ESV realiza visita guiada em quatro estados e mostra na prática como funciona o varejo

 
 
 

Nathanel Oliveira e Kaylane Araújo, jovens da ESV-PE, aprendem sobre a logística especial na seção de frutas e verduras em loja do Carrefour, em Recife. Em São Paulo, a visita guiada foi realizada no Sam´s Club, em Osasco. No Rio de Janeiro, a turma ganha um novo olhar sobre o varejo a partir da visita ao supermercado. As turmas da ESV-BA conhecem diferentes setores que compõem o Hiper Carrefour Iguatemi.


Novembro foi mês de visitas guiadas na Escola Social do Varejo (ESV). Jovens dos quatro estados onde o programa é realizado – Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro – tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Carrefour. A visita guiada aos supermercados, conduzida pelos responsáveis pela operação das lojas, conectou os conceitos teóricos da formação ao ambiente prático do varejo. Corredores internos, estoque, padaria, açougue, congelados, artigos de casa e frutas e verduras foram algumas áreas visitadas pelas turmas da ESV. O supermercado se tornou sala de aula e os jovens, munidos de pranchetas, cadernos e canetas, compreenderam a complexidade envolvida nas operações de armazenagem, logística e marketing.

Esta é uma atividade complementar do itinerário formativo, que tem por objetivo consolidar aprendizados sobre diversas questões relacionadas ao varejo vivenciadas na plataforma EAD na área de Contexto de Relações do Varejo (CRV). Para a coordenadora pedagógica setorial da área de Educação e Empregabilidade do Instituto Aliança, Roberta Albuquerque, as visitas guiadas são de grande importância para a formação da ESV, pois proporcionam importantes aprendizados para os jovens. “Além de conhecer o funcionamento interno, a logística e fluxograma das lojas, os jovens se deparam com relatos de trajetórias profissionais que são inspiração para eles. Com certeza, muitos saem motivados sobre o varejo, impactados com a possibilidade de construir sua vida profissional e bem esclarecidos sobre diversas questões que envolvem a rotina de uma empresa”, afirmou Roberta.

Aprendizagens – A jovem Lavynia Karoline Camilo Sales, que participou da visita realizada nos dias 8 e 9 de novembro à loja do Carrefour em Boa Viagem, em Recife, compartilhou a sua alegria em participar da atividade: “vi na prática o que aprendi em aulas teóricas de Contexto de Relações do Varejo (CRV) e no portal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Me senti muito feliz por entender tudo que estava sendo falado. O diretor Verocim Souza explicou com bastante detalhes, entendi sobre como funciona o layout daquele varejo, as ilhas e também sobre as estratégias usadas, como, por exemplo, a criação das gôndolas específicas para mulheres no setor de perfumaria”.

Kemilly Jamilly e Aphollo Santos são jovens da ESV-PE que participaram da visita guiada ao Carrefour Boa Viagem, em Recife.

 
Na área de produtos para pets, os jovem prestam atenção às explicações sobre otimização da distribuição de itens nas prateleiras.
 

Atenção máxima às explicações sobre as particularidades do setor varejista.

 

Caderno e caneta na mão para anotar as percepções que vão surgindo a cada área visitada.


 

Durante a visita guiada, Maria Eduarda Costa de Araújo registra aprendizados importantes sobre o varejo.

A turma da ESV-PE, com a educadora de Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), Andrea da Hora, e o gerente de Operações Carlos Eduardo Andrade.


Em São Paulo, a visita guiada aconteceu no dia 8 de novembro, na loja do Sam´s Club em Osasco, e foi muito bem avaliada pelos jovens. “Foi essencial para minha expansão profissional e desenvolvimento. Fomos muito bem recepcionados e explicaram como tudo funciona. Foi uma experiência ótima”, disse Maria Eduarda Csipak Trevisan. Sua colega, Julia Francisco de Souza, destacou que aprendeu como trabalhar em um supermercado, como é cada setor, o que cada área faz.

 

Angel Araújo Santos amplia seu olhar sobre o varejo.

 

A jovem Iohana da Silva Figueiredo faz parte da Escola Social do Varejo em São Paulo.

 

Tiago Rocha de Souza e Pedro Alcântara de Lima anotam em suas pranchetas as novas informações sobre o varejo.

 

Jovens da ESV-SP ouvem atentos as explicações sobre o setor de hortaliças e frutas.

Registro fotográfico da turma da ESV-SP em frente à loja do Sam´s Club em Osasco, no dia da visita guiada.

A observação atenta aos espaços e suas funções também foi a tônica da visita guiada ao Carrefour no Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 9 de novembro, e para Alexsandra Cruz da Silva trouxe bastante aprendizado. “Foi uma janela aberta trazendo novas experiências fundamentais para encarar o mercado de trabalho de uma forma muito mais objetiva”, resumiu a jovem.



Para os jovens da ESV-RJ, a visita guiada é um momento de abrir horizontes e aprender na prática.

 

Turma da Escola Social do Varejo, no Rio de Janeiro, conheceu mais sobre os espaços e suas funções dentro da loja.


 

Funcionários da loja acompanham a turma durante a visita guiada, trazendo exemplos e mostrado as melhores práticas.

Jovens da ESV-RJ aprendem que o supermercado é um espaço de negócios e comercialização de produtos, e o espaço deve ser pensado estrategicamente.

Novo olhar – Para a coordenadora local da ESV em São Paulo e Rio de Janeiro, Marcela Almeida, “a visita guiada traz um novo olhar sobre o mundo do varejo para o jovem, que, a partir dessa prática tão rica de conhecimentos, consegue alinhar teoria e prática, o que significa um grande salto na formação”.

Michele Santos, encarregada de RH do Hiper Iguatemi, em Salvador, Bahia, concordou e ressaltou: “A visita guiada proporciona ao jovem em formação a experiência de vivenciar os bastidores da operação, a conhecer os processos e entender como funciona a prática do que eles aprendem na ESV. Eles saem encantados com a nossa operação, e acredito que acende mais a vontade de fazer parte do grupo de colaboradores do Carrefour”. Michele acompanhou, nos dias 21 e 22 de novembro, os jovens dos núcleos da ESV em São Cristóvão e Iguatemi, na visita à loja do Hiper Carrefour Iguatemi, com a equipe local, coordenada por Ingrid Pedrett.

Presente na visita, o jovem Afonso Samuel Silva dos Santos, integrante da turma de São Cristóvão, contou que a oportunidade de conhecer os bastidores aumentou ainda mais suas expectativas em relação ao trabalho e o desejo de se aprofundar e crescer profissionalmente na área do varejo. “Além de todo o aprendizado que eu obtive dos processos e cuidados realizados em cada setor, conhecer os profissionais foi um ponto alto da visita. Eles explicaram de forma ótima e esclarecedora como é trabalhar na área varejista e como é gratificante fazer parte do Grupo Carrefour, gostei muito de conhecer vários profissionais que atuam em cada área e como eles vêm se desenvolvendo e crescendo dentro da empresa”, disse Afonso.

Julia Milene Neri Freitas, que faz parte do núcleo Iguatemi, ressaltou a importância de olhar o varejo sob outra perspectiva: “Gostei de conhecer o trabalho que é realizado em cada área do Carrefour, já que eu tinha a visão de cliente e agora pude conhecer todo o trabalho que é realizado para fazer tudo isso ser possível”. No fim da visita guiada, Julia disse estar se sentindo animada e ansiosa para trabalhar na área e mais tranquila, já que viu como o varejo funciona.

Temperatura adequada de conservação de alimentos, organização por categoria, sinalização de preços e ofertas do dia são alguns conteúdos abordados na visita guiada ao Hiper Carrefour Iguatemi, em Salvador.

 

A equipe do Hiper Carrefour Iguatemi explica aos jovens da turma da ESV-BA a rotina de trabalho no hipermercado.


 

Conhecer os bastidores da loja, onde estão armazenadas grandes quantidades de produtos de todas as categorias, é um importante aprendizado.

Turma da ESV-BA, acompanhada da equipe local, visita loja Hiper Carrefour Iguatemi e conhece diferentes setores que compõem um supermercado.


Aulão – Outro ponto de destaque foi o aulão sobre varejo, um encontro online que reuniu os jovens da ESV nos quatro estados e Josane Pinheiro, profissional do Grupo Carrefour Brasil, para um momento de compartilhamento de experiências. Josane é gerente do supermercado Todo Dia no bairro de Sussuarana, em Salvador, Bahia, e contou aos jovens sobre o início na carreira, aos 22 anos, como operadora de loja folguista. Passados 15 anos e depois de acumular formações em administração e recursos humanos, ter trabalhado em seis diferentes lojas e nunca ter parado de estudar, ela gerencia uma equipe de 15 pessoas. “O varejo é vivo, um ambiente de permanente aprendizado”, ressaltou Josane.

Saiba mais – A Escola Social do Varejo (ESV) é um programa do Grupo Carrefour Brasil em parceria com o Instituto Aliança, que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. O programa existe desde 2010 e já formou mais de 11 mil jovens. A metodologia contribui com o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o desenvolvimento do profissional do século 21, além de ajudar os jovens a pensar em seus projetos de vida e ampliar conhecimentos do setor varejista. A formação é integralmente gratuita e amplia os horizontes de jovens que buscam o primeiro emprego formal. Para se inscrever para 2024, acesse o link.

 

No aulão sobre varejo, a jovem Maria Eduarda Martins, da ESV-RJ, participa fazendo perguntas sobre os desafios da carreira.


 

Josane Pinheiro, gerente do supermercado Todo Dia, no bairro de Sussuarana, em Salvador, Bahia, conta aos jovens sobre sua trajetória de 15 anos no varejo.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br