Programa Na Real é apresentado em dois eventos internacionais

 
 
 

Pontes Neto, Neylar Vilar, Márcia Campos, do Instituto Aliança, e Juan Carlos e Gladys Farje, da CAPLAB. Participação virtual de Andy Summers, da Collingwood Learning e diretor do Smashed Global. Gladys Farje, coordenadora da CAPLAB, apresentando os resultados LAC. Neylar Vilar e Maxmiller Loiola no 8º Congresso Internacional Freemind, em São José dos Campos - SP, apresentando como transformar destinos através do Programa Na Real Brasil.


O Programa Na Real comemorou a participação, nos últimos meses de 2023, em dois eventos internacionais: o 1º Encontro Regional Smashed LAC 2023, coordenado pela organização peruana CAPLAB, que aconteceu em Lima, no Peru, entre os dias 7 e 8/11 e o 8º Congresso Internacional Freemind 2023, realizado em São José dos Campos, São Paulo, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2023.

O 1º Encontro Regional Smashed LAC 2023 reuniu em Lima, no Peru, os sócios de 10 países que implementam de forma exitosa o Smashed na América Latina e Caribe. No Brasil, a iniciativa é conhecida como Programa Na Real. O programa utiliza a arte como caminho para conscientizar adolescentes para tomada de decisões conscientes sobre o consumo precoce e inadequado de álcool.



 

Fala de abertura de Paulo Midlin - ESG Project Manager da Diageo, para América Latina e Caribe.

 

Momento da fala de Juan Carlos Vasquez, diretor da CAPLAB.

 

Márcia Campos, Neylar Vilar e Pontes Neto, representando o Brasil, no 1º Encontro Regional Smashed LAC 2023.

 

Apresentação da diretora do Instituto Aliança, Márcia Campos.

A diretoria do IA e a equipe de coordenação do Na Real Brasil participaram do encontro, com representantes das instituições que implementam o programa na Argentina, Chile, Peru, México, República Dominicana, Venezuela, Paraguai, Colômbia e Panamá. Na pauta, estava o compartilhamento de aprendizados, fortalecimento da integração entre os membros, identificação de potenciais ações sinérgicas e planejamento dos próximos anos do programa, ampliando sua escala na região e contribuindo para influenciar políticas públicas relacionadas à prevenção do consumo de álcool na adolescência.

Andy Summers, da Collingwood Learning e diretor do @smashedglobal, participou de forma virtual da abertura do Encontro e destacou a missão do Smashed: “A esperança é que o programa não apenas motive uma geração de adolescentes para se sentir empoderada a dizer não ao consumo de bebidas alcoólicas, mas que os deixe preparados para tomar atitudes saudáveis sobre o consumo de álcool também em suas vidas adultas”.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o diretor da CAPLAB, Juan Carlos Vasquez, comemorou a adesão dos 10 países ao evento: “Estou muito grato a cada um de vocês por estarem aqui participando conosco desse importante evento internacional, que, como diz o slogan, é um espaço para nos conhecermos mais e construirmos”. Na oportunidade, ele destacou o trabalho dos profissionais em cada país em que o programa é executado, ressaltando que milhões de jovens e adolescentes são alcançados pelo Smashed.



 

1º dia do Encontro, compartilhando aprendizados do programa na América Latina.

 

2º dia do Encontro, compartilhando aprendizados do Programa Smashed.

Orgulho – Para a diretora do Instituto Aliança, Márcia Campos, é gratificante ver o programa crescer e conquistar resultados no Brasil e na América Latina: “Estamos muito orgulhosos de tudo o que foi feito até aqui – e de tudo que ainda será feito”, comentou Márcia.

O evento também foi espaço para o compartilhamento de experiências, metodologias e lições aprendidas na implementação do programa. Trabalhos desenvolvidos nos 10 países foram apresentados, enriquecendo os aprendizados e possibilitando identificar ações sinérgicas a serem desdobradas no próximo ano. Neylar Vilar, coordenadora do Na Real, e Pontes Neto, coordenador de Operações do programa, apresentaram a experiência do Instituto Aliança na implementação do programa no Brasil. Desde que foi criado, em 2019, ele já beneficiou aproximadamente 1 milhão de adolescentes no país, e a previsão é de crescimento, com estimativa de atingir mais 430 mil, até maio de 2024.

Para Neylar Vilar, o encontro foi uma excelente oportunidade para conhecer e interagir pessoalmente com os integrantes da rede Smashed na América Latina e Caribe. “Temos o que compartilhar com a implementação em grande escala do Na Real no Brasil, mas há sempre muito o que aprender com a experiência dos outros países – saio daqui ainda mais motivada e com novos conhecimentos para seguir empoderando os adolescentes na prevenção do consumo de bebidas alcoólicas”, ressaltou Neylar. Além da pauta técnica, o evento também abriu espaço para a visita à escola José Maria Egurun, onde os participantes assistiram a uma peça de teatro Smashed e apresentações de diferentes danças e músicas da cultura peruana.



Representantes das Organizações Parceiras dos países que implementam o Smashed na América Latina.

8º Congresso Internacional Freemind 2023 – O Programa Na Real, em parceria com o Instituto Patrícia Magalhães, também esteve presente no 8º Congresso Internacional Freemind 2023, realizado em São José dos Campos, São Paulo, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2023. O evento abordou diferentes perspectivas e conhecimentos sobre a prevenção, tratamento e reinserção social ligados ao uso de substâncias psicoativas. Foram dias de intensos debates, com programação que incluiu mais de dez palestrantes internacionais e cem nacionais, bem como workshops e painéis técnicos.

O evento foi uma oportunidade para o Na Real ampliar a divulgação de sua experiência e contribuição para o diálogo sobre prevenção do consumo de álcool por adolescentes, utilizando a arte como estratégia. “Participar de um congresso é sempre uma grande experiência, momento de troca de conhecimentos e debates. Ter um estande no Freemind nos oferece a oportunidade de compartilhar com centenas de pessoas o impacto do Programa Na Real, que no Brasil é desenvolvido pelo Instituto Aliança”, explicou a coordenadora do programa.

No estande do Na Real foi possível conhecer o programa, acessar materiais informativos e ter contato com membros da equipe, que apresentam toda a magnitude e potência da iniciativa, que desde que foi criado, em 2019, já beneficiou aproximadamente 1 milhão de adolescentes, por meio de peças teatrais e sessões de curta-metragem online.

Durante o congresso, Patrícia Magalhães, também educadora do programa em Minas Gerais, disse ter certeza de que o Na Real “é um instrumento ímpar de conscientização e sensibilização de adolescentes para o não consumo de álcool. Para mim, é mais importante ainda pela minha história de superação da dependência de consumo de substâncias psicoativas. Poder estar hoje como parceira e integrante da equipe do Na Real é uma alegria”.

Saiba mais – O Smashed Global, no Brasil conhecido como Na Real, foi desenvolvido pela Collingwood Learning e patrocinado pela Diageo Internacional, tendo o Instituto Aliança como executor no Brasil e a CAPLAB nos demais países da América Latina. O programa sensibiliza e provoca debates com adolescentes acerca dos agravos associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas, utilizando a arte e o diálogo como ferramentas pedagógicas na apresentação de uma peça teatral presencial ou um filme curta-metragem online, com dinâmicas interativas mediadas por técnicos do IA e das demais organizações na América Latina. Para saber mais sobre o programa, acesse: https://nareal.org/ (em português) e https://www.smashedproject.org/ (em inglês) e no Instagram: @narealjovem e @smashed_lac.

Coordenadora nacional do programa Na Real Brasil, Neylar Vilar, coordenador estadual de São Paulo, Maxmiller Loiola, e as mediadoras Patrícia Magalhães (MG), Luana Peixoto (SP) e Thais Morais (SP) no estande do Na Real.

Instituto Aliança e Instituto Patrícia Magalhães unem forças para divulgar as ações educativas do Programa Na Real Brasil sobre prevenção ao uso de álcool no 8º Congresso Internacional Freemind 2023.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br