Na Real se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e participa da EXPO EJA 2023  
 
 

Atores da peça Na Real, Samantha Joshua e Felipe Magoulas. Subsecretária de Gestão do Ensino da Seeduc, Joilza Rangel. Coordenadoras do Na Real no Rio de Janeiro, Ana Castro e Claudia França. Banner do evento.


No dia 7 de dezembro de 2023, estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA ) das escolas estaduais do Rio de Janeiro participaram da EXPO EJA 2023, apresentando seus trabalhos em um espaço nobre da cultura nacional: o Salão Assyrius, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A ação realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc RJ), marcou o fim do ano letivo do EJA e teve, entre outras atividades, a participação do Programa Na Real.

O Instituto Aliança (IA) foi convidado pela Seeduc RJ para apresentar a peça teatral do Programa Na Real, que, através da linguagem teatral e do envolvimento dos atores com a plateia, dialoga com os jovens sobre os impactos do consumo de bebidas alcoólicas.

Presente no evento, cujo tema foi “Desconstruindo bolhas e derrubando muros: conectando gerações e saberes”, a subsecretária de Gestão do Ensino, Joilza Rangel, acompanhada de sua equipe, comentou: “É uma oportunidade riquíssima de ver a construção dos saberes, em uma grande mostra da comunidade escolar”. Além da fala da subsecretária, Flávia Costa, superintendente pedagógica da Seeduc RJ, celebrou a temática da peça como potente ferramenta de conscientização e prevenção do consumo de álcool na adolescência. “O teatro Na Real proporciona uma experiência imersiva que permite aos adolescentes refletirem sobre as escolhas que fazem e o impacto em suas vidas”, concluiu Flávia.

 

Subsecretária de Gestão do Ensino da Seeduc, Joilza Rangel, enaltecendo os trabalhos apresentados.

 

Superintendente pedagógica, Flávia Costa, agradecendo a participação dos docentes e alunos e o esforço de todos na produção de materiais tão ricos.

Claudia França elogiando a iniciativa da Seeduc com o EXPO EJA e agradecendo a oportunidade de levar o Programa Na Real para as escolas estaduais do Rio de Janeiro.

 

Plateia presente atenta e se divertindo com os personagens da peça Na Real.

 

Público aplaudindo após a exibição da peça Na Real.

Facilitadora do IA, Arlinda Di Baio, apresentando toda a equipe envolvida, logo após ter demonstrado como é realizada a mediação da peça Na Real.


De acordo com a diretora do Instituto Aliança e coordenadora da área de Incidência nas políticas de educação, Adenil Vieira, “a peça dialogou com os objetivos da EXPO EJA 2023 porque trouxe para reflexão temas associados ao consumo precoce e inadequado de bebidas alcoólicas por adolescentes e sobre o impacto que as escolhas positivas têm na vida de cada um. Agradecemos à Secretaria de Educação o honroso convite”. O ator que encena Matheus na peça, J.L. Moreno celebrou: “Poder mostrar a potência da arte como agente transformador é sempre incrível. Realizar uma apresentação para educadores e alunos foi muito emocionante, ainda mais estando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro”.

Neylar Vilar Lins, coordenadora do Programa Na Real Brasil, comemorou o fato de a Seeduc ser uma das 43 instituições públicas e privadas, nos âmbitos estadual e municipal, que se reuniram a esse grande movimento provocado pelo Na Real: “Os números revelam a importância e a necessidade desta abordagem inovadora da educação sobre o não consumo de álcool por adolescentes”, explicou Neylar.


 

Público atento à apresentação dos atores João Rodrigo Moreno, Samantha Joshua e Felipe Magoulas, que vivem os personagens Matheus, Jéssica e João Lucas.

 

Atores da peça Na Real utilizando puppets para criar mais interação com o público.

Atores agradecendo ao público após o fim da peça Na Real.


Saiba mais – O Programa Na Real, conhecido nos demais países como Smashed, foi desenvolvido pela Collingwood Learning e é patrocinado pela Diageo Internacional, tendo o Instituto Aliança como executor no Brasil, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal. O programa sensibiliza e provoca debates com adolescentes acerca dos agravos associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas, utilizando a arte e o diálogo como ferramentas pedagógicas na apresentação de uma peça teatral presencial e de um filme curta-metragem online, com dinâmicas interativas mediadas por técnicos do IA. Em 2023, mobilizou 474.000 jovens.

Para saber mais sobre o programa, acesse: https://nareal.org/ (em português) e https://www.smashedproject.org/ (em inglês) e o Instagram: @narealjovem e @smashed_lac

 

Samantha Joshua, que vive a personagem Jéssica na peça Na Real.

 

Atores João Rodrigo Moreno, Samantha Joshua e Felipe Magoulas conversam com o público sobre sua experiência com teatro após a apresentação da peça Na Real.

 

Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança, agradece à subsecretária de Gestão do Ensino da Seeduc RJ, Joilza Rangel, a oportunidade de apresentar o Programa Na Real.

 

Adenil Vieira congratula-se com Joilza Rangel pela oportunidade do evento.

Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança, coordenação e equipe do RJ.

Momento da apresentação ao vivo da peça teatral do programa.

 
 
 
 


EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br