Campanha do 18 de Maio em Minaçu (GO) alcança mais de 13 mil pessoas e fortalece Rede de Proteção Social

 
 
 

Entrevista na Rádio Clube FM. Blitz educativa na portaria 02 da empresa Serra Verde. Alunos de Minaçu participando da blitz educativa durante a campanha do 18 de Maio.


Mais de 13 mil pessoas foram alcançadas pela campanha 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizada pelos integrantes da Rede de Proteção à criança e ao adolescente de Minaçu, Goiás. A implementação da campanha é parte do conjunto de ações do Programa Abrace Minaçu, uma iniciativa da Serra Verde Pesquisa e Mineração, realizada em cooperação com a prefeitura e com a parceria técnica do Instituto Aliança (IA).

O programa tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as crianças, adolescentes e mulheres do município. Em março foi dado o passo inicial do programa, com uma reunião com gestores públicos para definir responsabilidades e estratégias. Em seguida, um diagnóstico avaliou a integração entre os setores da Rede de Proteção, revelando uma atuação fragmentada que necessitava de maior integração. A partir daí, formou-se a Comissão de Coordenação e Execução da Campanha 18 de Maio, composta por 14 instituições.

Para Herta Torres, gerente de Relações Institucionais e de Responsabilidade Social da Mineração Serra Verde, “o investimento voluntário da empresa no fortalecimento da Rede de Proteção Social de Minaçu, por meio de uma relação de colaboração e cooperação técnica, cria um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável do município e da empresa, que também faz parte da comunidade”.


 

Alunos de MInaçu na campanha do 18 de Maio.

 

Caminhada do Faça Bonito.

 

Apresentação de alunas durante oficina na escola.

 

Roda de conversa na escola Santo Antônio em Cana Brava.


Mobilização – Realizada com grande participação dos profissionais da Rede de Proteção e da Mineração Serra Verde Mineração, a ação alcançou uma boa diversidade de públicos e marcou presença nas festividades locais, como o aniversário do município e a Feira do Agricultor. Além disso, esteve nas escolas municipais e estaduais, assim como em outros serviços da Rede de Proteção, onde ocorreram rodas de conversa com crianças e adolescentes, espetáculo teatral, formado por adolescentes e jovens da Conexão Cidadã, uma organização da sociedade civil. Também foi realizada a “Caminhada do Faça Bonito” e blitz educativas. Já no “Dia D” de enfrentamento da violência sexual, a Comissão compartilhou materiais informativos em suas redes sociais. Profissionais e autoridades participaram de entrevistas nas rádios locais, e a equipe da Mineração Serra Verde reforçou a mobilização com a conscientização de seus colaboradores.

“Além do público alcançado por todas essas ações, um resultado significativo da Campanha 18 de Maio em Minaçu foi a atuação planejada e integrada dos profissionais envolvidos, um passo importante para o fortalecimento da rede de proteção. A organização e desempenho de uma comissão multissetorial foi fundamental para o alcance desses resultados”, declarou a diretora do Instituto Aliança, Márcia Campos.

Para a psicóloga Mariana de Paula e Silva, a ação foi muito importante: “Pela primeira vez, contamos com a participação de toda a Rede de Proteção à Infância do município. As ações foram diversas e contemplaram um público amplo, levando orientação tanto para as possíveis vítimas quanto para os possíveis autores. Fizemos bonito!”.

O impacto da campanha também foi celebrado por representantes da Polícia Militar e conselheiros tutelares que se envolveram na mobilização e realização das atividades.


Atividade educativa da Campanha 18 de Maio em Minaçu.

Atividade de sensibilização e informação com colaboradores da Serra Verde.


Expectativa – Até o fim de 2024, o Programa Abrace Minaçu planeja continuar com encontros entre gestores públicos, formação de profissionais, desenvolvimento de um fluxo geral de atendimento e fortalecimento do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar. Também haverá ações específicas para os direitos das mulheres, como formação de profissionais e fortalecimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CONDIM).


Rede de Proteção Social na Feira do Agricultor.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br