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Ilma Oliveira abrindo o encontro com gestores, ao lado das dirigentes Mônica e Maria Isabel e do representante da Diretoria Centro-Oeste, professor Fábio. Atividade sobre o conceito de saúde e a estruturação do itinerário para o ensino médio. Diálogo sobre a construção do itinerário, a partir do conceito ampliado de Saúdes. Vivência sobre o projeto de vida dos professores. Reflexão sobre o projeto de vida dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo.
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Em parceria com as Diretorias de Ensino Centro, Centro-Oeste e Centro-Sul, o Instituto Aliança retomou suas atividades formativas nas escolas estaduais de São Paulo, dando seguimento à iniciativa Projeto de Vida na Escola, que abrangerá 60 escolas, capacitará 180 profissionais e beneficiará aproximadamente 17.287 estudantes da rede estadual. A nova fase concentra-se na formação de professores, na disponibilização de material estruturado, no acompanhamento pedagógico e na implementação de uma proposta para a formação de multiplicadores. O marco da retomada foi a primeira formação de professores de Projeto de Vida de 2024, realizada de 20 a 24 de maio, no Instituto Singularidades e na Escola Estadual Brasílio Machado.
O evento reuniu 158 professores, com sessões organizadas por série, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além de um dia específico para 56 gestores escolares e técnicos das Diretorias de Ensino. A formação foi conduzida pela coordenadora pedagógica nacional do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, com apoio da equipe local composta por Maxmiller Loiola e Sandra Manso, e cofacilitada por Josi Eloi, consultora do Instituto Aliança. "Foram dias de muitas vivências, entregas, orientações e de muita crença", destacou o coordenador local do programa, Maxmiller Loiola.
Ilma Oliveira, coordenadora pedagógica nacional, agradecendo a participação de todos os gestores presentes na primeira formação de 2024.
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Apresentação do Instituto Aliança para os gestores e técnicos da rede estadual de ensino de São Paulo.
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Fechamento do encontro com gestores da rede estadual de ensino de São Paulo.
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Projeto de Vida
– O conteúdo abordado durante a capacitação foi específico para cada uma das turmas, no itinerário para os professores dos 9º anos, focou-se em decisões conscientes e responsáveis e na percepção dos estudantes sobre seu lugar no mundo. No ensino médio, a abordagem se iniciou com profissionais da educação da 1ª série, com um foco interno, tratando de aspectos emocionais, físicos, cognitivos e de transcendência. Já para a 2ª série, o material avançou para as relações interpessoais, abordando temas como família, grupos, comunidade e o planeta. Na 3ª série, a ênfase ficou nas questões profissionais e na sistematização do projeto de vida e carreira.
"A gente fica muito feliz quando juntamos forças para poder melhorar a qualidade das nossas escolas. O Projeto de Vida é um componente curricular que agrega muito valor, e a gente tem aprendido a cada ano com as habilidades e os conteúdos de Projeto de Vida para alimentar sonhos, sonhos dos nossos jovens", disse a professora e Dirigente Regional de Ensino – Centro, Mônica Lopes de Oliveira. Para a diretora da Escola Estadual Caetano de Campos, Iara Lucia Oliveira, a formação é importante, pois prepara os profissionais para abordar de forma qualificada em sala de aula o tema Projeto de Vida. “Percebemos que a maior dificuldade com o componente curricular de Projeto de Vida é para que os estudantes compreendam que quando falamos de Projeto de Vida, não queremos dizer somente sobre o mundo do trabalho, o desafio é fazê-los entender que Projeto de Vida está voltado para todas as situações da vida. Vemos que na escola essas aulas têm dado muito certo, já estamos com o Instituto Aliança há algum tempo e são perceptíveis as mudanças geradas nos ‘Clubes’ dos estudantes, quando conversamos. Também temos tomado bastante cuidado com o professor que ministra PV, sobre qual é o seu projeto de vida, pois muitos têm dificuldade em lidar com os alunos e fazer essa reflexão é muito importante”, avaliou Iara.
Para a coordenadora pedagógica nacional do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, a primeira formação trouxe resultados muito positivos. “Finalizamos a primeira formação com a certeza de que o componente curricular de Projeto de Vida é essencial para os estudantes e para os professores. E assim vamos contribuindo para uma educação cada vez mais significativa e transformadora. Foi uma semana de reencontro, de ampliação das ações, de retomada de crenças e princípios comuns em torno das pessoas e da educação, e de ressignificação de conceitos e visões. Estamos felizes e animados com as ações nas Diretorias de Ensino”, concluiu Ilma.
Professores da rede estadual de ensino participam de atividade de acolhida e integração.
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Professores da rede estadual de ensino participando da atividade vestindo a camisa de Projeto de Vida.
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Diálogo e reflexão sobre o respeito à Diversidade Humana.
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Formadora Josy Eloi conduzindo a atividade leque da família.
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Professores criam esquetes representando as gerações na primeira formação de Projeto de Vida, em 2024.
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Grupo de professores da 1ª série do ensino médio no fim da primeira formação de Projeto de Vida 2024.
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Professores da rede estadual de ensino de São Paulo que participaram da formação de Projeto de Vida com a equipe do Instituto Aliança.
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Saiba mais
– A iniciativa Projeto de Vida na Escola visa formar professores para o desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes, com foco na elaboração dos projetos de vida, em escolas do Programa de Educação Integral (PEI) de ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental de escolas regulares, das Diretorias de Ensino das Regiões Centro, Centro-Sul e Centro-Oeste de São Paulo, capital. O projeto é financiado pelo Zurich Santander e pela Fundação Forge, desde 2021.
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