”, declarou a coordenadora do IA.


 

De Manaus/AM, Viceli Costa, liderança comunitária e guardião ambiental ribeirinho, e Laura Beleza, empreendedora de base comunitária, trazendo a potência dos seus trabalhos.

  Márcio Lupi apresentando a metodologia do Design Thinking, que foi adaptada aos projetos sociais apoiados pela Anpecom.


O presidente da Anpecom, Jomey Nery, também celebrou a participação no evento e a parceria com o IA: “O Fórum deste ano teve como tema central a cogovernança, que quer dizer que todos nós somos agentes de transformação social. Nesse sentido, poder contar com o apoio do Instituto Aliança para a construção da nossa política de proteção é de extrema importância, visto que, entre outros aspectos, trabalhamos com comunidades vulneráveis e periféricas, com foco na erradicação da pobreza através de uma economia mais justa. Foram dias para celebrarmos também os resultados que alcançamos, que dão um novo ânimo para que possamos continuar tocando e mudando a realidade de muito mais pessoas. Agradecemos ao IA e reiteramos o nosso desejo de cada vez mais trabalharmos juntos”, concluiu Jomey.

Saiba mais – O Fórum edc é um evento anual que reúne pessoas dispostas a viverem por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno. Atualmente, o movimento conta com empresas de diversos ramos, como no caso do Polo Industrial de Vargem Grande Paulista, que acabou de celebrar 30 anos dessa experiência impactante e única. Na edição de 2023, o evento contou com a participação de comunidades Quilombolas, Ribeirinhas, Indígenas, Mulheres, com diversos tipos de negócios inovadores, sustentáveis e conectados com o mundo contemporâneo. Confira aqui como foi o Fórum edc 2023.


Momento de descontração durante dinâmica sobre florescimento.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.b
r