|
Lila Micheluz, líder de Sustentabilidade da Zurich Santander Insurance America (ZS), em países da América Latina. Ex-alunos do Instituto Aliança compartilham experiências sobre a trajetória de vida. A coordenadora local do Rotas e Travessias, Lucilli Parolini, e a jovem que participa do programa, Karina Santana da Silva. Uma rodada de apresentações e histórias de vida com as quais se aprende e ensina ao mesmo tempo.
|
O Instituto Aliança (IA) promoveu no dia 24 de abril, em São Paulo, mais um evento da série Encontros Inspiradores. Em parceria com a Z Zurich Foundation, a Zurich Santander e a Zurich Seguros – a ação oportunizou, através do relato de Lila Micheluz, líder de Sustentabilidade da Zurich Santander Insurance America, a reflexão dos jovens dos programas Habilidades para o Futuro, Escola Social do Varejo e Rotas e Travessias, sobre os desafios de encontrar caminhos profissionais e pessoais. Sentados em roda, jovens de 20 a 29 anos ouviram a palestrante e compartilharam suas histórias de vida e perspectivas futuras.
Integraram a roda de conversa dez jovens egressos dos programas do IA e duas alunas, atualmente cursando o programa Rotas e Travessias. Lucas Morais, 29 anos, que participou da Escola Social do Varejo (ESV), outro programa conduzido pelo IA, em 2014, compartilhou com a turma o seu depoimento: “A formação foi um divisor de águas na minha carreira. Nas aulas e na interação com o grupo eu aprendi sobre o poder da comunicação e dali em diante me desenvolvi usando esse recurso. Hoje, sou mentor, faço trabalho social e tenho o meu trabalho. Lembro que lá atrás tudo começou quando fui orador da turma da ESV e falei na frente de vários executivos. Sinto muita gratidão por ter tido essa oportunidade na minha vida e hoje procuro devolver à sociedade o que eu tive”.
Um diálogo potente entre profissionais experientes e jovens egressos do IA, atentos à fala de Lila Micheluz. |
|
O trio da área de Sustentabilidade da Zurich Santander: a consultora sênior, Laurie Ellen Vidoi Cazorla, a gerente de Sustentabilidade, Natalia Moreira, e a líder da área em diversos países da América Latina, Lila Micheluz. |
Parcerias – O evento contou com a presença das profissionais de Sustentabilidade, Lila Micheluz, líder em países latino-americanos da Zurich Santander, a gerente Natalia Moreira e a consultora sênior Laurie Ellen Vidoi Cazorla, ambas da Zurich Santander Brasil. “Para a Zurich Santander é fundamental integrar iniciativas que acreditam na educação como ferramenta de transformação e apoiar projetos que formam jovens em situação de vulnerabilidade social para a vida e para o mercado de trabalho. Ações assim só reafirmam o nosso compromisso de apoiar a comunidade, de estar engajados e fazer a diferença”, disse Natalia.
Para a coordenadora setorial pedagógica para a área de Educação e Empregabilidade, Roberta Albuquerque, o Encontro Inspirador Zurich Santander foi um dia excepcional e cheio de significado. “As trocas de experiências foram profundamente enriquecedoras. Histórias de superação e conquista se entrelaçaram, trazendo à tona a importância da resiliência e do esforço coletivo. Cada depoimento foi um verdadeiro combustível para a motivação, reforçando a crença no poder transformador da educação. Este encontro não apenas renovou nosso compromisso com a excelência, mas também reafirmou a importância da colaboração e do espírito comunitário na construção de um futuro melhor”, destacou Roberta.
Natalia: "É fundamental integrar iniciativas que acreditam na educação como ferramenta de transformação". |
|
Para a coordenadora setorial pedagógica Roberta Albuquerque, "histórias de superação e conquista se entrelaçaram, trazendo à tona a importância da resiliência e do esforço coletivo". |
Roberta, Karina e Laurie representam as diferentes esferas que compõem os projetos de educação profissional do Instituto Aliança: parte pedagógica, público atendido e financiador. |
Saiba mais – A Zurich Santander financiou o programa de empregabilidade juvenil do IA, Habilidades para o Futuro, desenvolvido por três anos. Atualmente, a Z Zurich Foundation é uma das patrocinadoras do recém-lançado Rotas e Travessias, com foco em preparar jovens em vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho nos estados da Bahia e São Paulo.
Um time imbatível de 11 embaixadores, com idades entre 20 e 29 anos, que reconhecem o valor e o impacto causado pela formação do IA em sua vida. |
A equipe do Instituto Aliança em São Paulo durante o Encontro Inspirador da Zurich Santander, no Instituto Singularidades. |
Entrevista com Lila Micheluz
Lila Micheluz é formada em Ciências Ambientais e atualmente lidera a transformação sustentável nas operações da Zurich Santander Insurance America na Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai. Confira suas ideias inspiradoras sobre a construção de ações para uma sociedade melhor.
O que mais marcou você no Encontro?
É difícil escolher apenas um aspecto. O mais surpreendente foi ouvir as diversas histórias de vida dos jovens, mas todos tinham os mesmos fios comuns: a importância de terem construído e reafirmado o seu valor pessoal, a sua coragem; o poder de ir atrás dos seus sonhos e saber que você pode escolher. O melhor é que, em todos os casos, demonstraram que internalizaram esses ensinamentos que adquiriram no Instituto de tal forma que sabem, sem dúvida, que os acompanharão por toda a vida. Que imensa alegria deixar esta marca nos jovens, dando-lhes a certeza de que podem acessar as oportunidades que desejam, de que podem pertencer onde quer que considerem e ir derramando toda esta bagagem de valores humanos tão necessários para o mundo futuro.
Qual a importância do trabalho do Instituto Aliança para a sociedade?
Pessoalmente, considero que não há trabalho mais importante do que aquele centrado nas pessoas. Nesse sentido, o trabalho que o Instituto Aliança faz com os jovens fala por si. O IA recebe seres humanos em potencial e, valorizando cada uma de suas singularidades, os acompanha de tal forma que acabam empoderados como foguetes rumo à lua. Num mundo com os desafios que surgem e que continuarão a surgir, os jovens precisam ter coragem e energia para poder enfrentar e evoluir na sua vida, vendo que todas as pessoas são igualmente valiosas e poderosas. Considerando que estes jovens irão então ingressar no mercado de trabalho, onde este tipo de formação não é abundante, torna-os catalisadores e agentes de mudança para contribuir para uma sociedade melhor.
Na América Latina, a Zurich Santander apoia outras iniciativas com esse mesmo foco da empregabilidade juvenil?
Na Zurich Santander, um dos nossos drivers dentro da nossa estratégia de sustentabilidade é a inclusão social e financeira, por isso procuramos trabalhar com alianças de longo prazo com diferentes parceiros nos países onde estamos presentes. Desta forma, temos o projeto de longo prazo com a Fundação Forge, que busca impactar 1,2 milhão de jovens da região até 2026, em conjunto com o Instituto Aliança, e graças ao apoio da Fundação Z Zurich. Como parte deste compromisso, temos desde 2022 a iniciativa do Programa Primeiro Emprego, com o objetivo de proporcionar uma primeira experiência formal de trabalho e aprendizagem no setor bancário, além de acompanhá-los em sua posterior colocação profissional. No fim de 2023, já contamos com 26 jovens contratados na companhia, egressos do programa Competências para o Futuro. Depois temos alguns capítulos locais, como na Argentina, onde trabalhamos com a Fundación Empujar, num programa de formação de jovens de longo prazo com foco semelhante ao do Instituto Aliança, e no Chile, com a Fundación Belén Educa, com foco em educação universitária e empregabilidade. Estamos convencidos de que o caminho do trabalho é em aliança, por isso nosso objetivo para os próximos anos é gerar fóruns de trabalho no mercado e entre diferentes empresas para poder impulsionar ações concretas que promovam o empoderamento e a empregabilidade dos jovens.
|
|
|