Projeto Valéria Tá Valendo segue com atividades nas áreas de saúde, educação e proteção no bairro de Valéria, em Salvador (BA)

 
 
 
Equipe do Projeto Valéria Tá Valendo (VTV). A iniciativa acontece no bairro de Valéria, em Salvador (BA), concentrada nos pilares da Saúde, Educação e Proteção.


Iniciado em outubro de 2023, o Projeto Valéria Tá Valendo (VTV) é fruto de parceria estratégica do Instituto Aliança com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa envolve uma intervenção dedicada e atenta no bairro de Valéria, em Salvador (BA), concentrada nos pilares da Saúde, Educação e Proteção. Alinhada ao plano de ação da #AgendaCidadeUNICEF, o VTV garante um compromisso sólido com o bem-estar integral e o desenvolvimento sustentável da comunidade.

O projeto marcou o retorno do IA ao território de Valéria, na promoção de ações de saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes, com informações para a proteção e criação de mecanismos de proteção contra a violência. Entre os públicos que serão beneficiados pelo VTV estão escolas e profissionais das equipes de educação infantil e da saúde, familiares, adolescentes, crianças, profissionais e conselheiros tutelares.

 

Metodologia Indique sendo aplicada em retomada das ações.

  Ações do Resultado Educação que Protege do Projeto Valéria Tá Valendo.

“O Valéria Tá Valendo foi lançado pelo UNICEF e pela Prefeitura de Salvador. Valéria precisava de um projeto com essa potência e Salvador também. Os adolescentes estão vibrando com o retorno do IA ao território - um alento e uma esperança nesse cenário de mortalidade de adolescentes e jovens”, contou a diretora técnica e coordenadora- geral da área de Direitos Humanos do IA, Ilma Oliveira.

 

Sandra Santos, consultora técnica da área de DH do Instituto Aliança, e Davi Sales, representando o IA, no evento de abertura do Projeto Valéria Tá Valendo.

  O evento contou com a presença da UNICEF, representantes das secretarias e equipamentos do bairro, adolescentes e familiares egressos.

Educação em foco – Após um processo de mobilização e articulação com creches e pré-escolas do bairro, foram realizadas as aplicações da Metodologia Indique, da Educação Infantil. As primeiras escolas que participaram da iniciativa foram os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Paulo Bispo Brás e Escola Comunitária Ação Social das Ancilas do Menino Jesus.

Segundo a coordenadora de monitoramento do Instituto Aliança, Mariah Oliveira, foram iniciadas as ações do Resultado Educação que Protege do Projeto Valéria Tá Valendo, através da metodologia Indique. “É uma estratégia de autoavaliação a partir de indicadores operacionais e pedagógicos que apoiam as creches e pré-escolas na melhoria da sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo”, explicou Mariah.

Seguindo o término das atividades do ano letivo, entre o fim de 2023 e início de 2024, mais duas escolas de educação infantil participarão do processo, aplicando os indicadores de autoavaliação e construindo seus Planos de Ação para aprimoramento de práticas e processos.


 

Visita à Prefeitura Bairro: detalhes da recepção e da subprefeitura.

  Visita à Prefeitura Bairro: detalhes do TRE e Farmácia.

Enfrentamento da violência – Outra ação complementar que também ocorre no âmbito do VTV é a participação no Comitê de Prevenção de Enfrentamento de Homicídios de adolescentes e jovens. Por parte da equipe do IA, a representação fica ao encargo do pedagogo e membro da equipe de Direitos Humanos do IA, Alan Sueira, que, entre outras pautas, colabora no monitoramento e nas discussões de incidência do tema, no comitê, fortalecendo de forma coletiva com a ampliação do debate na sociedade.

“O ponto principal do Comitê é promover um debate com a comunidade aqui de Salvador sobre a violência letal contra a população infantojuvenil na cidade, sobretudo de adolescentes pretos, que são historicamente, e não por acaso, os mais atingidos. A ideia é promover também um mapeamento desses homicídios, para que seja possível a elaboração de um diagnóstico consistente, capaz de orientar a construção de políticas fortes e decisivas para esse público”, ressaltou Sueira.

O Comitê começou a funcionar em 2019, mas, devido à pandemia, teve a atuação arrefecida. As atividades presenciais foram retomadas em 2023. O órgão é formado por 16 instituições, a exemplo do IA, além de entidades de movimentos sociais; Tribunal de Justiça da Bahia, Assembleia Legislativa; Câmara Municipal de Salvador; Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH); Defensoria Pública estadual; Secretarias Municipais de Educação (SMED) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ) de Salvador; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca); Plan Internacional; UNICEF, Cipó, Avante e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


Visita à Prefeitura Bairro: detalhes do TRE e do espaço infantil.


#AgendaCidadeUNICEF – Continuando as agendas importantes para o avanço e retomada do projeto, a diretora e coordenadora-geral da área de Direitos Humanos do IA, Ilma Oliveira, esteve também em Brasília participando da #AgendaCidadeUNICEF, importante ação para a promoção de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“A #AgendaCidadeUNICEF é um poderoso instrumento para fortalecer os direitos de crianças e adolescentes em diversos territórios do Brasil – no nosso caso, no bairro de Valéria. Um dos grandes diferenciais desta iniciativa é o cuidadoso diálogo e parceria estabelecida com gestões municipais, no sentido de pautar a agenda destes garotos, unindo diversos setores da sociedade”, avaliou Ilma.

O encontro possibilitou compartilhamento de experiências e boas práticas, lançamento de estudos, a exemplo da publicação “Dados para a TransformAção”, que traz questões de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, além de rodas de conversas sobre indicadores e subsequentes impactos de médio e curto impacto na vida deste grupo alcançado.

A #AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras de 8 capitais (Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Manaus) para a promoção de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes mais vulneráveis, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência e saúde e bem-estar. O UNICEF disponibiliza apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais – O Valéria Tá Valendo é parte da #AgendaCidadeUNICEF em Salvador, uma iniciativa do UNICEF realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador e parceria técnica do Instituto Aliança.


Visita à Associação Casa do Povo no dia 29/11.

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br