Com.Direitos amplia garantia de direitos de crianças e adolescentes e fortalece Rede de Proteção em Recife (PE)

 
 
 

Representantes do Consulado Americano, Departamento de Estado dos Estados Unidos, Instituto Aliança e Freedom Fund celebrando a Cerimônia de Certificação do Com.Direitos 2023.2. V. S. e L, compartilhando com o público seus depoimentos pessoais. Profissionais do Hospital Helena Moura em depoimentos sobre a experiência de ter passado pelos 3 ciclos de formação. Visita da Equipe da JTIP, Freedom Fund e Instituto Aliança a adolescentes do Aprendiz Com.Direitos Cultura no Museu Paço do Frevo. Momento de apresentações das instituições presentes na Formação em Trauma.


Contribuir para o enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Recife. Este é o objetivo do Projeto Com.Direitos, que encerrou mais um ano de atividades comemorando a ampliação da garantia de direitos de adolescentes e o fortalecimento da Rede de Proteção. O segundo semestre foi marcado por uma série de ações, entre elas a formação do terceiro módulo em Metodologias Informadas sobre Trauma, a visita internacional do Setor de Tráfico Internacional de Pessoas do Departamento de Estado dos Estados Unidos (JTIP) – Governo Americano e a certificação de 29 adolescentes e 41 profissionais.

As atividades do Com.Direitos se complementam de forma estratégica a partir das apostas presentes no desenho do projeto. Para além das adolescentes e seus familiares, a ação também alcança profissionais da Rede de Proteção e outros serviços, passando, ainda, por articulações cuidadosas com parceiros formadores e empregadores ligados à etapa da Lei de Aprendizagem.

 

Profissional Bianca Ferreira Balbino, Técnica do CREAS Miguel Otávio, dando suas contribuições nas discussões sobre Metodologias Informadas sobre Trauma.

 

Momento de integração entre os profissionais da Rede participantes da formação em Trauma.

Formação em Metodologias Informadas sobre Trauma com profissionais da Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos no Recife.


Formação – O terceiro módulo em Metodologias Informadas sobre Trauma teve como objetivo a melhoria no atendimento ao público sobrevivente da Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA). No total, foram capacitados 36 profissionais da rede de proteção do Recife e 12 de serviços da Rede Municipal, ou seja, atuantes no Ministério Público, nas áreas da Saúde e Assistência Social, e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Para a coordenadora de Saúde da Criança do Distrito Sanitário IV (DSIV) Recife, Célia Morais de Arribas, participar da formação foi uma experiência muito gratificante. “Agradeço ao Instituto Aliança/Com.Direitos pela oportunidade de participar dessa formação em ESCCA. Para mim, foi bastante enriquecedor. Um aprendizado vasto de conhecimentos técnicos na área da assistência, pois lidamos muito com legislação, com formas de acolhimento dessas adolescentes”, ressaltou a coordenadora.

JTIP – Outro momento de relevância para o Com.Direitos foi a visita internacional do JTIP, que é o Setor do Departamento de Estado dos Estados Unidos que lida com Tráfico Internacional de Pessoas. A visita, que ocorreu em 14 de novembro, teve como objetivo o monitoramento do progresso do projeto no Brasil e a interação com parceiros e parceiras do The Freedom Fund, partes interessadas e participantes das ações.

Na programação, o Instituto Aliança participou de agendas como apresentação de CEOs das OSCs e progresso geral das implementações dos projetos de Pernambuco; atualização de parceiros e visita ao local de aprendizagem: Instituto Aliança (Museu Paço do Frevo) e Cerimônia de Certificação de Adolescentes e profissionais da linha de frente capacitados no atendimento a vítimas/sobreviventes. “Foi muito significativa a visita da equipe do JTIP, tanto pela oportunidade de divulgarmos as ações do projeto de forma concreta e ampliada, com a participação de adolescentes, quanto pelas trocas interculturais que sempre provocam e apontam caminhos novos e ressignificados na nossa prática”, avaliou a diretora técnica e coordenadora-geral da área de Direitos Humanos do IA, Ilma Oliveira.

 

Ilma Oliveira, diretora da área de Direito Humanos do Instituto Aliança, deixando sua mensagem de parabenização aos profissionais e adolescentes formandos do dia.

 

Debora Aranha, parceira financiadora da Freedom Fund, deixando sua mensagem aos formandos e formandas.

 

Entrega simbólica da camisa do projeto Com.Direitos pela adolescente M.J. ao representante do consulado americano.

  Adolescentes celebram e aplaudem a certificação das colegas no palco.

Momento em que as adolescentes do Com.Direitos celebram juntas e de mãos dadas a alegria de serem certificadas.



Certificação – Para fechar com chave de ouro o ano, o Com.Direitos comemorou a certificação de 29 adolescentes e 41 profissionais pela Universidade Estadual do Ceará e pelo Instituto Aliança. O evento foi realizado no dia 17 de novembro, no auditório do SENAC/PE, e reuniu familiares, parceiros e financiadores. Toda a cerimônia foi preparada pelas pessoas certificadas, que escolheram músicas, vídeos de retrospectivas e depoimentos que marcaram a caminhada de cada grupo.

“Não há nada impossível neste mundo incrível, esse é o momento.” Foi com esse trecho da música Fazer história, de Any Gabrielly, que a cerimônia iniciou. A letra retrata muito da crença presente em todos os formandos. “Tivemos uma cerimônia linda, coesa, humana e divertida. Tudo com emoção à flor da pele por entender quão transformador esse evento é para cada adolescente e para seus familiares. Celebramos a vitória de uma turma comprometida, unida e frequente. Isso foi refletido no resultado”, comemorou a educadora do projeto, Milene Eustáquio.

A Adolescente R.A. (14), uma das certificadas, relatou que estava com medo de não conseguir concluir o curso. “Graças aos educadores, que me mostraram que eu era capaz, eu consegui! Foi uma certificação tão esperada e maravilhosa! Foi muito gratificante ver que todos os meses de aprendizado valeram a pena. Agora é só esperar ser encaminhada para o mercado de trabalho”, disse ela.

R.A. complementou dizendo que fez amizades e conheceu pessoas que a ajudaram a trilhar seu novo caminho: “Percebi uma evolução extraordinária em mim, adquirindo conhecimentos que nem eu mesma sabia que seria capaz, e sou grata por tudo", contou ela, já certificada pelo Com.Direitos.

Pensando em uma ação intersetorial eficaz para o enfrentamento das vulnerabilidades e desafios enfrentados no projeto, as famílias têm um papel fundamental, visto que interferem diretamente no dia a dia de cada adolescente, orientando e fortalecendo sonhos e perspectivas de mudança.


 

Homenagem à equipe e consultores responsáveis pela formação de profissionais da rede.

 

Reconhecimento e homenagem aos educadores do Instituto Aliança e UNICAP.

Certificação dos profissionais que concluíram os 3 ciclos de formação de profissionais da Rede.

Rutiene Maria, mãe da adolescente V.G., mencionou a questão dos sonhos partilhados no âmbito familiar. “Para mim, é muito gratificante participar desse processo de fechamento de ciclo e ver a minha filha recebendo o certificado. Esse diploma também significa a mudança no comportamento e atitudes na vida dela. Agora é esperar que os sonhos dela, que também são os meus, se realizem em breve. É muito importante se preparar para ter essa possibilidade de trabalhar para alcançar os seus objetivos. O evento de certificação mostrou o cuidado e a delicadeza que todos esses profissionais trataram a minha filha e a todas as outras adolescentes durante o curso. Eu estou muito feliz e encantada”, reforçou Maria.

A representante da The Freedom Fund no Brasil, Débora Aranha, também partilhou suas percepções: “A cada turma a gente percebe como o projeto cresce e vem ganhando em maturidade, alcançando cada vez mais adolescentes e jovens que mais necessitam dessa oportunidade. Esperamos que ele sirva de inspiração para as políticas públicas que pensam educação e aprendizagem como uma forma de garantia de direitos e prevenção para as violências que afetam adolescentes, principalmente as meninas, que estão em maior situação de vulnerabilidade.”

Na plateia, amigos, familiares, responsáveis e profissionais da rede.

Saiba mais – O Com.Direitos foi iniciado em 2021 e cumpriu sua etapa piloto com alcance e superação dos objetivos, motivando a continuidade das ações até 2024. Financiado pela Freedom Fund, o projeto tem como objetivo erradicar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Recife, demonstrando um modelo viável para outras regiões do Brasil. São nove organizações locais que integram a plataforma de parceiros nesta segunda etapa de expansão das ações, composta pelo Instituto Aliança, Childhood, Grupo Adolescer, UNICAP, Grupo Ruas e Praças, Casa Menina Mulher, Fundação Roberto Marinho, Centro das Mulheres do Cabo e Coletivo Mulher Vida. O Programa do Instituto Aliança é financiado por uma doação do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Foto coletiva dos formandos (adolescentes e profissionais) e equipe do Com.Direitos.


 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br