IA celebra resultados da parceria com MRV na implementação do Programa InteliGENTES! em Maracanaú (CE)

 
 
 
Apresentação artística de estudantes da Escola Maria de Lourdes durante o evento de boas práticas do Programa InteliGENTES!. Instituto Aliança entregando as placas de homenagem a SME e IMRV. Apresentação artística dos estudantes da escola José de Borba. Equipe do Instituto Aliança no evento de boas práticas do Programa InteliGENTES!.


Celebrar os resultados obtidos nos anos de 2022 e 2023 e partilhar relatos de gestores, professores e estudantes. Este foi o objetivo do evento de culminância das atividades do Programa InteliGENTES! em 15 escolas do município de Maracanaú, no Ceará. A ação, ocorrida em dezembro de 2023, no auditório da Universidade da Região Metropolitana de Maracanaú (UNIFAMETRO), marcou o encerramento de um ciclo de dois anos de implementação do programa, que é uma iniciativa do Instituto Aliança (IA) em parceria com o Instituto MRV e com a Secretaria de Educação do município.

“Um programa que apresenta resultados importantes, com impacto direto na vida de milhares de famílias. Para nós, encerrar mais um ciclo significa reafirmar a nossa missão e reforçar o compromisso de ocupar as salas de aula com novos caminhos e ressignificando a educação pública no Brasil”, ressaltou a coordenadora do Programa InteliGENTES, Eveline Corrêa.


 

Graça Gadelha apresentando resultados do Grupo Focal durante o evento de boas práticas do Programa InteliGENTES!.

 

Relato da professora Socorro Milhome sobre sua experiência no Programa InteliGENTES!.

 

Eveline Corrêa, do IA, entregando placa de homenagem e agradecimento a Fábio Vale, da SME de Maracanaú.

 

Marigel Braga e Ilza Grangeiro durante o cerimonial do evento de boas práticas.


Para apresentar as boas práticas e celebrar os resultados atingidos ao longo dos dois anos de implementação, as escolas prepararam apresentações artísticas e levaram portfólios contando um pouco da história de sucesso do programa em cada sala de aula, com registros fotográficos e textos construídos por estudantes e professores. O material foi exposto e visitado pelos presentes no evento.

“A culminância do Programa InteliGENTES! foi marcada por momentos de aprendizado, reflexão e celebração. O programa proporcionou uma experiência enriquecedora, onde tivemos a grata satisfação de observar, durante a culminância, as trocas de experiências e o entusiasmo manifestado pelos envolvidos. Observamos também o impacto positivo dele, ficando evidente que a proposta do Programa InteliGENTES! não apenas atingiu os objetivos traçados, mas superou as expectativas, deixando um legado valioso para a educação de Maracanaú na construção de uma comunidade educacional mais consciente, inclusiva e equilibrada emocionalmente”, comentou a professora Ilza Grangeiro, também coordenadora de Projetos e Ações Educacionais da Secretaria de Educação de Maracanaú.


 

Lorena Grigório representando o IMRV durante o evento de boas práticas do Programa InteliGENTES!.

 

Robson Araújo, do IA, entregando a placa de agradecimento e homenagem ao IMRV, representado pela Lorena Grigório.

 

Exposição dos portfólios das escolas participantes do Programa InteliGENTES!.

 

Execução do hino nacional durante evento de boas práticas.


Resultados – A professora Socorro Milhomen comentou que o Programa InteliGENTES! chegou como um grande aliado às práticas pedagógicas: “Foi maravilhoso participar do evento de boas práticas e compartilhar as minhas experiências vivenciadas ao longo desses dois anos”.

Relatos como esses ratificaram os resultados identificados na avaliação realizada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) e pelos Grupos Focais com estudantes, professores e coordenadores. “É evidente a transformação trazida pelo programa em aspectos emocionais, relacionais e de autoestima, observando-se expressivo aumento na autoeficácia e marcada redução de índices de autolesão entre os estudantes que participam do InteliGENTES!”, comentou Eveline Corrêa.

O Instituto Aliança concluiu a ação com a entrega de placas de agradecimento aos parceiros SME e Instituto MRV, presentes e atuantes no processo de busca e transformação da educação no município de Maracanaú, contribuindo em cada passo para juntos alcançar o objetivo maior: impactar positivamente a vida dos estudantes, professores e comunidade escolar.


Apresentação artística de estudantes da ECIM José de Borba Vasconcelos.

 

Momento da apresentação artística de estudantes da ECIM José de Borba Vasconcelos.

 

Coordenadora Elaine Vasconcelos, do IA, conduzindo o evento de boas práticas.



Estiveram no evento representantes da Secretaria de Educação do Município, Ilza Granjeiro, Marigel Braga e Sérgio Murilo, e o gestor da Coordenadoria de Ações Complementares e presidente do Conselho Municipal de Educação de Maracanaú, o professor Fábio Freire do Vale, além dos técnicos que acompanharam os dois anos do programa no município.

Representando o Instituto Aliança, estiveram a coordenadora do programa em Maracanaú, Elaine Vasconcelos, e os membros da equipe local Eveline Corrêa, Joana Brandão, Veruska Montenegro, Caroline Paiva e Robson Araújo. Representando o Instituto MRV, esteve Lorena de Oliveira Grigório, que acompanhou a ação contribuindo com uma fala motivadora aos estudantes presentes.

Instituto Aliança, SME de Maracanaú, gestores, professores e estudantes no evento de boas práticas do Programa InteliGENTES!.

Momento de celebração na apresentação artística de estudantes do Programa InteliGENTES!.

Apresentação artística de estudantes da Escola Maria de Lourdes.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br