Coordenadora do Na Real participa de atividades do Smashed na Inglaterra e celebra o impacto da iniciativa no Brasil

 
 
 
Neylar Vilar com os atores da peça Smashed após apresentação na Bishop Douglass. Neylar Vilar dialoga com os atores sobre as suas experiências e a respeito do impacto do espetáculo nos adolescentes. Catholic School. Neylar Vilar, coordenadora nacional do Programa Na Real, na Bishop Douglass Catholic School, uma das escolas onde a peça Smashed foi encenada aos estudantes. Evolução do Programa Smashed no mundo, entre 2015 e 2024.


Nos meses de abril e maio, a coordenadora nacional do Programa Na Real, Neylar Vilar, teve a oportunidade de participar de duas importantes atividades do Programa Smashed, iniciativa que inspira o Na Real no Brasil. No dia 26 de abril, Neylar conferiu de perto – na Inglaterra, Reino Unido, terra em que o programa foi concebido – uma das apresentações teatrais do Programa Smashed na escola. A peça foi apresentada na Bishop Douglass Catholic School, pelo grupo de teatro da Collingwood Learning, e contou com um público atento e participativo de cerca de 300 alunos, em duas sessões consecutivas. Outro momento único foi o webinar “Diálogos com o Diretor Smashed LAC”, que ocorreu no dia 21 de maio e promoveu a inédita interação entre Chris Simes, criador da peça Smashed, e os grupos de teatro que lhe dão vida nos países da América Latina e Caribe.

A apresentação da peça contou no elenco com Maggie Wignall, Harri Jones e Charlie Maclean. Jones, um dos atores do Smashed UK, contou que “os alunos podem ver durante a peça as várias situações reais que impactam sua saúde, seus projetos de vida, seu desempenho acadêmico, suas relações sociais e familiares e, com isso, ficam mais alertas e conscientes sobre a importância de tomar boas decisões”.

Os atores também comentaram que a parte mais interessante e educativa da metodologia Smashed é após a apresentação da peça, quando eles criam duas situações de interação com os alunos: na primeira, os estudantes entrevistam os personagens da peça, e na segunda, sugerem formas diferentes de agir que poderiam mudar o desfecho da história de forma positiva – e os atores interpretam a cena com este novo roteiro.

Neylar Vilar, coordenadora nacional do Programa Na Real, é recebida na Bishop Douglass Catholic School.

“Observar as diferenças culturais da performance dos atores e do ambiente escolar na Inglaterra e ao mesmo tempo testemunhar a similaridade da reação dos alunos em relação à nossa experiência no Brasil foi a maior comprovação da força da linguagem universal da arte. No Brasil, os grupos de teatro que integram o Na Real adotaram técnicas teatrais diferentes das que observei em Londres, mas o resultado final é o mesmo: os adolescentes adoram, participam, sorriem, aplaudem e querem fazer muitas perguntas no momento do debate, após a peça”, destacou Neylar.

Diferentemente do Brasil, na Inglaterra os próprios atores conduzem esses debates. “O mais importante é dar um tempo aos alunos para discutirem entre eles as respostas para as perguntas que fazemos com o intuito de provocar reflexão sobre os vários aspectos da história. Nesse momento, o processo de conscientização já começou e, depois, nós complementamos o processo educativo, comentando e aprofundando o tema a partir das respostas deles”, explicou a diretora e atriz do grupo Smashed UK, Maggie Wignall.


 

Momento da apresentação da peça Smashed pelo grupo de teatro da Collingwood Learning.

  Alunos fazem perguntas e debatem com os atores após apresentação da peça Smashed na Bishop Douglass Catholic School.

Webinar – Realizado no dia 21 de maio, o webinar “Diálogos com o Diretor Smashed LAC” promoveu a inédita interação entre Chris Simes, criador da peça Smashed, e os grupos de teatro que lhe dão vida nos países da América Latina e Caribe. Coordenaram o webinar: Andy Summers, diretor global do Smashed, da Collingwood Learning, executivos da patrocinadora Diageo ligados ao programa – tais como Nicola Reid, diretora global do Smashed, e Paulo Mindlin, gerente do Smashed para América Latina e Caribe -, e coordenadores da iniciativa na região (Gladys Farje, da CAPLAB, Neylar Vilar, do Instituto Aliança). Na audiência, estiveram presentes mais de 120 pessoas integrantes da Diageo e das organizações implementadoras do programa.

Para Nicola Reid diretora global do Smashed, “é um prazer trabalhar com todos e estou muito satisfeita com as conquistas obtidas até aqui. Temos a ambição de atingir 10 milhões de adolescentes até 2030 e já chegamos a 5,7 milhões. Estou muito contente e certa de que seremos uma rede cada vez mais forte e capaz de trabalhar de forma ainda mais colaborativa em relação ao futuro”.

Para representar os grupos de teatro, foi realizado, no mesmo encontro, um painel entre os diretores Adriano Portela (Brasil), Inés Sanguinetti (Argentina) e Camilo Villamarín (Colômbia). Segundo Adriano, “a discussão entre todos foi extremamente rica porque mostrou realidades distintas dos adolescentes em diferentes países – e de que forma a apresentação do roteiro original se adaptou sem perder sua essência e padrão”.

Em 2009, Chris Simes consultou grupos de adolescentes para escrever o roteiro da peça e trazer situações reais que eles vivenciam, em uma linguagem simples, usando movimento e interação com o público para prender a atenção. A consulta trouxe insights sobre como os adolescentes fazem uso do álcool (sem supervisão, com amigos), as consequências que mais lhes preocupam (saúde, relacionamentos, família, escola) e, principalmente, as pressões sociais que levam adolescentes a beber (influência dos amigos, pressão dos pais na educação, querer “parecer adulto”, fugir de problemas, entre outras). Com base neste conhecimento, criou uma peça cheia de movimento e ação, além de uma pitada de humor, uma história de amor e uma briga.



Palestrantes do webinar "Diálogos com o Diretor Smashed LAC".

 

Nicola Reid, diretora global do Smashed, na abertura do webinar "Diálogos com o Diretor Smashed LAC".

  Chris Simes, autor da peça Smashed / Na Real.

Em 2015, com a Diageo, Chris buscou parceiros com expertise para implementar o Smashed / Na Real em outros países – tais como o Instituto Aliança, no Brasil –, o que fez com que o alcance da iniciativa fosse ampliado para quase 40 países de 4 continentes ao longo dos últimos anos. “Tenho um orgulho enorme e fico boquiaberto com todo este resultado. Este é, sem dúvida, o legado da minha vida profissional”, celebrou o autor.

Para assegurar que os princípios básicos e o roteiro original fossem mantidos em qualquer lugar do mundo, o diretor esteve presente pessoalmente em cerca de 25 países, ajudando a treinar e apoiar as equipes em seus lançamentos.



 

Chris Simes, em 2015, quando começou a encenar o Programa Smashed em escolas.

  Adriano Portela compartilha sua experiência como diretor do grupo de teatro Cobogó da Artes, que encena o Na Real em Pernambuco e na Paraíba.

Impactos – No Brasil, o Na Real amplia cada vez mais o seu impacto. Desde seu início, em maio de 2019, o programa já atingiu quase 1 milhão de adolescentes. Em maio de 2024, a equipe do Instituto Aliança superou a meta prevista para um ano, chegando ao recorde de 433 mil adolescentes de 1.478 escolas em outros oito estados brasileiros e o Distrito Federal, número equivalente a mais de cinco estádios do Maracanã lotados. Em relação ao ano anterior, o crescimento de alunos impactados pelo Na Real foi de 15%! Além disso, na América Latina, este resultado do Brasil representa 40% da meta estabelecida para toda a região neste período.

"Os números alcançados pelo Programa Na Real são uma clara demonstração do seu impacto positivo. Estamos vendo uma mudança real na vida dos adolescentes, que se empoderam e têm sua autoestima fortalecida, ao mesmo tempo em que ampliam suas perspectivas de futuro. Esses resultados nos motivam a continuar expandindo o programa e a buscar novas formas de engajar, apoiar e alcançar um número cada vez maior de jovens", destacou a diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira.

Saiba mais – O Smashed Global, no Brasil conhecido como Na Real, foi desenvolvido pela Collingwood Learning e patrocinado pela Diageo Internacional, tendo o Instituto Aliança como executor no Brasil e a CAPLAB nos demais países da América Latina. O programa sensibiliza e provoca debates com adolescentes acerca dos agravos associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas, utilizando a arte e o diálogo como ferramentas pedagógicas na apresentação de uma peça teatral presencial ou um filme curta-metragem online, com dinâmicas interativas mediadas por técnicos do IA e das demais organizações na América Latina. Para saber mais sobre o programa, acesse: nareal.org (em português) e smashedproject.org (em inglês) e no Instagram: @narealjovem e @smashed_lac.

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br