TPPF realiza quarta formação de professores no RJ e comemora ampliação do curso para novas turmas

 
 
 

Regimara Brandão destaca a ressignificação vivida como professora de Projeto de Vida. Professores de São João da Barra participam da capacitação. Momento de descontração entre professora e educadora do TPPF. Entre estudos e descontração, professores participam da 4ª capacitação presencial com equipe TPPF.


O Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF) realizou a última capacitação de professores do ano de 2023 no município de São João da Barra (RJ), entre os dias 18 e 20 de setembro. O treinamento, voltado para 11 professores, aconteceu no Centro Municipal de Educação Avançada de Grussaí e objetivou preparar os educadores para a quarta e última fase do itinerário formativo da disciplina Projeto de Vida.

“Essa foi a quarta capacitação de professores da disciplina Projeto de Vida, do TPPF. Ela foi marcada pela comemoração das conquistas alcançadas no primeiro ano de implementação da matéria na grade curricular municipal e pela ampliação da disciplina para as turmas de 7º ano e Acelera 2 em 2024”, explicou a coordenadora local do TPPF, Luciana Oliveira.



 

A professora Kariny Barreto festeja o aprendizado na 4ª Capacitação do Programa TPPF.

 

Professora Monique Mota destaca palavra que a marcou na disciplina Projeto de Vida.

 

A professora Nayara Félix celebra os aprendizados conquistados na capacitação.

 

Professora Roberta Manhães em atividade da capacitação com o TPPF.

 

Karolyne Alves, coordenadora da disciplina Projeto de Vida na SEMED, participa da capacitação com o TPPF.

 

Professores concentrados estudam planos de aula da 4ª fase da disciplina Projeto de Vida.


As formações presenciais realizadas em 2023 foram importantes para a adaptação dos professores à metodologia do Instituto Aliança. Os quatro módulos do curso totalizaram 112 horas de desenvolvimento prático e teórico e contaram com a participação de Karolyne Alves, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), responsável pela disciplina Projeto de Vida. “Os encontros presenciais refinam a prática e contribuem para promover de forma mais eficaz o desenvolvimento socioemocional dos alunos”, disse Karolyne.

Durante a capacitação, os docentes vivenciaram dinâmicas e atividades a serem aplicadas às turmas do 6º e 9º ano, além do Acelera 3. Na última etapa da disciplina Projeto de Vida, estudaram os planos de aula e aprofundaram o debate a respeito dos temas ética, cidadania e diversidade, que foram os eixos centrais do encontro formativo. A preparação para as autoavaliações dos alunos e para as aulas de encerramento do ano letivo também foram assunto da capacitação. Um dos destaques do módulo foi a oficina de arteterapia com os professores: a atividade teve como objetivo trabalhar a autopercepção e as metas, proporcionando um momento de cuidado para os docentes.



Professores vivenciam dinâmica a ser aplicada com as turmas do 6º ano.

Transformação – Outro destaque da formação foi o consenso entre os docentes com relação às mudanças e transformações positivas no comportamento dos alunos. Maior capacidade de autopercepção e reflexão, expressão de ideias e opiniões, interação solidária com os pares, construção de vínculos positivos com os professores, compreensão da importância do respeito às diferenças, desenvolvimento da autoconfiança, maior interesse pelos estudos e pelo futuro foram algumas das transformações partilhadas pelo grupo.

Segundo Vanessa Rosa, que, além de Projeto de Vida, também é professora de História, no início de 2023 as mudanças esperadas pela disciplina Projeto de Vida pareciam muito distantes, uma utopia diante das dificuldades, porém ao longo do processo esse cenário mudou. “A disciplina deu voz aos alunos, colocando-os em círculo para que eles se enxergassem melhor e eu a eles, transformando a noção de hierarquia, e isso abriu espaço para alunos que não falavam, que evitavam participar e agora se posicionam, se expressam, questionam. Antes, nas aulas de História, eu não percebia tanto esses detalhes, pois meu olhar era voltado só para o conteúdo. Hoje minha atenção está mais voltada para os alunos”, contou.



 

Professores debatem textos em momento de formação com a equipe TPPF.

 

Professoras e equipe TPPF em roda de conversa na capacitação.

Ampliar o olhar – O depoimento de Vanessa demonstra que os professores também vivenciaram resultados importantes em sua forma de olhar para a educação e suas práticas. Os educadores destacaram que se sentem mais vinculados aos alunos, mais sensíveis às suas dificuldades, o que consideram ter contribuído para aumentar o nível de confiança dos alunos nos professores da disciplina Projeto de Vida.

“Percebo meu olhar com mais empatia e tolerância pelos alunos. Quando um comportamento inadequado acontece em sala de aula, eu compreendo que essa atitude é um reflexo do que o aluno está vivenciando em seu interior. Hoje em dia compreendo que as atitudes deles são resultado de incômodos que não conseguem elaborar sozinhos. A partir dessa compreensão, consigo valorizar as pequenas conquistas do dia a dia com esse aluno”, declarou a professora Kariny Barreto.



 

Educadora Samara Amorim e professora Monique comemoram encerramento da 4ª capacitação.

 

Kariny Barreto, Vanessa Rosa e Nayara Félix com Larissa Maia, assistente de coordenação do TPPF.

Francilene Sales, Regimara Brandão, Monique Mota e Raquel Veiga comemoram aniversário na capacitação do TPPF.

Luciana Oliveira, coordenadora local do projeto, fez questão de recordar uma frase dita por Kariny que a marcou: “Em uma das atividades da última capacitação, a professora escreveu: ‘Tamo presente para festejar a humanidade que habita em nós’. A frase me marcou, pois a Pedagogia da Presença e o trabalho cooperativo que tanto orientam as práticas do Instituto Aliança já se encontram também nas percepções e falas dos professores de São João da Barra”.

Para Luciana, os depoimentos reforçam que os resultados esperados para o primeiro ano foram alcançados com sucesso e trazem incentivo para que as transformações sejam ainda maiores em 2024. Neste ano que se inicia, as turmas do 7º ano e Acelera A2 também terão a disciplina implementada em suas grades curriculares.

Saiba mais – O programa TPPF acontece no município de São João da Barra desde 2018, tendo atendido a 913 estudantes no contraturno escolar até o ano de 2022. A partir do ano de 2023 o projeto se tornou disciplina da grade curricular dos anos finais do ensino fundamental. A Chevron Brasil é o parceiro investidor do TPPF desde seu 1º ano de realização no município.



Professores confeccionam mandalas na capacitação.


 
 
 
 

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