Formação de diretores e capacitação de professores transformam a educação em São João da Barra (RJ)

 
 
 

Karolyne Alves, Paola Braga, Luciana Oliveira, Raquel Veiga, Charles Guerra, Janaína Monteiro e Decyane Pontes. Janaína Monteiro, coordenadora-geral da SEMED, participa de capacitação para a segunda fase. Professores tiram dúvidas ao estudar planos de aula na capacitação. Professores participam de atividade na capacitação.


O Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF) realizou, no mês de março, dois eventos fundamentais para a educação no município de São João da Barra (RJ): a formação de diretores e a capacitação de professores para a segunda fase do componente curricular Projeto de Vida. Um total de 12 diretores e 18 professores foram capacitados. Os encontros contaram com a presença de Charles Guerra e Paola Braga, da Chevron – financiador da iniciativa –, além de Janaína Monteiro, coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São João da Barra. Durante a formação, os 12 diretores das escolas de Ensino Fundamental II do município participaram de uma jornada de oito horas para aprofundar os conhecimentos sobre o componente curricular Projeto de Vida. Os professores, por sua vez, participaram de três dias de capacitação para a segunda fase do itinerário formativo.

 
Claudia Oliveira, diretora do Centro Municipal de Educação Avançada de Mato Escuro.
 

Diretoras de três escolas debatem estratégia com Decyane Pontes, coordenadora de Projeto de Vida.

Diretoras das escolas em roda de conversa sobre Projeto de Vida.


Formação de diretores – Os gestores vivenciaram dinâmicas aplicadas com os alunos e professores, promovendo reflexões sobre a aprendizagem socioemocional. Janaína Abreu, uma das diretoras, destacou a importância do encontro: “As aulas precisam ser inovadoras, com novas metodologias, mas não ensinam isso para nós. Hoje, na formação, foi possível conhecer um pouco mais dessas metodologias”. Entre os conteúdos trabalhados na formação, destacam-se ações de acolhimento e vinculação entre equipes SEMED e TPPF; aprofundamento sobre a proposta metodológica do componente Projeto de Vida; apresentação dos resultados de 2023; reflexão e construção de estratégias de enfrentamento para os desafios na execução do trabalho; e debate sobre a importância da aprendizagem socioemocional para o desenvolvimento dos alunos.

Luciana Oliveira, coordenadora local do TPPF, destacou as conquistas já observadas na primeira fase do itinerário e a esperança de ampliação e consolidação do programa na rede municipal. “Professores adaptados à metodologia do programa, alunos vinculados e participativos e a identificação dos desafios têm sido algumas das observações possíveis graças às visitas de acompanhamento realizadas pela equipe TPPF”, ressaltou a coordenadora.

 
Liliana Cravo, diretora da E.M. Newton Alves, participa de dinâmica.
 

Diretora Liliana Cravo com as coordenadoras de Projeto de Vida, Karolyne Alves e Decyane Pontes.

 

Diretoras ganham estojo personalizado do componente curricular Projeto de Vida.

 

Equipes TPPF e SEMED em formação de diretores.

Formação com as diretoras das 12 escolas de ensino fundamental II do município.


Capacitação de professores – Já no período de 19 a 21 de março, foram realizados três dias de capacitação para a segunda fase do itinerário formativo. A formação ocorreu na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, teve duração de 24 horas e contou com a participação dos 18 professores responsáveis por ministrar Projeto de Vida nas escolas do Fundamental II.

Segundo Raquel Veiga, coordenadora pedagógica do programa, a realização dos encontros de formação tem sido muito importante para os professores e para que a equipe do Instituto Aliança avalie o andamento do programa. No segundo dia da capacitação, os professores receberam a visita de Charles Guerra, gerente de políticas e relações governamentais, e de Paola Braga, da área de Recursos Humanos, ambos da Chevron. Na ocasião, os profissionais da Chevron falaram sobre a satisfação ao acompanhar os resultados do programa, enquanto os professores partilharam os sentimentos e aprendizados adquiridos durante sua atuação. A coordenadora-geral da SEMED, Janaína Monteiro, também esteve presente e relatou que o acompanhamento da implementação do programa demonstra o sucesso e as conquistas da iniciativa.

Para Charles Guerra, foi gratificante ouvir os profissionais da SEMED que abraçaram o programa com muito carinho e profissionalismo: “Chamou minha atenção saber que ser professor de Projeto de Vida os tem transformado em diversos aspectos, sejam pessoais ou profissionais. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que São João da Barra tem tudo para se destacar como um dos municípios de excelência em educação”, destacou Guerra. O Projeto de Vida está presente em 77 turmas do 6º, 7º e 9º ano, Acelera 2 e 3, e as aulas são acompanhadas de perto pela equipe do TPPF, que realizou 80 visitas no primeiro quadrimestre letivo. Luciana Oliveira, coordenadora local, ressaltou as conquistas já observadas na primeira fase do itinerário e a esperança de ampliação e consolidação do programa na rede municipal.

 

Atividade em equipe com professores da SEMED.

 

Professores dão feedback sobre planos de aula para a coordenadora pedagógica, Raquel Veiga.

 

Professores participam de dinâmica na capacitação para a segunda fase.

 

Comemoração dos aniversariantes do trimestre na capacitação.


Saiba mais – O programa TPPF acontece no município de São João da Barra desde 2018, tendo atendido a 913 estudantes no contraturno escolar até o ano de 2022. A partir do ano de 2023, o programa tornou-se disciplina da grade curricular dos anos finais do ensino fundamental. A Chevron Brasil é o parceiro investidor do TPPF desde seu primeiro ano de realização no município.

Professores de Projeto de Vida em roda de conversa.

Charles Guerra e Paola Braga da Chevron participam da capacitação de professores.

Professores de Projeto de Vida participam de capacitação para a 2ª fase.

 
 
 
 

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