Instituto Aliança e parceiros entregam selo “Empresa Comprometida – Aprendizagem Com.Direitos” a doze instituições

 
 
 

Jorge Júnior, secretário do Trabalho da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e sua equipe, recebendo o selo da diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira. Adolescente N.B., Aprendiz Com.Direitos, em uma fala emocionante, no encerramento do evento. Akueline Cordeiro, coordenadora local, adolescentes e aprendizes do Com.Direitos no evento de entrega do Selo Empresa Comprometida Aprendizagem - Com.Direitos. Registro de celebração dos parceiros. Selo Empresa Comprometida - Aprendizagem Com.Direitos.


A cerimônia de entrega do Selo "Empresa Comprometida - Aprendizagem Com.Direitos" foi um momento histórico para o Programa Aprendizagem Com.Direitos. O evento foi realizado no dia 20 de setembro, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco, em Recife, e reuniu secretários municipais e estaduais, equipe do Instituto Aliança, adolescentes do Programa, representantes das instituições premiadas, parceiros e o cônsul dos EUA, John O’Brien. A premiação é uma iniciativa do Instituto Aliança (IA), em parceria com o Freedom Fund, por meio de uma doação do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Foram premiadas doze organizações, entre empresas privadas, entidades formadoras, entidades concedentes da prática, associações e secretarias.

A programação contou com momentos de apresentações das pessoas participantes, vídeos com a linha do tempo do programa de formação - desde a turma piloto até a atual -, depoimentos das adolescentes que já estão empregadas e falas institucionais, tudo com a força e o entusiasmo característico de iniciativas de sucesso que focam na inclusão, no compromisso social e na crença em um modelo de sociedade que pode dar certo.

Parceiros Conectados: Instituto Aliança, Freedom Fund, Consulado Americano, Superintendência Regional do Trabalho - PE e Ministério do Trabalho e Emprego


Ilma Oliveira, diretora técnica e coordenadora geral da área de Direitos Humanos do IA, ressaltou a importância dessa experiência na vida de adolescentes e jovens. “Precisamos cada vez mais incidir em ações que garantam oportunidades de trabalho digno para adolescentes baseadas na Lei de Aprendizagem, que promovam o desenvolvimento integral e o acesso a programas de profissionalização. Além disso, o trabalho protegido é imprescindível para enfrentarmos inúmeras violações de direitos, como no caso do trabalho infantil e da evasão escolar. No mais, é celebrar pelo dia de hoje, com a alegria de saber que as adolescentes do Programa poderão ter uma chance de redesenhar o futuro com mais justiça e dignidade”, pontuou a diretora.

Superintendente do Trabalho em Pernambuco, Suzi Rodrigues, lembrou de Paulo Freire na hora de externar o sentimento que teve durante a tarde de premiação: “A educação é fundamental para fazer qualquer transformação. A gente muda o indivíduo e o indivíduo muda a sociedade, como já dizia o nosso Freire. Adorei os depoimentos das adolescentes e me emocionei muito com as histórias de vida delas, que mostraram que quando a gente prepara e oferece uma oportunidade, as pessoas são objetos dessa mudança. Eu também venho de comunidade, cresci em situação de vulnerabilidade muito grande. Costumo dizer que fui do bairro do Ibura para a Superintendência. Parabenizo o Instituto Aliança por essa iniciativa, pela qualidade de formação que está dando às adolescentes”. Além de Suzi, também esteve presente Ana Alencastro, do Ministério do Trabalho e Emprego, diretamente de Brasília.


Adolescentes e Aprendizes do Com.Direitos - L.B., 16 anos, N.B., 17 anos, G.O., 17 anos, M.Y., 16 anos e L.T., 17 anos representando todas as turmas de adolescentes do Com.Direitos no evento do Selo.

 

Debora Aranha, da The Freedom Fund, parceira financiadora do Programa Com.Direitos, numa fala emocionante de reconhecimento e fortalecimento da iniciativa para o enfrentamento à ESCCA.

 

Debora Aranha, Dra. Suzi Rodrigues, Ana Alencastro e adolescente L.B. (16 anos), aprendiz Com.Direitos, abrindo o momento de entrega do Selo.


A premiação
– Receberam o Selo Empresas privadas, Entidades formadoras, Entidades concedentes da prática, Associações e Secretarias, a exemplo das Secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da prefeitura de Recife, representada pela secretária Ana Rita Suassuna, e do Trabalho, da prefeitura de Jaboatão dos Grararapes, na pessoa do secretário Jorge Júnior. Ao todo, estiveram presentes cinco secretários de Recife, Olinda, Jaboatão e do estado de Pernambuco.

Parceiros e outras personalidades presentes, como o cônsul dos EUA, John O’Brien, foram convidados a fazer a entrega dos prêmios, seguidos das falas de agradecimentos das instituições premiadas. Débora Aranha, gerente sênior de programas do Freedom Fund, que também fez a entrega de alguns selos, falou sobre o papel das empresas no fortalecimento da empregabilidade juvenil. “O Selo homenageia empresas e instituições que reconhecem o poder da aprendizagem e acreditam na juventude. Frequentemente, tudo o que o/a adolescente precisa é de uma oportunidade que irá mudar radicalmente o seu futuro. Por isso, esse Selo é tão inovador e este Programa já está se tornando uma referência para as políticas públicas”, declarou a gerente.

 

Adolescente G.O. e parceira financiadora Freedom Fund (Debora Aranha) entregando o Selo a Suelly Cysneiros, secretaria executiva de Assistência do estado de Pernambuco.

 

Empresa Datamétrica recebendo Selo das mãos de sua Aprendiz N.B. (17 anos).


Parcerias, formação e empregabilidade – No desenho do Programa, a formação inicial é assumida pelo IA, na perspectiva das Competências Socioemocionais e preparação para o mundo do trabalho. Na sequência do itinerário, vem o período das inserções socioacadêmica e socioprodutiva, via Lei de Aprendizagem, contando com uma plataforma de parceiros executores, que também marcaram presença no evento de premiação.

Para a diretora do Paço do Frevo, Luciana Félix, o reconhecimento do trabalho que realizam é encorajador. “O Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG e o Paço do Frevo foram tomados por uma felicidade indescritível, semelhante àquela que um bom frevo de rua nos proporciona durante os dias de Carnaval, ao receber o Selo de ‘Empresa Comprometida na Aprendizagem Com.Direitos’. Este reconhecimento público nos impele a seguir adiante no propósito de transformar vidas por meio da cultura. Frevar é salvar vidas também!”, comemorou Luciana.

A mesma alegria foi compartilhada por Jaqueline Oliveira, da Escola Dom Bosco Recife, uma das organizações que receberam o Selo do Instituto Aliança. “Participar deste evento foi gratificante para nós como entidade formadora do Programa Jovem Aprendiz. É de extrema importância ver que a educação e a oportunidade transformam. Somos gratos por termos dado, junto com o Instituto Aliança, o pontapé inicial no Projeto Aprendiz Com.Direitos e estamos sempre abertos para a inserção de novas jovens no mercado de trabalho”, reforçou Jaqueline.



Entidades Formadoras: Escola Dom Bosco e ESPRO recebendo o Selo pelas adolescentes do Com.Direitos.

 

Ana Alencastro (Ministério do Trabalho e Emprego) e adolescente aprendiz entregando o Selo a Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife.

 

Ana Paula, do Instituto de Desenvolvimento e Gestão/Museu Paço do Frevo, recebendo o Selo das mãos da aprendiz M.Y., 16 anos.


“Esse prêmio teve um grande significado e importância para mim, porque coordeno, em parceria com mais duas pessoas, o Programa Novas Oportunidades, com públicos egressos socioeducativos. Sabemos como é difícil abrir portas para esses adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade. O Instituto Aliança trabalhou mais que a aquisição de competências, trabalhou educação, valores, projeto de vida e autoestima”, celebrou a gerente de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do governo do estado de Pernambuco, Suelly Cysneiros.

Gerente de Atendimento Pessoal da empresa contratante Datamétrica, Amanda Barros, destacou a dedicação da empresa no processo de inclusão dos/as adolescentes: “É sempre importante esse tipo de reconhecimento. A Datamétrica se empenha muito nesse processo de inclusão não somente na aprendizagem, pois acredita que fazemos a diferença na vida de cada pessoa contratada. O Selo é incentivador para toda empresa querer fazer parte dessa história”.



 

Juliana Alves representando as Escolas Antônio Bezerra Baltar, Prof. Magalhães Bastos, Escola Profissional do Bongi e a Associação Pestalozzi do Recife, entidades reconhecidas com o Selo.

 

Ilma Oliveira, diretora da área de Direitos Humanos do Instituto Aliança, em uma fala de reconhecimento aos parceiros que receberam o Selo.


Voz e vez das adolescentes – As adolescentes, principais beneficiadas das ações do Programa, como não poderia deixar de ser, tiveram voz e vez durante toda a programação da premiação, a qual ajudaram a construir. Elas participaram ativamente de cada etapa vivenciada com todas as pessoas presentes. Uma delas, M.I. (16) trouxe o seu depoimento na perspectiva da mudança: “O projeto me deu a oportunidade de mudar minha vida, me fez mudar, mudou minha rotina, meus hábitos e me tornou uma pessoa melhor. Tudo que aprendi foi e ainda é essencial na minha vida para o meu amadurecimento e minha força de vontade para vencer! Sou grata o bastante para saber agradecer todos os dias por essa oportunidade incrível”.

N.B. (17) também compartilhou seus sentimentos: “Às vezes, tudo que precisamos é ir contra as coisas mornas, as coisas definidas como mais ou menos. Um filme mais ou menos, um livro mais ou menos. Tudo perda de tempo. Uma biografia que pudemos começar assim que passamos pela porta do Com.Direitos é uma biografia que não é morna, porque nós seres humanos, a cada dia, estamos nos reinventando e aprendendo. E graças ao que o Com.Direitos nos proporcionou, vemos isso de forma mais clara, que nos convida a viver e respirar as nossas construções e nossas identidades”.

Saiba mais – O Aprendiz Com.Direitos é um desdobramento de sucesso do Com.Direitos que foi iniciado em 2021 e cumpriu sua etapa piloto com alcance e superação dos objetivos, motivando a continuidade das ações até 2024. Realizado pelo Instituto Aliança, com financiamento do Freedom Fund por meio de uma doação do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o Programa tem como objetivo erradicar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Recife, demonstrando um modelo viável para outras regiões do Brasil.



Ministério do Trabalho e Emprego, Superintendência Regional do Trabalho - PE e Adolescentes todos/as juntos/as celebrando o Aprendiz Com.Direitos.

Aprendizes, Parceiros Institucionais, empresas, prefeituras da região metropolitana do Recife, governo do estado e Ministério do Trabalho e Emprego, juntos no fortalecimento da aprendizagem. Evento Selo Empresa Comprometida - Aprendizagem Com.Direitos.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903| Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br