IA, FGM e SEMDEC comemoram realização do “Boca de Brasa Apresenta” em quatro polos culturais de Salvador

 
 
 

Equipe do Instituto Aliança presente no primeiro dia de Mostras Criativas 2023. Força e ancestralidade no território cultural de Valéria. A arte tem voz e espaço no palco do Subúrbio 360. Experiência sensorial artística sendo vista pelo público e pela equipe do IA. A arte fazendo sua transformação no Subúrbio 360.


Foi finalizada em grande estilo a parceria feita em 2023 entre o Instituto Aliança (IA), a Fundação Gregório de Matos (FGM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC) para a realização da Escola Criativa Boca de Brasa (ECBB). A ação integra as estratégias de fomento à arte e à cultura da FGM e contribui para o fortalecimento e reconhecimento de iniciativas culturais e criativas existentes em diferentes territórios da cidade. Mais de 100 iniciativas concluíram o percurso formativo oferecido pela ECBB e submeteram seus projetos para participar de um processo seletivo que vai garantir mentoria especializada e uma bolsa estímulo para investir na potencialização e realização dos projetos. No total, 40 iniciativas foram premiadas.


 

Cultura e gastronomia no Subúrbio 360.

 

Cultura e gastronomia integram primeiro dia de palcos abertos no Subúrbio 360.

 

Equipe do Instituto Aliança em diálogo no Subúrbio 360.

 

Casa cheia e equipe do Instituto Aliança presente.

 

Corpo, fala e movimento envolvem o público no Subúrbio 360.

 

Boca de Brasa apresenta: O Subúrbio é uma viagem.

Celebração da diversidade cultural.


No Boca de Brasa Apresenta, realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro, 30 dos 40 artistas premiados puderam mostrar os seus trabalhos. O Boca de Brasa Apresenta fez parte das ações que integram a terceira macroetapa do edital Polos Criativos Boca de Brasa. Os projetos premiados destacam a diversidade e a expressão cultural das respectivas comunidades, resultado das atividades de formação realizadas durante todo o ano. Na ação, estiveram representados os territórios do Subúrbio Ferroviário, Ilhas de Salvador, Cidade Baixa e Valéria.

“O Boca de Brasa 2023 é o verdadeiro palco onde a diversidade se funde em uma explosão criativa! É mais do que um evento; é o testemunho vivo da colaboração entre parceiros incríveis, uma celebração da riqueza cultural impulsionada por comunidades comprometidas com a expressão artística. Aqui, não apenas demos espaço, mas construímos cursos de formação em artes cênicas, audiovisual, dança, música e habilidades técnicas, iluminando não apenas os palcos, mas os sonhos daqueles que se aventuram no mundo artístico”, comemorou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.



 

Olhar atento e captando cada detalhe da apresentação.

 

Intervenção cultural na tela.


Saiba mais – A realização do projeto Escola Criativa Boca de Brasa envolve quatro organizações parceiras: Iceafro, Nubas, Conexões Criativas e Pontos Diversos. É uma iniciativa da Gerência de Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão gestor das políticas culturais municipais, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, que responde pela implementação do Plano Municipal de Cultura de Salvador – PMC e atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC) na implementação da escola.


Público reunido com a equipe do espetáculo.

Equipamento cultural Subúrbio 360.

Livros que embelezam e traduzem a experiência da Mostras Criativas 2023.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br