Jovens do CDD4.0, em Recife, brilham no mundo da inovação e tecnologia

 
 
 

Em outubro de 2023, as turmas do CDD4.0 participaram do principal evento de tecnologia, criatividade e inovação, o Rec’n’Play, realizado na capital pernambucana. Jovens do CDD participando do Rec’n’Play e colocando em prática seus conhecimentos de programação.


Os participantes do Programa Com.Domínio Digital 4.0 (CDD 4.0) vivenciaram, em outubro de 2023, uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo do estado de Pernambuco. As turma participaram não só do Rec’n’Play - principal evento de tecnologia, criatividade e inovação da cidade do Recife - como também das maratonas de programação, os hackathons, na qual os participantes se reúnem para explorar dados, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos.

Os jovens do CDD participaram das maratonas de programação, os hackathons: a da NASA, em que são finalistas globais com um projeto que converte artigos científicos em histórias em quadrinhos, e a do OCCA 360º Experience Festival, promovido pelo Olinda Creative Community Action, em que conquistaram o 1º lugar com a criação de um sistema de cadastro interativo, que transforma a imagem do participante em personagem customizado.

Para o coordenador do programa, Daniel Barros, essas experiências aproximam os jovens das empresas locais, criam oportunidade para expansão de suas redes profissionais, além de proporcionar uma visão prática das possíveis trajetórias de carreira. “O CDD 4.0 encoraja os jovens a participarem de eventos como esses, que resultam no desenvolvimento de soft skills, da autoconfiança e da autoestima dos participantes, preparando-os a encarar desafios com convicção e a colocar em prática o conhecimento adquirido durante o programa”, destacou o coordenador. A diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, também ressaltou a importância da participação dos jovens em eventos como os Hackatons e Rec’n Play: “Esses eventos oportunizam devolver à comunidade os conhecimentos adquiridos no Programa, na medida que criam espaços de desenvolvimento de soluções tecnológicas, contribuindo com a economia da região e do país”.


 

Jovens do CDD aprendendo juntos a montar um robô, no Rec’n’Play 2023.

 

Ao trabalhar em equipe, no Rec’n’Play 2023, os jovens colocam em prática habilidades adquiridas no curso.

 

Criar códigos é um desafio que interessa a muitos jovens.

 

Comunicação, autogestão, solução de problemas, competências exercitadas no Rec’n’Play 2023 e importantes para o profissional do século XXI.


Rec’n Play – A 5ª edição do Rec’n’Play 2023, realizada de 18 a 21 de outubro, aproximou ainda mais os jovens dos objetivos do CDD. Familiarizados com as linguagens de programação Python e Java, puderam participar ativamente dos debates e atividades, ligadas à tecnologia. Em uma atmosfera lúdica, com muita música e interação, as turmas da manhã e tarde assistiram a palestras, conviveram com robôs e interagiram com profissionais da área.

“Foi uma experiência muito enriquecedora por eu estar de mente aberta para todos os tipos de informações que pudessem vir. Assisti a palestras de IA, cloud, robótica, empreendedorismo, diversidade no mercado de trabalho e todas, absolutamente todas, me instigavam ao ‘por que não?’”, comentou o jovem Pedro Vitor Brito Magalhães.

Rafaela Leão, educadora de DPS, também ressaltou a importância da participação dos jovens em eventos deste porte: “É de suma importância para a formação dos nossos jovens o direcionamento à participação de eventos diversos para além das oficinas de Desenvolvimento Pessoal e Social - DPS e aulas de Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC, de modo que eles vivam experiências estimulantes no campo das socioemocionais”. Ainda que em um cenário diferente, segundo ela, “as reflexões sobre as competências socioemocionais vivenciadas, nesses eventos, colaboram com o desenvolvimento sócio emocional que propomos”.


 

Atenção aos detalhes e trabalho em equipe levam a ótimos resultados.

 

O desafio de montar um robô é uma oportunidade inesquecível de aprendizado.

 

Durante o Rec’n’Play 2023, o robô Boli recepcionou os visitantes.

 

 

O mascote do Rec’n’Play 2023 vestiu o uniforme do CDD4.0.

Em outubro, Recife se tornou a capital nordestina que centralizou os debates sobre tecnologia, criatividade e inovação.


Hackathons – Hackathon, essa palavra esquisita de origem inglesa, significa maratona de programação para desvendar códigos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou de hardware. Os jovens do CDD Anderson Diniz Ribeiro e Kelvyn Peixoto de Freitas participaram de duas dessas maratonas e se saíram muito bem. A primeira delas foi a NASA Space Apps Recife 2023, uma competição global realizada em outubro, que contou com um recorde de 57.999 participantes de 159 países. A dupla, com outros colegas, deu vida ao “Projeto Chico Science”, que transformou dados científicos da NASA em emocionantes histórias em quadrinhos. O feito de criatividade e inovação conquistou o 1º lugar na etapa regional e, agora, disputa com outros 40 projetos a etapa global.

O “Projeto Chico Science” contou com 36 horas ininterruptas de criação e exclusão de ideias, uso de inteligência artificial para transformar textos científicos em linguagem comum, elaboração de roteiro e ilustração, até que os jovens chegaram ao resultado: uma newsletter colorida, com poucos diálogos e alguns camundongos como personagens. “O texto original, um ensaio científico disponível na internet, tinha apenas 20 visualizações, nenhuma da América Latina. A nossa newsletter, em poucas horas, alcançou 80 visualizações”, comemorou Kelvyn.


 

O jovem do CDD4.0 Kelvyn Peixoto de Freitas, seu colega Anderson e outros jovens deram vida ao "Projeto Chico Science", finalista global do Hackathon da NASA.

 

O jovem do CDD4.0 Anderson Diniz Ribeiro, em dupla com o colega Kelvyn, conquistou o primeiro lugar no hackathon RecStation, no OCCA 360º Experience Festival.


Segundo Kelvyn e Anderson, fazer parte do CDD4.0 e frequentar as oficinas de DPS foi decisivo para a conquista do 1° lugar. Eles precisaram gerenciar o estresse, estabelecer metas claras e criar um plano de ação realista, além de enfrentar a pressão e a urgência do hackathon da NASA. “Nossa jornada nos mostrou que o desenvolvimento pessoal e as competências socioemocionais são tão importantes quanto o conhecimento técnico”, disse Kelvyn.

Para Anderson, “as lições sobre empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos foram fundamentais para a construção de relacionamentos interpessoais sólidos e nos ajudaram a trabalhar efetivamente em equipe durante o hackathon”.

Para Anderson, as lições aprendidas durante a formação do CDD ajudaram a trabalhar efetivamente em equipe durante o hackathon RecStation, no OCCA 360º Experience Festival.


Entre os dias 10 e 12 de novembro, foi a vez de Anderson e Kelvyn juntarem-se a outra equipe de jovens para encarar mais um desafio: o hackathon RecStation, no OCCA 360 Experience Festival. A dupla conquistou o 1º lugar com uma proposta que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para criar um sistema de login/cadastro interativo no OCCA. Esse sistema transforma a imagem do participante em um personagem customizado, que depois ganha vida em uma história em quadrinhos personalizada, proporcionando uma experiência única e memorável.

Para Anderson, participar dessas atividades foi crucial para o seu desenvolvimento: “Além de aprimorar habilidades técnicas, essas experiências estimulam a criatividade e inovação, promovem a colaboração e integração em equipe e oferecem uma valiosa exposição a oportunidades profissionais e educacionais”.

Saiba mais – O Com.Domínio Digital 4.0 é uma iniciativa do Instituto Aliança, em parceria com a Fundação Lenovo, Fundação Forge, Instituto Ambikira, Softex Recife e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O programa prepara jovens programadores em linguagens que estão em alta no mercado de tecnologia, como Python e Java, e banco de dados, com formação em habilidades socioemocionais importantes para o mundo do trabalho. É dirigido para jovens da Região Metropolitana do Recife que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Se você se interessa em participar, faça a sua pré-inscrição para 2024 aqui.


Marcela Ribeiro de Lima, Marina Meirelles Paixão, Anderson e Kelvyn, equipe vencedora do hackathon do OCCA, recebendo o troféu.

Os jovens apresentam seu projeto aos mentores do desafio para validação e discussão das ideias.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br