Redes para o Futuro celebra certificação e inserção de PCD’s e pessoas com mais de 40 anos

 
 
 

A mestre de cerimônia Adriana Oliveira Santos dá as boas-vindas a todos. “Não tenho dúvidas do quanto deu certo esse programa”, comemorou a gerente de Talent Aquisition do Mercado Livre, Luiza Lima. A diretora Ilma Oliveira, a participante do programa Raiane Gabrielle Nogueira (ao centro) e a coordenadora pedagógica Roberta Albuquerque. A coordenadora pedagógica do programa, Lucilli Parolini, faz a leitura do certificado. Patrícia Melo, gerente de Logística sênior, fala aos participantes: “É a hora de vocês compartilharem o que aprenderam com os líderes da operação SP02”.


Muita emoção marcou a cerimônia de certificação do Programa Redes para o Futuro. Realizada no dia 29 de novembro de 2023, no centro de distribuição do Mercado Livre em Cajamar, São Paulo, a cerimônia reuniu os 29 participantes do programa, uma representante das famílias e as equipes do Instituto Aliança (IA) e do Mercado Livre (ML). Após dedicarem 200 horas ao desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades logísticas, todos foram certificados e 100% inseridos no mercado de trabalho. Uma iniciativa do IA e do ML, o Redes para o Futuro tem como objetivo contribuir para a formação e inserção profissional de pessoas com deficiência e com mais de 40 anos.

O destaque desta edição foi o ingresso imediato na operação do ML, que é a maior da América Latina na área de fulfillment – equipada para armazenar e gerenciar o estoque dos lojistas virtuais, que são desde pequenas empresas a grandes indústrias que vendem dentro da plataforma da companhia. Para os profissionais do Mercado Livre, este foi um momento de reconhecimento da importância de valores como inclusão e diversidade, que permeiam tanto a empresa quanto o Redes. “Não tenho dúvidas do quanto deu certo esse programa, e, agora, todos vocês têm o nosso DNA na veia”, comemorou a gerente de Talent Aquisition do ML, Luiza Lima. O gerente sênior Leandro Jenaro concordou: “A turma entendeu o objetivo da companhia e agora segue para outra etapa, ao se somar ao time de quase 4 mil pessoas que fazem parte da operação”.


 

João Bernardo da Cruz Filho abriu a cerimônia com a leitura do cordel Diversidade, de Bráulio Bessa.

 

Leandro Jenaro, gerente sênior, e o participante do programa João Bernardo da Cruz Filho.

 

Mariana Prado, especialista em sustentabilidade.

 

Patrícia Melo, gerente de Logística sênior.

 

Diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, cumprimentando participantes na cerimônia de certificação.

 

A educadora Pâmela Feliciano diz: “Cada um de vocês representa o comprometimento, a dedicação e a busca constante pelo conhecimento”.


Autoconhecimento
– “Diversidade” é o título do cordel do autor cearense Bráulio Bessa ,que foi lido pelo formando João Bernardo da Cruz Filho na abertura da cerimônia. “Seja menos preconceito, seja mais amor no peito. Seja amor, seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser. Não precisa ser perfeito. Se não der pra ser amor, seja pelo menos respeito”, diz a primeira estrofe do cordel, que deu o tom da celebração.

As mestres de cerimônia Adriana Alves, 43 anos, e Carla Rocha, 46 anos, conduziram o evento destacando que, desde que o Redes existe, mais de 1094 jovens fizeram essa história de sucesso, com 80% dos concluintes inseridos no mundo do trabalho. Em 2023, em formato inovador, o programa significou a transformação de vidas, o impacto direto na renda das famílias e o impulsionamento de uma sociedade mais inclusiva.

As mestres de cerimônia Adriana Santos e Carla Rocha conduziram o evento.

Para representar a jornada da turma, as alunas Andrea Aparecida dos Santos e Juliana Gomes da Silva compartilharam um pouco da experiência no Redes. “Autoconhecimento não tem fim, é amor-próprio! Temos pontos a melhorar, e não defeitos, quem tem defeito é produto, e nós somos seres humanos”, reforçou Andrea.

Para Juliana, a formação ensinou, sobretudo, sobre diversidade, inclusão e saúde. “Aprendemos a incluir o colega e oferecer acessibilidade para todos, sem preconceitos”, disse, destacando a importância da presença diária dos intérpretes de Libras, Grace Rosa Arruda e José Carlos de Sá, no curso.

 

Andrea Aparecida dos Santos compartilhou um pouco da experiência no Redes.

 

Após seu discurso, a colega surda Juliana Gomes da Silva é aplaudida, em Libras, pela turma.

Luiza Lima abraça Carlos Araújo Paledzki.


Impacto – Representando os familiares, Juscieli Dias, mãe de Vinícius da Silva Dias, agradeceu a equipe pela vivência de uma oportunidade de formação transformadora e inclusiva que trouxe benefícios a todos os participantes. A diretora do IA, Ilma Oliveira, celebrou as conquistas e os aprendizados de todos: “Cada pessoa tem um potencial enorme, mas às vezes a vida nega o potencial. E vocês mostraram coragem de superar medos a cada dia”.

A coordenadora pedagógica local, Lucilli Parolini, que esteve ao lado de Ilma nessa jornada, complementou: “Parabéns ao Mercado Livre pela crença e iniciativa e ao Instituto Aliança pela metodologia e implementação do programa. Já são três anos de uma parceria linda, juntos seguimos democratizando oportunidades e impactando vidas!”.




 

Vinícius da Silva Dias e sua mãe, Juscieli.

 

Ilma Oliveira, Adriana Oliveira Santos, Carla Rocha da Silva e Luiza Lima.

 

Vilma Dias Francisco e Luiza Lima, gerente de Talent Aquisition do ML.

 

A diretora do IA, llma Oliveira, e Carlos Araújo Paledzki.

Saiba mais – O Programa Redes para o Futuro é uma iniciativa do Mercado Livre em parceria com o Instituto Aliança para pessoas com deficiência e com mais de 40 anos. O programa visa contribuir para a formação e inserção profissional de pessoas de baixa renda, com implementação dos núcleos, preferencialmente nas imediações dos centros de distribuição da empresa na América Latina. No Brasil, a primeira edição do programa aconteceu no município de Lauro de Freitas (BA), em 2020. Ao longo do percurso, mais de 1000 jovens foram certificados na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.


 

Andreia Nascimento Quintino celebra a conquista.

 

Andreia Almeida exibe orgulhosamente seu certificado.

Equipe Redes: Andréa Licht, Roberta Albuquerque, Lucilli Parolini, Pâmela Feliciano, Vitória Hadassa e Sandra Manso.

A emoção da conquista estampada nos rostos dos participantes do programa.

A turma de 2023 do Redes para o Futuro reunida com as equipes do IA e do Mercado Livre.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br